SóProvas


ID
1811032
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente politraumatizado deve ser avaliado de forma rápida, precisa e eficiente, numa sequência lógica de prioridades para suporte de vida. Na avaliação primária, a primeira prioridade é:

Alternativas
Comentários
  • Quanto antes e com qualidade o socorro for dado à vítima maior é a chance de sobrevida, ou seja, o tratamento inicial determina o prognóstico final. Os cuidados ao chegar ao hospital seguem uma ordem: primeiro ocorre a avaliação primária que consiste na identificação e tratamento imediato de problemas que coloquem em risco a vida de uma pessoa, depois dessa avaliação vem a reanimação que é um conjunto de técnicas e de medidas de urgência realizadas para o tratamento de situações agudas que levam ao restabelecimento de funções vitais em risco. Em seguida temos a avaliação secundária que visa uma avaliação minuciosa da situação de saúde da vítima e, por fim, os cuidados definitivos para a recuperação do paciente, inclusive com a monitorização e a avaliação constantes são indispensáveis para facilitar o tratamento de problemas existentes. Na avaliação primária procura-se socorrer para evitar a morte da vítima, ou seja, tratamento prioritário daquelas lesões que põem em risco a vida do doente, deve identificar lesões como obstrução da via aérea, lesões torácicas com dificuldade respiratória, hemorragia severa interna ou externa e lesões abdominais. Avaliação primária é o processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo. - Estabilizar a coluna cervical manualmente, verificar responsividade e verificar permeabilidade das vias aéreas. - Verificar respiração e ministrar oxigênio. - Verificar circulação e hemorragias. - Realizar exame neurológico sucinto. - Expor a vítima (prevenir hipotermia). Resposta A Bibliografia Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014. Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007
  • Permeabilidade das VA, posteriormente, controle da hemostasia.

  • AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    X – Controle inicial de hemorragia eXterna grave

    A – Vias aéreas e controle da coluna cervical

    B – Respiração e Ventilação

    C - Circulação 

    D – Incapacidade de estado neurológico

    E – Exposição da vítima

    (PHTLS 9ª Ed.)

    A avaliação secundária no trauma consiste na avaliação cefalocaudal do indivíduo, com o objetivo de identificar lesões que não foram observadas durante a avaliação primária. Além disso, um histórico breve da vítima deve ser coletado e documentado.

    SAMPLE

    SINAIS E SINTOMAS

    ALERGIAS

    MEDICAMENTOS

    PASSADO MÉDICO

    LIQUIDOS/ALIMENTOS

    AMBIENTE