SóProvas


ID
181417
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Coube ao administrador público escolher uma entre 3 (três) opções administrativas legais. Escolheu a segunda opção, mas esta foi impugnada judicialmente sob alegação de que a terceira opção era a mais oportuna e conveniente. O juiz, examinando a lide, julgou a demanda procedente, adotando as razões do autor.

Ocorreu, no caso da sentença judicial,

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Poder Judiciário pode e deve analisar quando submetido a ele o ato discricionário. Mas essa tese defende que o Poder Judiciário pode analisar a legalidade do ato discricionário, mas não o mérito desse ato como foi exposto na questão.

    Grande abraço e bons estudos.

  • Alternativa "B".

    De acordo com a doutrina e jurisprudência de Direito Administrativo, em regra, o Poder Judiciário pode analisar apenas da legalidade do ato impugnado, não podendo se imiscuir na questão de mérito administrativo (enunciado). Lembrando também que, o Judiciário apenas pode anular atos administrativos, mas não pode jamais revoga-los por razões de conveniência e oportunidade. Todas as demais alternativas estão erradas pois, em alguma medida, afirmam que o poder Judiciário pode controlar o mérito do ato administrativo.

  • Juiz só poder analisar ilegalidade ou discricionariedade irrazoável

    Abraços