SóProvas


ID
1814266
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Não vos surpreenderá, por certo, o endereço e a literatura desta missiva. Cumpre-nos, entretanto, iniciar estas linhas de saudade e muito amor, com desagradável nova. É bem verdade que na boa cidade de São Paulo – a maior do universo no dizer de seus prolixos habitantes – não sois conhecidas por “icamiabas", voz espúria senão que pelo apelativo Amazonas; e de vós se afirma, cavalgardes belígeros ginetes e virdes da Hélade clássica." (ANDRADE, 1981. P.59)

 O trecho em destaque surpreende no romance porque o herói utiliza uma linguagem diferente da usada anteriormente. Sua intenção na escolha da variação linguística é

Alternativas
Comentários
  • Os professores Francisco Platão Savioli e José Luiz Fiorin, no livro "Manual do Candidato: Português" (FUNAG, 2001, p. 69), ao tratarem sobre arcaísmo e preciosísmo, citam como exemplo o mesmo trecho da questão e fazem os seguintes comentários (percebam que, conforme a resposta corrreta, os professores mencionam a intenção de ridicularização da linguagem prolixa na cidade grande por parte do autor de Macunaíma):

    "Muitos escritores empregam arcaísmos e preciosismos com fins jocosos, irônicos, para satirizar. É o que faz Mário de Andrade, neste texto (...). O texto surpreende no contexto do romance, porque o narrador rompe com a modalidade espontânea de linguagem que vinha utilizando até então e adota um registro marcadamente formal. Ao optar por um léxico e uma sintaxe já desusados, muito a gosto dos parnasianos e pré-modernistas (Rui Barbosa, Coelho Neto, Bilac), o narrador imita o estilo desses autores, para ridicularizar a literatura brasileira do período anterior ao modernismo e, por conseguinte, toda a cultura brasileira dessa época, já que esse estilo correspondia ao gosto da moda. Ao satirizar o caráter anacrônico e formal da linguagem da época, escarnece do caráter ultrapassado e solene de nossa cultura urbana em geral."


     

  • Gabarito: C