SóProvas


ID
1814353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos impactos provocados pela crise da dívida externa brasileira e pelas tentativas heterodoxas de estabilização econômica na segunda metade do século XX, julgue o item subsequente.

O déficit público calculado pelo conceito operacional sofreu elevação no início da década de 80, o que acabou constituindo um dos motivos da implementação do Plano Cruzado.

Alternativas
Comentários
  • O déficit público pode ser caracterizado

    como déficit primário (DP), quando as despesas com juros e correção monetária são excluídas do cálculo do déficit; como déficit operacional (DO), quando somente as despesas com correção monetária (CM) e cambial são excluídas do cálculo; como déficit nominal (DN) quando as despesas com juros (JD) e correção monetária são consideradas no cálculo do déficit.

  • Desde, pelo menos, a implantação do Plano de Metas por JK, o Brasil apresentava situação fiscal delicada, ou seja, gastava mais do que arrecada, incorrendo em déficit público. Na década de 1980, com a explosão dos juros após a II Crise do Petróleo em 1979, o Brasil passa a gastar muito com o pagamento dos juros da dívida. Na medida em que o déficit público pelo conceito operacional é medido pelo déficit público + juros reais (isto é, sem contar a correção monetária e a cambial), a alternativa está correta.