-
Orçamento Tradicional (Clássico)
Surgiu na Inglaterra, em 1822, juntamente com o Estado Liberal, preocupado em manter o equilíbrio financeiro e evitar, ao máximo, o aumento dos gastos públicos.
Finalidade: Possibilitar aos órgãos de representação um controle político sobre o Poder Executivo.
Características diversas:
- Foco na honestidade do gestor fiscal e não na eficiência, eficácia e efetividade do gasto público
- Sem questionamento sobre objetivos e metas.
- Aspectos econômico, social, administrativo, jurídico tinham papel secundário.
- Foco nos objetivos (meios) e não nos objetivos (fins) das funções governamentais.
- Neutralidade Estatal (Laissez-faire)
- Dissociado de Planejamento.
- Orçamento de mera peça contábil.
- Não há preocupação com a realização dos programas de trabalho do governo.
- Despreocupação com as necessidades da população, pois considera apenas as necessidades financeiras das unidades organizacionais.
- Baseia-se no orçamento do exercício anterior, ou seja, enfatiza atos passados.
gab: C
Fontes: Anderson Ferreira e anotações diversas
-
Ótima explicação Thiago!
Questão Correta: Orçamento Tradicional ou Clássico é uma peça meramente contábil - financeira -, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.
Bons estudos!
-
Orçamento clássico ou tradicional: uma das primeiras tentativas da história de se contabilizar gastos e despesas do governo. Talvez daí o nome clássico ou tradicional. Era aquele em que constavam apenas a fixação da despesa e a previsão da receita, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Era peça meramente contábil-financeira.
Orçamento de desempenho ou por realizações: com o desenvolvimento das sociedades, novas necessidades de controle orçamentário começaram a surgir. No orçamento por desempenho ou por realizações, o gestor começa a se preocupar com o resultado do gasto, e não apenas com o gasto em si.
Orçamento de base zero ou por estratégia: nessa abordagem, os órgãos governamentais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração de sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo. É uma espécie de técnica orçamentária bastante dispendiosa e demorada, pois a cada ano o orçamento precisa ser revisto do início, justificando-se e analisando-se cada despesa e receita.
Orçamento-programa: esse tipo de orçamento foi introduzido no Brasil pela Lei 4.320/64 e pelo Decreto-lei 200/67 e funciona como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, pela identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados. A Constituição da República de 1988 implantou definitivamente o orçamento-programa no Brasil, ao estabelecer a normatização da matéria orçamentária no PPA, na LDO e na LOA.
-
Certo
Principais características do Orçamento Tradicional (ou Clássico):
- Neutralidade estatal (laissez-faire = deixar de fazer/acontecer naturalmente);
- Dissociado de um planejamento (orçamento desvinculado do plano do governo);
- Voltado para aspectos contábeis/numéricos/quantitativos (mera peça contábil.
Fonte: Prof. Anderson Ferreira
-
"O Orçamento Tradicional
é um documentário de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase nos gasto...
Esse Orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas... Sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com a necessidade da população".
Augustinho Paludo
-
Orçamento Tradicional ou Clássico é um documento orçamentário elaborado com um fim básico de controle orçamentário, sem a preocupação em resolver problemas. Seu principal objetivo é o controle das atividades governamentais e suas principais preocupações são os aspectos políticos, contábeis e financeiros. Em sua elaboração não se cogita, primordialmente, em atender as necessidades da coletividade e da administração, tampouco se consideram os objetivos econômicos e sociais.
Apostila de Agente de Polícia Fedral- Alfacon
-
Tentando entender a colocação feita: "previsão de receita".
-
Conceito Orçamento Público: Previsão de Receitas e Autorização de Despesas para um determinado período.
Definição Orçamento Tradicional ou Clássico: Sem preocupação com cobrança de resultados nem com planejamento. Ênfase em(Compras/Gastos)
"O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, (Até aqui ele se refere ao conceito do orçamento público) sem a preocupação de planejamento das ações do governo." (E encerra enfatizando o conceito de Orçamento tradicional)
Gab: Certo!
-
Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo – sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população.
-
GABARITO: CERTO
.
.
ORÇAMENTO CLÁSSICO ou TRADICIONAL
.
.
Q603030 – CESPE 2016 - O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo. CERTO
.
Q199238 – CESPE 2011 - A vinculação ao planejamento constitui a principal característica do orçamento tradicional transferida ao orçamento-programa. ERRADO
.
Q65754 – CESPE 2010 - Uma das diferenças essenciais entre o orçamento tradicional e orçamento-programa diz respeito ao planejamento. Enquanto o orçamento tradicional é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização, no orçamento-programa, os processos de planejamento e programação são dissociados. ERRADO
.
Q47246 – CESPE 2009 - Uma das vantagens do orçamento-programa em relação ao orçamento tradicional é a possibilidade de se conjugar a formulação do orçamento ao planejamento governamental. CERTO
.
Q286958 – CESPE 2012 - A alocação dos recursos visa, no orçamento tradicional, à aquisição de meios e, no orçamento-programa, ao atendimento de metas e objetivos previamente definidos. CERTO
.
Q699475 – CESPE 2016 - A técnica orçamentária na qual a estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis de gestão é a do orçamento tradicional. CERTO
.
Q104049 – CESPE 2011 - Os processos de planejamento e de programação são dissociados no orçamento tradicional; já as técnicas utilizadas na elaboração do orçamento-programa primam pelo orçamento como elo entre o planejamento e as funções executivas da organização. CERTO
.
Q627578 – CESPE 2013 - No orçamento tradicional, utilizam-se indicadores e padrões de medição para a avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de governo. ERRADO
.
Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará sua aprovação!
.
Luiz Claudio
-
GABARITO: CERTO
.
.
ORÇAMENTO DESEMPENHO
.
.
Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
.
Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
.
Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
.
Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
.
Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
.
Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
.
Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
.
Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
.
Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!
.
Luiz Claudio
-
O Orçamento Tradicional é um documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto. É um processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto.
Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo – sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população.
-
CERTO
Orçamento tradicional
Orçamento Tradicional ou Clássico: é uma peça meramente contábil – financeira –, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.
Fonte: Prof. Sérgio Mendes
-
No tradicional, não há vinculação ao planejamento.
-
É isso ai! O orçamento tradicional era um mero instrumento contábil. A ênfase era nos aspectos contábeis e na previsão de receitas e fixação de despesas (lembre-se: não troque por “fixação de receitas” e “previsão de despesas”!). Não havia preocupação nenhuma com o planejamento de ações do governo.
Por sinal, essa é uma das principais características do orçamento tradicional: a falta de planejamento da ação governamental. A preocupação é atender as necessidades financeiras dos órgãos públicos (das unidades organizacionais).
Gabarito: Certo
-
CERTO
-
É isso ai! O orçamento tradicional era um mero instrumento contábil. A ênfase era nos aspectos contábeis e na previsão de receitas e fixação de despesas (lembre-se: não troque por “fixação de receitas” e “previsão de despesas”!). Não havia preocupação nenhuma com o planejamento de ações do governo.
Por sinal, essa é uma das principais características do orçamento tradicional: a falta de planejamento da ação governamental. A preocupação é atender as necessidades financeiras dos órgãos públicos (das unidades organizacionais).
Gabarito: Certo
Fonte: Sérgio Machado | Direção Concursos
-
Gab: CERTO
O Orçamento Tradicional visava apenas à previsão da receita e à fixação da despesa. Tendo como características...
- -- Não possuir planejamento;
- -- Não haver medidas de desempenho para avaliar as ações do governo;
- -- A ênfase era NO GASTO;
- -- Mera peça contábil;
- -- Orçamento clássico;
- -- Postura de neutralidade.
OBS: Vendo meu resumo de AFO. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com
Erros, mandem mensagem :)
-