SóProvas


ID
1815295
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

A classe média vai ao inferno 

    Era uma vez o sonho de morar na grande cidade. O paraíso das oportunidades, do emprego bem remunerado, do hospital equipado e do acesso mais amplo aos serviços públicos. O centro do lazer cultural e do bem-estar. A promessa da mobilidade social e funcional.
    A metrópole virou megalópole e, hoje, São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram ambientes hostis ao cidadão de qualquer classe social que precise se deslocar da casa para o trabalho. As “viagens” diárias dificultam conciliar família e profissão.
    Hoje, mais da metade da população (54%) tem algum carro. O Brasil privilegiou a indústria automobilística, facilitou a compra de veículos, e a classe média aumentou em tamanho e poder de consumo. Todos acreditaram que chegariam ao paraíso. Ficaram presos no congestionamento.
    Quem mais fica engarrafada nas ruas é a classe média, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A pesquisa, com base em dados de 2012, revela que os muito pobres e os muito ricos gastam menos tempo no deslocamento casa-trabalho do que a classe média. Os ricos, porque podem morar perto do trabalho – sem contar os milionários, que andam de helicóptero. Os muito pobres, sem dinheiro para a passagem, tendem a se restringir a trabalhar bem perto de onde moram ou acordam às 4 horas da manhã para evitar congestionamento. Como não se investiu em trem e metrô – muito menos em sistemas inteligentes de transporte –, estouramos os limites da civilidade. E que se lixem os impactos ambientais, a poluição e a rinite.
(Época, 28.10.2013. Adaptado)

Para responder à questão, considere a seguinte passagem do texto:

... São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram ambientes hostis ao cidadão de qualquer classe social que precise se deslocar da casa para o trabalho.

O plural do termo cidadão segue a mesma regra que o plural do substantivo destacado em:

Alternativas
Comentários
  • Algumas oxítonas e todas as proparoxítonas levam apenas um "s" na forma singular:

    Ex: cidadão- cidadãos / sótão- sotãos

    Nesse grupo incluem-se monossílabos tônicos:

    Ex: mão- mãos / chão- chãos / grão- grãos

  • ALTERNATIVA(E)

     

    Os substantivos "ão" formam o plural de três maneiras:

     

    a) A maioria muda a terminação "ão" em "ões"  Ex: Balão(balões), confissão(confissões), leão(leões), FURACÃO (FURACÕES), LIMÃO(LIMÕES) etc.

     

    b) Um reduzido número muda a terminação "ão" em "ães". Ex:  cão(cães), CAPITÃO(CAPITÃES),PÃO (PÃES) escrivão(escrivães), tabrlião(tabeliães) etc.

     

    c) Um número pequeno de oxítonos e todos os paroxítonos acrescentam simplesmente um "-s" á forma singular :

    CIDADÃO (CIDADÃOS),  cristão(cristãos) ,  órfão(órfãos), pagão(pagãos) etc.

    Observação: Neste grupo se incluem os monossílabos tônicos : chão, grão , mão ,vão. No plural ficam: chãos , grãos. mãos e vãos.

     

     

  • Eu sempre tenho dúvida de qual o correto: cidadãos ou cidadões. Ai lembro dos discursos da Dilma, onde é bem enfática na palavra: CIDADÃOSSS BRASILEIROS.... kkkkkk
  • Gramática: Os nomes terminados em -ão formam o plural de três maneiras diferentes: em "ões", "ãos" ou "ães". A melhor forma de aprendizagem deste tema é através de leitura e questões para fixação.

    Cidadão - Cidadãos

    a) Pão - pães

    b) Limão - limões

    c) Furacão - furacões

    d) Capitão - capitães

    e) Mão - mãos (alternativa correta)

  • É CIDADÃOS              ÃOSSSSSSSSSS  !! vê se não esquece mais !

  • https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/cidadaos-ou-cidadoes-qual-e-o-plural-de-cidadao

  • Gramática: Os nomes terminados em -ão formam o plural de três maneiras diferentes: em "ões", "ãos" ou "ães". A melhor forma de aprendizagem deste tema é através de leitura e questões para fixação.

    Cidadão - Cidadãos

    a) Pão - pães

    b) Limão - limões

    c) Furacão - furacões

    d) Capitão - capitães

    e) Mão - mãos (alternativa correta)