SóProvas


ID
1815313
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

A classe média vai ao inferno 

    Era uma vez o sonho de morar na grande cidade. O paraíso das oportunidades, do emprego bem remunerado, do hospital equipado e do acesso mais amplo aos serviços públicos. O centro do lazer cultural e do bem-estar. A promessa da mobilidade social e funcional.
    A metrópole virou megalópole e, hoje, São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram ambientes hostis ao cidadão de qualquer classe social que precise se deslocar da casa para o trabalho. As “viagens” diárias dificultam conciliar família e profissão.
    Hoje, mais da metade da população (54%) tem algum carro. O Brasil privilegiou a indústria automobilística, facilitou a compra de veículos, e a classe média aumentou em tamanho e poder de consumo. Todos acreditaram que chegariam ao paraíso. Ficaram presos no congestionamento.
    Quem mais fica engarrafada nas ruas é a classe média, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A pesquisa, com base em dados de 2012, revela que os muito pobres e os muito ricos gastam menos tempo no deslocamento casa-trabalho do que a classe média. Os ricos, porque podem morar perto do trabalho – sem contar os milionários, que andam de helicóptero. Os muito pobres, sem dinheiro para a passagem, tendem a se restringir a trabalhar bem perto de onde moram ou acordam às 4 horas da manhã para evitar congestionamento. Como não se investiu em trem e metrô – muito menos em sistemas inteligentes de transporte –, estouramos os limites da civilidade. E que se lixem os impactos ambientais, a poluição e a rinite.
(Época, 28.10.2013. Adaptado)

No trecho – ... sem contar os milionários, que andam de helicóptero. – a preposição “de” forma uma expressão indicativa de

Alternativas
Comentários
  • Causa – Ainda há pessoas que não trabalham por falta de qualificação. 

    Instrumento- Eu me feri com o objeto cortante. 

    Assunto – Durante a reunião discutimos sobre assuntos polêmicos. 

    Companhia – Fomos com os amigos ao cinema. 

    Lugar - Pretendo passar uma temporada em Maceió. 

    Origem – Os processos são de clientes antigos. 

    Tempo – Temos o prazo de um mês para a entrega de relatórios. 

    Modo – A garota espera com ansiedade ser convocada pela empresa. 

    Meio - São inúmeras as propagandas veiculadas pela mídia. 

    Finalidade – Eu busco conhecimentos para minha formação profissional. 

    Oposição – Os funcionários foram contra a decisão do sindicato.

  • A diferença entre meio e instrumento é muito sutil.

    Pelas minhas pesquisas, percebi que há um padrão nos exemplos dados sobre o valor semântico "instrumento". Todos os exemplos sugerem o uso de um objeto ou algo contreto para a realização de um fim. No caso do advérbio de meio, houve alguns exemplos tênues. No entanto, percebi duas asserções sobre meio: quando não se trata de meio de tranporte, trata-se de umprocesso cujo recurso utilizado permite que se vá de um ponto a outro, num espaço-tempo real ou figurado.

    Fernando Pestanta, (2013)

  • A

  • GAB= A

    ELES ANDAM POR MEIO DO HELICÓPTERO.

    AVANTE