SóProvas


ID
1815523
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder à questão.

O texto abaixo transcrito constitui a unidade 57 da obra 234: ministórias, do escritor curitibano Dalton Trevisan, publicada em 1997.

– Os dois irmãos eram os piores inimigos. Bem me lembro no enterro da velhinha. Eles seguravam a alça do caixão – e não se olhavam. Pálidos, mas de fúria. Nem a cruz das almas comoveu os dois. Se odiavam tanto que a finadinha bulia sem parar entre as flores.

A análise da materialidade da composição

Alternativas
Comentários
  •  ʕ•́ᴥ•̀ʔ   MACETE CESPE:

     

     Toda vez que o verbo expressar uma ideia de HABITUALIDADE, CONTINUIDADE, DURAÇÃO, ROTINEIRA será Pretérito Imperfeito do Indicativo. 

     

      Toda vez que a expressão "Naquela época, todos os dias eu (...) '' se encaixar antes do verbo questionado será Pretérito Imperfeito do Indicativo.

     

    -= Ou seja, quando se quiser conjugar um verbo nesse tempo, basta pensar nisso: Naquela época, todos os dias eu ... cantava. Vamos ver se funciona na questão?

     

                                                "Naquela época, todos os dias eu : Apontava,  deixava,  passava....

     

    Parece que deu né?

     

    Ta, mas todo munda falando que Pretérito Imperfeito  é usado para falar de fatos passados não concluídos. Eai, você entendeu alguma coisa com isso? Pq eu n entendi NADA

     

    Então vamos lá, de forma mais simples e fácil para quem quiser entender o q é o Pretérito Imperfeito.

     

    Quando uma pessoa, o falante, conta uma história, um fato, um acontecimento para alguém, que já passou. Mas essa pessoa que escuta não tem certeza se o fato que ele contou foi concluído ou não. Vamos ver como isso ocorre?

     

                                             Eu COMIA um bolo quando ela chegou. ( Hum...Será que ele terminou de comer o bolo?)

     

    - Ele conta um fato passado, mas quem escuta não tem como ter certeza se ele terminou de COMER o bolo. Se o fato foi concluído. Será que foi?

    - O fato de COMER foi interrompido e não sabemos se ele terminou de comer ou não.

    - Nosssaaa ! ! !  Que curiosidade, será que ele terminou de comer ou não?????? ¯\_()_/¯      

     

                                 Eu  ESCREVIA a carta para mandar para meu Namorado. ( Será que ela terminou de escrever a carta ?)

     

    - Ela conta um fato passado, mas quem escuta não tem como ter certeza se ela terminou de ESCREVER a carta, se o fato foi concluído. Será que foi?

    - O fato de ESCREVER foi interrompido e não sabemos se ela terminou de escrever ou não. Eai, será que ela terminou? ¯\_()_/¯      

     

    Por  isso que todo mundo fala que o Pretérito Imperfeito  é usado para falar de fatos passados não concluídos. Você entendeu agora? Não? Então vamos para outra forma de ver esse verbo:

     

    Quando alguém conta uma história, uma fato que aconteceu, e você consegue imaginar como se estivesse acontecendo  de uma maneira contínua. Vamos ver como fica?

     

    : Eu cantava em voz baixa, e fazia gestos, regendo uma sinfonia invisível. ( Perceba que se você mudar o verbo para CANTEI , é como se a história não tivesse mais continuidade e terminasse rápido de mais, sem passar antes a emoção da fofoca ) ل͜

     

    Por  isso que todo mundo fala que o Pretérito Imperfeito  é usado para falar de fatos contínuos, não terminados no tempo.

     

    Brincadeiras a parte, foi a única forma q tive que vizualizar esse assunto para realmente entender  :D

     

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Gabarito letra d. O pretérito imperfeito do indicativo aparece para caracterizar os personagens.