SóProvas


ID
1816489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um funcionário de uma empresa procurou o departamento de pessoal para informar que se encontra altamente insatisfeito. Ele alegou, principalmente, não serem atendidos pela organização os fatores higiênicos, segundo a teoria de Hertzberg.
Nesse sentido, o fator que o funcionário indica refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


    A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg teve como objetivo identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).


    Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. 



    Já os fatores motivacionais referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho.  


    Sorte e sucesso!

    fonte: sobreadministracao.com
  • Questão engraçada...
    A ausência de fatores higiênicos cria "insatisfação" ou apenas a tal da "não satisfação", que, em tese, é diferente da primeira? 

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

  • Falou em Fatores HIgiênicos, falou em SALÁRIO

  •  Fatores Higiênicos (extrínsecos/ insatisfacientes)

    Estes fatores estão localizados no ambiente de trabalho e são controlados pela organização. Abragem as condições que as pessoas trabalham. Se não atendidas, podem causar insatisfação, ou seja, são fatores esperados na relação de trabalho. Ex: renumeração, beneficio sociais, tipo de chefia, condições físicas e abiente do trabalho, regulamento interno entre outros. De maneira geral, os desempenhos e ações tomadas pelo indivíduo são melhorads por estímulos externos; porém, esses mesmos estímulos não o motiva.

    Fatores Motivacionais (intrínsecos/ satisfacientes)

    Estão dentro do indivíduo, envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorrealização.

    Fonte: Noções de Recursos Humanos -  Lilian Lima Quintão  ( Ponto dos Concursos )   
         
         

                    

     

     

  • A MOTIVAÇÃO depende de 2 fatores:

     

    *Fatores Higiênicos (Extrínsecos ou Insatisfacientes):

    - Condições Físicas e AMBIENTAIS do trabalho (salário, benefícios sociais, as políticas da empresa, oportunidades etc).

     

    *Fatores Motivadores (Intrínsecos ou Satisfaciente):

    - Referem-se ao CONTEÚDO do cargo (tarefas, deveres etc)

     

    Obs: Os Fatores Higiênicos NÃO motivam o individuo para o trabalho, apenas NÃO deixa ele INSATISFEITO.

     

    *O que motiva é fazer o que GOSTA.

    *Um bom salário NÃO motiva, mas se NÃO tiver FRUSTRA.

  • A teoria ok pessoal, mas a banca não se equivocou com o nome do autor? Um não tem nada a ver com o outro.

    Robert HerTZberg : bacharel em Artes

     Frederick Herzberg: Teoria dos dois fatores

  • Lendo esse enunciado da questão, fiz uma comparação com a realidade. Vai no setor de Gestão de pessoas da organização em que você trabalha dizendo que está insatisfeito! A solução do seu problema por parte da empresa será a RUUUA!!! kkkk 

  • O salário é uma obrigação(contraprestação) da empresa ao trabalhador.Logo,é um fator higiênico.

  • SALÁRIO NÃO MOTIVA NINGUÉM ! 

  • GABARITO: D

     

    → Teoria dos dois fatores de Herzberg:

     

    Fatores motivadores – TRABALHO - (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. Intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.

     

    Fatores higiênicos – AMBIENTE - (que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades). Extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.

     

    Fonte:

    estava em meus cadernos, mas não sei de onde peguei. 

     

    Bons estudos! E lembrem-se:

    Concurso é igual fila do SUS, demora a chegar sua vez, mas chega!!!

  • Sendo bem breve, a teoria de Herzberg (acho que a questão errou o nome no enunciado) divide os fatores motivacionais em um ser humano em duas categorias: os extrínsecos (higiênicos) e os intrínsecos (motivacionais). A grosso modo, os higiênicos são aqueles que a empresa pode oferecer objetivamente e os motivacionais pode mudar da percepção de cada empregado. Vamos indo opção por opção:

    (A) realização pessoal – Motivacional. Depende de cada indivíduo.
    (B) responsabilidade condizente com a tarefa – Também vai de cada indivíduo a percepção de responsabilidade x tarefa.
    (C) oportunidade de crescimento – Percepção de cada pessoa. Onde um acha que pode haver problemas, outros podem ver oportunidades.
    (D) remuneração adequada ao mercado – Higiênico, não há como ser subjetivo, se pega a média dos salários dos cargos e se compara. Objetivamente.
    (E) reconhecimento dos pares – Completamente intrínseco. Reconhecimento passa pela percepção de ser reconhecido.

    RESPOSTA LETRA D

    http://admcomentada.com.br/rh/3229/

  • GAB.: D

    F. Higiênicos => SE TENHO -----> NAO sou Insatisfeito, desmotivado; SE NAO TENHO ----> SOU insatisfeito/desmotivado.

    F.Motivadores => SE TENHO--> SOU satisfeito/motivado; SE NAO TENHO--> NAO SOU satisfeito/motivado