SóProvas


ID
1816570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que na indústria de alimentos e bebidas, as empresas WW, XZ e YX dominam o desenvolvimento tecnológico, a fabricação e a comercialização de flavorizantes e enzimas para fabricação de alimentos especiais. Isso permite às empresas imporem preços e condições aos inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas ao redor do mundo que dependem desses insumos.
Nesse caso, a competitividade na indústria é afetada principalmente devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E — Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas chave podem apertar a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços. As condições que tornam esses fornecedores poderosos são similares às que tornam os compradores fortes.

    O poder de barganha dos fornecedores é alto quando:

    A concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta;

    A disponibilidade de produtos substitutos é baixa;

    A importância do comprador para o fornecedor é baixa;

    A diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores é alta;

    Os custos de troca do comprador são altos;

    A ameaça dos fornecedores comprarem empresas compradoras é alta.

    Veja o nosso tutorial sobre as 5 Forças de Porter para maiores detalhes.

    Autora: Yumi Mori Tuleski

    Última atualização em 27/07/2009

    Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico

    Este conteúdo pode ser utilizado livremente desde que citados a autora e o site do CEDET.

  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

  • A questão tratou do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    ________________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ______ (5) CONCORRENTES NO MERCADO______((3) COMPRADORES

    ________________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    _

    1) AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES. Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor); b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade); c) Capital (Recursos iniciais); d) Custos de mudança; e) Acesso a canais de distribuição. f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores); g) Políticas governamentais: regulações; h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES. São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES. Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4) AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS. Produtos diferente que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5) INTENSIDADE DA RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A)  INCORRETA. “capacidade de barganha dos compradores”.

    A situação descrita não apresenta uma barganha com clientela e sim dos fornecedores com as empresas compradoras.

    B)  INCORRETA. “ameaça de novos entrantes”.

    As três empresas descritas (fornecedores) não estão enfrentando problemas com novos entrantes.

    C)  INCORRETA. “existência de produtos substitutos”.

    As três empresas descritas (fornecedores) não estão enfrentando com produtos substitutos. Os fabricantes dependem desses insumos produzidos por elas.

    D)  INCORRETA. “presença de economias de escala”.

    A situação descrita não apresenta uma caracterização da presença de economia de escala, que seria uma produção em maior quantidade de itens para que haja redução do preço unitário final.

    E)  CORRETA. “poder de negociação dos fornecedores”.

    A situação do enunciado mostra 3 fortes empresas que fornecem produtos base para indústrias de bebidas e alimentos. Como dominam o mercado, os fornecedores podem barganhar com as indústrias compradoras.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA E.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Uma das 05 forças de Porter é o “poder de barganha dos fornecedores” (poder de negociação dos fornecedores). 

    O poder de barganha dos fornecedores se refere ao “poder de negociação” dos fornecedores. 

    Essa força representa o impacto que os fornecedores exercem sobre o mercado. 

    Um  dos  casos  em  que  os  fornecedores  tornam-se  “poderosos”  é  exatamente  quando  poucos fornecedores dominam o setor (como no caso narrado pelo enunciado).