SóProvas


ID
1816579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a proposta de criação de uma aliança estratégica entre o grupo francês de serviços para a indústria petrolífera Technip e a norteamericana FMC Technologies. A nova empresa (Forsys Subsea) será controlada igualitariamente entre as duas empresas e tem como propósito fornecer serviços voltados para a otimização da integração entre os sistemas submarinos de produção e processamento.
Visto que a aliança implica o fornecimento de serviços de consultoria que não são oferecidos atualmente nem pelas requerentes, nem por seus concorrentes no mercado, a operação proposta não levanta maiores preocupações, em termos concorrenciais, nos mercados ora envolvidos, disse o Cade.

Disponível em:
e em: <http://esportes.terra.com.br/cade-aprova-technip-
-e-fmc-technologies> em: <http://www.petronoticias.com.br/archives/66346>. Acesso em: 16 abr. 2015. Adaptado.

O caso descrito envolve uma aliança estratégica do tipo

Alternativas
Comentários
  • O conceito foi evidenciado no enunciado da questão pelo texto e suas características indicam a resposta correta."Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro."

    Fonte: Significados
  • Um empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,[1] que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) - hoje em desuso no Brasil - que em tradução literal "parte em projeto conjuntamente e em partes dependentes uma das outras e no todo", em português do Brasil - legal e jurídico, na legislação brasileira civil denomina como "parceria em um único projeto" ("cabeça + membros em um polvo", por exemplo), ou simplesmente pelo Código Civil Brasileiro e jurisprudência de 1808-2015 - "Parceria" pois sempre é referido a um só negócio nas partes de um todo, porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término ou falência desse negócio é eminente e fatal sem a transferência necessária.

  • Complementando o comentario do jose, para quem , como eu, teve duvidas nas outras definicoes :

    No Direito, Fusão é a operação societária, de ordem financeira e jurídica, por meio da qual duas ou mais sociedades comerciais juntam seus patrimônios a fim de formarem uma nova sociedade, consequentemente deixando de existir individualmente. Difere da incorporação, em que a operação que resulta da absorção de um ou mais patrimônios de uma sociedade, por outra sociedade (ou outra figura qualquer empresarial).[1]

    Aquisição : O ato de adquirir quotas ou ações em sociedades, mantendo as suas atividades e principais características, pelo menos em um primeiro momento, é denominado como uma operação de aquisição.

    Integração vertical a montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire)subsidiárias que produzem componentes (inputs) dos seus produtos. Por exemplo, uma companhia de automóveis pode deter também uma fábrica de pneus, uma companhia de vidroou de metal. O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estável dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final.

    Integração vertical a jusante (para a frente ou para poente) - A companhia monta (ou adquire)subsidiárias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Por exemplo: A empresa francesa BRVP, produtora de software, comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest), uma empresa que se dedica à revenda no retalho de marcas independentes de software. Outro exemplo: uma empresa produtora de filmesque compra uma empresa que opera cadeias de cinemas.

    Integração vertical nos dois sentidos

     

     

     

     

  •  empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,[1] que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

     

    união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro."

  • Joint Venture: Aliança estratégica na qual as duas ou mais empresas criam uma nova pessoa jurídica, em mesma participação acionária, independente, para desenvolver uma vantagem competitiva que seja substancialmente diferente de qualquer vantagem que possuam isoladamente.

     

    HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2008

  • É importante destacar a diferença entre uma joint venture e uma Fusão

    A fusão acontece quando duas ou mais empresas decidem formar uma única nova empresa.

    Enquanto a joint venture é somente uma parceria legal entre as empresas por tempo limitado