SóProvas


ID
1817023
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nao entendo a B também é correta, o consumo de 2g/dia reduz em 9 a20% o LDL

  • Os ácidos graxos Ômega-3 são compreendidos por: ácido docosaexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), de origem marinha e alfalinolênico (ALA) de origem vegetal. Esses exercem inúmeros efeitos sobre diferentes aspectos fisiológicos e do metabolismo que podem influenciar a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tais como melhora da função autonômica, antiarrítmico, diminuição da agregação plaquetária e da pressão arterial, melhora da função endotelial, estabilização da placa de ateroma e de triglicérides. O efeito sobre trigliceridemia se deve à ação desse ácido graxo na redução da síntese de APO-B e aumento do seu catabolismo, simultaneamente pode acelerar o catabolismo dos quilomícrons por estimular a atividade da enzima lipoproteína lípase. As principais fontes de ALA são os óleos vegetais, especialmente de soja e canola; já EPA e DHA são mais encontrados em peixes de águas muito frias e profundas.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2013000900001

     

    Fitosteróis

    Os fitosteróis são encontrados apenas nos vegetais e desempenham funções estruturais análogas ao colesterol em tecidos animais. O b-sitosterol, extraído dos óleos vegetais é o principal fitosterol encontrado nos alimentos. Reduzem a colesterolemia por competirem com a absorção do colesterol da luz intestinal. Uma dieta balanceada com quantidades adequadas de vegetais fornece aproximadamente 200 a 400mg de fitosteróis e os níveis plasmáticos variam de 0,3 a 1,7 mg/dL. No entanto, é necessária a ingestão de 2 g/dia de fitosteróis para a redução média de 10-15% do LDL-C. Os fitosteróis não influenciam os níveis plasmáticos de HDL-C e de triglicérides. A ingestão de 3 a 4 g/dia de fitosteróis pode ser utilizada como adjuvante ao tratamento hipolipemiante (grau de recomendação IIa, nível de evidência B).

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000700002

     

  • de acordo com o projeto diretrizes a recomendação de 2g/dia de fitosterol reduz de 10-15% LDL

  • afinal quem chega a uma hipertrigliceridemia >1000 (?) não é o EPA e DHA que vai diminuir o TG e o risco cardiovascular...

  • A Os mecanismos pelos quais β-glucanos, pectina e goma guar auxiliam na redução dos níveis plasmáticos de LDL-colesterol envolvem a redução da síntese de colesterol hepático, a redução da excreção de colesterol e desvio para síntese de ácidos biliares.

    B O consumo de 2 g/dia de fitosteróis pode reduzir o LDL-c em até 15% quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. 10%

    C Os probióticos são produtos ou preparações que contêm microrganismos viáveis, capazes de alterar a microbiota intestinal do hospedeiro, exercendo efeitos benéficos à saúde e é indicado sem restrição, inclusive para pacientes imunossuprimidos. -> Os estudos mostram ausência de efeito ou redução muito modesta de LDL.

    D A suplementação com ácido eicosapentanoico (EPA) e ácido decosa-hexanoico (DHA) mostra-se útil na redução da hipertrigliceridemia grave (>1000 mg/dL). -> A suplementação com EPA e DHA mostra se útil na redução da hipertrigliceridemia grave (>500 mg/dL) com risco de pancreatite refratária (2 a 4g). Além de o consumo de 2 ou mais porções de peixes na semana mostra se útil na redução do risco cardiovascular(prevenção primária e secundária)

    Suplementos de EPA e DHA podem ser considerações na prevenção cardiovascular.

    Suplementos de EPA e DHA (1 a 5g) para hipertrigliceridemia leve e moderada.

    e 1g para insuficiência cardíaca.

    E Os compostos fenólicos encontrados na cereja, amora, uva, morango e jabuticaba têm ação lipogênica, controla a aterogenicidade e, portanto, seu consumo habitual está associado à redução do risco de doença arterial coronariana. -> Na diretriz de dislipidemias não traz nada a respeito dos compostos fenólicos

    Questão mal elaborada!