SóProvas


ID
1817029
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No diabetes Mellitus, há dificuldade na entrada de glicose nas células, o que resulta em hiperglicemia sanguínea. Há dois tipos de diabetes Mellitus. No tipo 1, ocorre destruição das células responsáveis pela produção de insulina, enquanto no tipo 2 as células do corpo deixam de responder à ação desse hormônio, ainda que a sua produção seja normal.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sintomas do Diabetes. Veja abaixo quais são:

    -> Aumento do apetite, Visão turva, Sede intensa e constante, Urinar muitas vezes e em grande quantidade, Cicatrização difícil e infecções na pele, Cansaço, desânimo, Impotência sexual

    A insulina em excesso estimula o sistema nervoso simpático, levando ao aumento da pressão arterial.

  • Quando falamos sobre diabetes, lembramos de pâncreas/ glândula mista responsável pela síntese de suco pancreático, como também lembramos da produção dos hormônios insulina e glucagon,a insulina é um hormônio proteico que contém 51 aminoácidos. Nesse sentido, não é válido relacionar a glândula suprarrenal com a diabetes tipo 1 que é uma doença autoimune ou seja- o sistema imunológico do indivíduo em questão não é capaz de reconhecer a si mesmo e acaba lutando contra sua própria fisiologia causando diversos danos, no caso da diabetes o que ocorre é a destruição das células Beta- pancreáticas que são responsáveis pela produção dessa insulina, já mencionada, o que gera uma alta concentração de glicose no sangue causando problemas como hipertensão arterial, sede constante, cicatrização defasada entre outros que variam em cada pessoa acometida, já que não há insulina para controlá-la. Os indivíduos com diabete tipo 2 tem outro tipo de problema, esses são capazes de produzir naturalmente insulina mas suas células não são mais sensíveis a esse hormônio, sendo então resistentes. Com isso, a pessoa necessita de uma maior dosagem de insulina para realizar o mesmo procedimento fisiológico,o sobrepeso é um dos fatores que levam a essa doença. Já sobre a alternativa que afirma que quanto mais glicose no sangue maior será o metabolismo celular, ela está errada pois nos faz crer que quanto mais melhor para o bom funcionamento do organismo quando é exatamente o contrário ou o meio termo,isto é: EQUILÍBRIO É ESSENCIAL, realmente a glicose é essencial mas o exagero da mesma, como o desequilíbrio de qualquer componente funcional dentro do organismo, é capaz de provocar danos problemáticos e sérios problemas à saúde que podem extinguir a qualidade de vida de um ser humano. Tendo isso em mente, também vê-se que a adrenalina, hormônio produzido pelas adrenais ou suprarrenais, não tem relação direta com a insuina,mas tem influência no uso da glicose, já que a taquicardia, o aumento da frequência respiratória vão gerar o uso em maior quantidade de glicose e portanto desencadeará os mecanismos do ciclo glicêmico com a participação desses hormônios. O que nos leva a deixar a alternativa de lado e marcar a alternativa correta que seria a alternativa C - de Cuidadosamente analisada e estudada. Beijos amorestudandos. Ah, e aquela alternativa que fala que indivíduos com diab. tipo 2 vão necessitar de injeções diárias está errrada porque ela também pode ser tratada apenas com mudanças de hábitos e reconstrução nutricional que podem ser suficientes para mudar o trajeto da doença, resultando em vida saudável. Abaixo, um link do doutor Lair Ribeiro, reafirmando isso.