SóProvas


ID
1817821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais definidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. letra D

    referente a letra C.

    A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam.(manual de redação).

  • No memorando, a forma de se designar o destinatário é sempre a mesma, independente do assunto a ser tratado ou de conter anexos. O destinatário será mencionado apenas pelo cargo que ocupa.

  • a) Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
    – nome do órgão ou setor;
    – endereço postal;
    – telefone e endereço de correio eletrônico

    b) O memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
    deve ser mencionado pelo cargo que ocupa

    c)A linguagem técnica deve ser empregada apenas(não é proibida) em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso
    indiscriminado

    d)Certo.Identificação do Signatário:
    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais
    devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. ( não se identifica, mas a assinatura é obrigatória)

    e) Respeitosamente: Superior
        Atenciosamente: Mesma hierarquia ou inferior

  • As mensagens publicadas no Portal da Presidência não estão assinadas. E agora? Senta no meio-fio e chora?

  • Errada letra B - A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado

     

  • signatário

    adjetivo substantivo masculino

    que ou aquele que assina ou subscreve um texto, um documento etc.

  • a) Nada na redação oficial é facultatvo. No ofício, as informações como remetente, nome do órgão, endereço postal e telefone, são de uso OBRIGATÓRIO.

     

    b) Sempre o memorando vai trazer o nome do cargo que o indívio ocupa: Ao Senhor Chefe de Gabinete da Casa Civil.

     

    c) O uso da linguagem técnica poderá ser usada quando a comunicação oficial a exigir. Logo, não há vedação. Diferentemente de neologismos, estrangeirismos, jargões burocráticos etc. Esses não podem ser usados de maneira nenhuma.

     

    d) CERTO. Expedientes ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE remetidos pelo Presidente da República dispensam identificação do signatário, devendo somente constar a assinatura.

     

    e) A palavra Atenciosamente é [a que é] adequada para figurar como fecho de uma comunicação oficial se o emissor e o receptor dessa comunicação forem autoridades de mesmo nível hierárquico.

     

    COMENTÁRIOS MERAMENTE OPINATIVOS.

  • Pode:

    Linguagem técnica

    Neologismo - (ex: deletar, escanear, clicar)

    Estrageirismo (ex: Show, site, pizza, shopping)

     

    Não pode, de jeito algum:

    Linguagem burocrática

    Jargão

    Gírias

    Regionalismos

    Preciosimos

     

  • "O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver, ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da língua portuguesa" (MRPR pág. 64

     

    Gab D

  • C.

    Não se pode ter na redação oficial:

    Linguagem burocrática

    Jargão

    Gírias

    Regionalismos

    Preciosimos

    É permitido o uso de linguagem técnica.

     

  • Letra D.

    c) Errado. Não é proibido o emprego de linguagem técnica. A linguagem técnica é de uso restrito.

    e) Errado. Se o emissor e o destinatário estiverem na mesma hierarquia, deverá ser usada a palavra “atenciosamente”.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais.



    a) De acordo com o Manual de Redação, no cabeçalho devem constar obrigatoriamente: brasão de Armas da República, nome do órgão principal e nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia. Quanto aos dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, esses podem ser informados no rodapé do documento, centralizados. Sendo assim, constatamos que o nome do órgão ou setor não é facultativo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) É preciso esclarecer que a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando passaram a chamar-se apenas "padrão ofício". No entanto, quando o memorando ainda era utilizado na comunicação oficial, a identificação do destinatário era composta apenas pelo nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. Já no caso do ofício, além desses dois, era acrescido o endereço do destinatário. Dessa forma, verificamos que os elementos que compõe o ofício não são diferentes do memorando, conforme afirma o item, e assim esta alternativa está incorreta.
    c) O Manual de Redação orienta, para a obtenção da clareza, utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área; não utilizar regionalismos e neologismos; e utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, entre outras. Desse modo, verificamos que a única proibição, dentre os listados nesta alternativa, é o neologismo e, por isso, ela está incorreta.
    d) Conforme explica o Manual de Redação da Presidência da República, excluídas as comunicações oficiais assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem informar o signatário segundo o padrão: nome e cargo, centralizados na página. Nesse sentido, inferimos que as comunicações enviadas pelo Presidente da República, embora ele não se identifique, devem apresentar sua assinatura. Portanto, esta alternativa está correta.
    e) O manual estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. Assim, constatamos que o fecho adequado para ser inserido em comunicações entre autoridades de mesmo nível hierárquico é "Atenciosamente" e, dessa forma, esta alternativa está incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra D.