SóProvas



Prova CESPE - 2016 - TRE-PI - Conhecimentos Gerais para o Cargo 3


ID
1817815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de aspectos gerais da redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • a- não se sobrepõe, é parte dos requisitos

    b- não, a formalidade das comunicações oficiais se da pelo uso dos pronomes de tratamento e vocativos

    c- a impessoalidade das comunicações oficiais se trata do assunto ( do interesse publico)

    d- ok

    e-uniformidade não é dos assuntos, é da forma( estrutura)

  • Emprego de primeira pessoa num texto oficial caracteriza impessoalidade? Jamerrrr...

  • Acredito que a questão está mal formulada, visto que comporta duas alternativas: C e D

    - Sobre a "C":

    Segundo o Manual de Redação:


    "Percebe-se, assim, que o  tratameto impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações

    oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente

    assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação.

    Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores

    da Administração guardem entre si certa uniformidade;

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um

    cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário

    concebido de forma homogênea e impessoal;

    5

    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe

    a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.


    Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de

    uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser

    isenta da interferência da individualidade que a elabora."

  • NA LETRA C, O PROBLEMA SE DEU POR CONTA DISSO:

     primeira pessoa gramatical, GENERALIZOU.

    PODE SER UTILIZADO A 3ª PESSOA DO SINGULAR (MAIS UTILIZADA) E A 1ª PESSOA DO PLURAL. DESTARTE, NÃO PERDE A IMPESSOALIDADE.

    BIZÚ DO PROFESSOR DEIVID XAVIER.


  • Não entendo o erro da B, já que o Manual diz: "As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem..."

  • A letra B afirma que existe uma norma padrão de linguagem, o que é falso. Nas cominicações oficiais busca-se utilizar a forma culta da lígua, mas isso não quer dizer que existe um padrão delinguagem apenas para as correspondências oficiais.

  • Com relação à letra B: pelo que entendi, o uso da norma padrão da língua está relacionando com a Linguagem dos Atos e Comunicaçõs Oficiais - haja vista estar no corpo deste tópico específico do Manual -, enquanto a formalidade - que vem no tópico seguinte, juntamente com "Padronização" - está mais para a questão do tratamento, da objetividade, da polidez e da civilidade; mais para o conteúdo.

  • a) Cada aspecto envolvido nas comunicações oficiais tem seu valor. Ou seja, o emissor, quando estiver redigindo a comunicação oficial não deve se preocupar só com a revisão do texto e se despreocupar de outros aspectos que tem por objetivo cumprir os atributos da redação oficial.

     

    b) A formalidade não deriva do uso da norma-padrão da língua. Formalidade significa escrever quanto à forma, ou seja, quando aos requisitos exigidos na estruturação do expediente. O uso do padrão culto da língua é um próprio atributo da Redação Oficial e não se confunde com formalidade.

     

    c) Existe sim a possibilidade de emprego da primeira pessoa do plural sem que isso fira a impessoalidade, MAS existem casos em que fere. O uso, por exemplo, da forma "(Eu) Venho por meio desta..." é possível.

     

    d) CERTO. A concisão de um texto oficial relaciona-se à sua capacidade de transmitir o máximo de informações empregando o mínimo de palavras.

     

    e) Algumas comunicações, como o ofício, podem ser dirigidas a particulares. (Na verdade é só o ofício)

     

    COMENTÁRIOS MERAMENTE OPINATIVOS.

  • Na Letra B:

    Acho que o erro está na palavra "estilo de linguagem ". Observem:

    A formalidade das comunicações oficiais deriva do uso de estilo de linguagem baseado na norma-padrão da língua.

     

    Estilo de linguagem: Formas de utilizar as palavras no sentido conotativo, figurado, com o objetivo de ser mais expressivo. Alguns autores  quando escrevem um livro por exemplo  têm um estilo próprio e nem sempre seguem  a gramática rigorosamente. No caso da redação oficial , ela tem que seguir a gramática - uso do padrão culto da língua/ formal.. Não podemos usar na redação oficial palavras no sentido conotativo ou figurado.


     

  • O erro da B é que não há "norma-padrão" ou "padrão oficial" de linguagem...

    Manual de Predação da Presidência da República:

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    "Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada."

  • Ao meu ver na assertiva B, a formalidade também deriva da impessoalidade que deve ser observada nas comunicações públicas.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da Presidência da República.



    a) De acordo com o Manual de Redação, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. No entanto, ela não é algo que se atinja por si só, ou seja, depende estritamente das demais características da redação oficial. Sendo assim, verificamos que a clareza não se sobrepõe aos demais aspectos envolvidos nas comunicações oficiais, pois todos são importantes. Portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) O Manual de Redação explica que a formalidade de tratamento vincula-se à necessária uniformidade das comunicações. O estabelecimento do padrão, que é uma das metas de tal manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos. Assim, o uso da formalidade não está baseado apenas no uso da norma-padrão da língua. Ou seja, esta alternativa está incorreta.
    c) O Manual de Redação determina os 3 princípios para manter a impessoalidade nos textos oficiais. São eles: ausência de impressões individuais de quem comunica; impessoalidade de quem recebe a comunicação; e caráter impessoal do próprio assunto tratado. Nesse sentido, verificamos que o emprego da 1ª pessoa gramatical não  infringe o atributo da impessoalidade e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    d) Conforme explica o Manual de Redação, a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Tal manual considera conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com um mínimo de palavras. Dessa forma, identificamos que a afirmativa apresentada nesta alternativa está correta.
    e) Como a formalidade de tratamento vincula-se à necessária uniformidade das comunicações, o estabelecimento do padrão exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos. Com base nessa informação, verificamos que a uniformidade deve estar presente em todos os textos da redação oficial, ou seja, não é algo exclusivo à comunicação de assuntos relativos às atribuições dos órgãos públicos. Nesse sentido, esta alternativa é incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
1817818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação à conceituação, à finalidade e aos aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O Memorando é a comunicação oficial entre unidades administrativas do mesmo órgão.

    B) Deve-se usar linguagem culta

    C) Trata-se de Exposição de Motivos  - de Ministro de Estado para Presidente da República

    E) Oficio ocorre de Órgão Público para Órgão Público ou para Particular

  • MRPR

    4.2. Forma e Estrutura

      Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício.

      A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

      No primeiro caso, o da exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo antes referido para o padrão ofício.

      Já a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:

      a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;

      b) no desenvolvimento: o porquê de ser aquela medida ou aquele ato normativo o ideal para se solucionar o problema, e eventuais alternativas existentes para equacioná-lo;

      c) na conclusão, novamente, qual medida deve ser tomada, ou qual ato normativo deve ser editado para solucionar o problema.

      Deve, ainda, trazer apenso o formulário de anexo à exposição de motivos, devidamente preenchido, de acordo com o seguinte modelo previsto no Anexo II do Decreto no 4.176, de 28 de março de 2002.


  • a) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem
    estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação
    eminentemente interna.


    b) Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma
    rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial(português culto)

    c) Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:
    1) informá-lo de determinado assunto;
    2) propor alguma medida; ou
    3) submeter a sua consideração projeto de ato normativo


    d) A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura.Certo.


    e) Aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia '' quem avisa ministro é''

  • EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS



    3 FINALIDADES:

       - Informar de determinado assunto.

       - Propor alguma medida.

       - Pedir autorização para expedir ato normativo.


    2 FORMAS:

       - Para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo.

       - Para aquela que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo. (Deve trazer apenso formulário de anexo)




    GABARITO ''D''

  • A) Errada.O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    B) Errada. 8. Correio Eletrônico, 8.2. Forma e Estrutura:


    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.


    C) Errada. É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

    A definição apresentada concerne à Exposição de Motivos:
     

    4. Exposição de Motivos
    Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:
    a) informá-lo de determinado assunto;
    b) propor alguma medida; ou
    c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

    D) CERTA. Falando em exposição de motivos, não podemos esquecer que ele, em regra, segue o modelo do padrão ofício quando se tratar de meramente informar ao Chefe do Executivo sobre um acontecimento, porém este modelo poderá ser modificado caso seja exposto um projeto ou sugestão que nesse caso deverá ter:
    a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;
    b) no desenvolvimento: o porquê de ser aquela medida ou aquele ato normativo o ideal para se solucionar o problema, e eventuais alternativas existentes para equacioná-lo;
    c) na conclusão, novamente, qual medida deve ser tomada, ou qual ato normativo deve ser editado para solucionar o problema.
    Deve, ainda, trazer apenso o formulário de anexo à exposição de motivos, devidamente preenchido, de acordo com o seguinte modelo previsto no Anexo II do Decreto no 4.176, de 28 de março de 2002.


    E) Errada. A comunicação usada exclusivamente  pelos Ministros de Estado se trata do Aviso, já as demais autoridades fazem uso do ofício.

  • E) Quem avisa, Ministro é!

     

  • A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

  • ITEM D

    VARIA CONFORME A FINALIDADE MESMO!

    VEJAMOS:

    1.INFORMATIVA:   PADRÃO OFÍCIO +VOCATIVO

     

    2.SUBMETER PROJETO P/ANÁLISE OU PROPOR ALGUMA MEDIDA:

    PADRÃO OFÍCIO+VOCATIVO+FOMULÁRIO APENSO,COM O DESCRITIVO E AS JUSTIFICATIVAS P/ A DEMANDA

     

     

    BIZU:VAI SÓ INFORMAR ALGUMA COISA? NÃO PRECISA DO FORMULÁRIO.

     

  • a) MEMORANDO >> Eminentemente INTERNO.

    OFÍCIO >> EXTERNO (lembro que o ofício é dispensável para a estrutura do mesmo órgão, nesse caso, cabe o memorando. O ofício é emito para autoridades EXTERNAS ao âmbito de um mesmo órgão e para particulares)

     

    b) O correio eletrônico deve dispensar a estrutura rígida das demais comunicações oficiais, MAS deve se pautar nos mesmos parâmetros no que se refere à LINGUAGEM das comunicações oficiais.

     

    c) É a exposição de motivos que possui esse objetivo.

     

    d) CERTO.

    Se tiver mero caráter de INFORMAR SOBRE ASSUNTO >> Obedece a uma estrutura

    Se for SUBMISSÃO DE ATO NORMATIVO ou PROPOSIÇÃO DE MEDIDA >> Obedece a uma outra estrura diferenciada

     

    e) Ofício é emitido pelas demais autoridades e para as demais autoridades, diferindo-se assim, do AVISO.

  • RESPOSTA  D

    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA 

    4.2. Forma e Estrutura
    Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3. O Padrão Ofício). O anexo
    que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o
    modelo descrito adiante.
    A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para
    aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de
    ato normativo.

    No primeiro caso, o da exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do
    Presidente da República, sua estrutura segue o modelo antes referido para o padrão ofício.

  • Boa noite,família!

    Colaborando...

    Exposiçao dos motivos

    > Propor algo--> obrigatório formulário

    >Informar assunto--> não precisa formulário

    > Submeter--> obrigatório formulário

  • Letra D.

    b) Errado. Há orientações acerca da linguagem.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • Exposição de Motivos:

     Finalidades:

    1.   - Informar de determinado assunto.

    2.   - Propor medida.

    3.   - Pedir autorização para expedir ato normativo.

     Forma Estrutural:

    1.   - Caráter exclusivamente informativo.

    2.   - Submeta projeto de ato normativo. (Deve trazer apenso formulário de anexo)

     

    MRPR

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à conceituação, à finalidade e aos aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais.


    a) O memorando é uma forma de comunicação eminentemente interna. Por isso, ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Desse modo, constatamos que a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.


    b) Conforme explica o Manual de Redação, um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir uma forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Sendo assim, constatamos que há orientações acerca da linguagem a ser empregada nessas comunicações e, portanto, esta alternativa está incorreta.


    c) A mensagem é o o instrumento usado para comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos. O expediente que tem como objetivo informar ao destinatário sobre determinado assunto, propor alguma medida e submeter projeto de ato normativo à consideração desse destinatário é a exposição de motivos. Ou seja, esta alternativa também está incorreta.


    d) Conforme expõe o Manual de Redação, a exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tem caráter exclusivamente informativo e outra para a que propõe alguma medida ou submeta projeto de ato normativo. Desse modo, é possível inferir que a afirmação desta alternativa está correta.


    e) A diferença que existia entre o ofício e o aviso é que este é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto aquele é expedido para e pelas demais autoridades. Assim, identificamos que a afirmação presente neste item refere-se ao aviso, não ao ofício e, portanto, esta alternativa está incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra D.



    OBS: A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício".



ID
1817821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais definidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. letra D

    referente a letra C.

    A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam.(manual de redação).

  • No memorando, a forma de se designar o destinatário é sempre a mesma, independente do assunto a ser tratado ou de conter anexos. O destinatário será mencionado apenas pelo cargo que ocupa.

  • a) Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
    – nome do órgão ou setor;
    – endereço postal;
    – telefone e endereço de correio eletrônico

    b) O memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
    deve ser mencionado pelo cargo que ocupa

    c)A linguagem técnica deve ser empregada apenas(não é proibida) em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso
    indiscriminado

    d)Certo.Identificação do Signatário:
    Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais
    devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. ( não se identifica, mas a assinatura é obrigatória)

    e) Respeitosamente: Superior
        Atenciosamente: Mesma hierarquia ou inferior

  • As mensagens publicadas no Portal da Presidência não estão assinadas. E agora? Senta no meio-fio e chora?

  • Errada letra B - A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado

     

  • signatário

    adjetivo substantivo masculino

    que ou aquele que assina ou subscreve um texto, um documento etc.

  • a) Nada na redação oficial é facultatvo. No ofício, as informações como remetente, nome do órgão, endereço postal e telefone, são de uso OBRIGATÓRIO.

     

    b) Sempre o memorando vai trazer o nome do cargo que o indívio ocupa: Ao Senhor Chefe de Gabinete da Casa Civil.

     

    c) O uso da linguagem técnica poderá ser usada quando a comunicação oficial a exigir. Logo, não há vedação. Diferentemente de neologismos, estrangeirismos, jargões burocráticos etc. Esses não podem ser usados de maneira nenhuma.

     

    d) CERTO. Expedientes ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE remetidos pelo Presidente da República dispensam identificação do signatário, devendo somente constar a assinatura.

     

    e) A palavra Atenciosamente é [a que é] adequada para figurar como fecho de uma comunicação oficial se o emissor e o receptor dessa comunicação forem autoridades de mesmo nível hierárquico.

     

    COMENTÁRIOS MERAMENTE OPINATIVOS.

  • Pode:

    Linguagem técnica

    Neologismo - (ex: deletar, escanear, clicar)

    Estrageirismo (ex: Show, site, pizza, shopping)

     

    Não pode, de jeito algum:

    Linguagem burocrática

    Jargão

    Gírias

    Regionalismos

    Preciosimos

     

  • "O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver, ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da língua portuguesa" (MRPR pág. 64

     

    Gab D

  • C.

    Não se pode ter na redação oficial:

    Linguagem burocrática

    Jargão

    Gírias

    Regionalismos

    Preciosimos

    É permitido o uso de linguagem técnica.

     

  • Letra D.

    c) Errado. Não é proibido o emprego de linguagem técnica. A linguagem técnica é de uso restrito.

    e) Errado. Se o emissor e o destinatário estiverem na mesma hierarquia, deverá ser usada a palavra “atenciosamente”.

    Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais.



    a) De acordo com o Manual de Redação, no cabeçalho devem constar obrigatoriamente: brasão de Armas da República, nome do órgão principal e nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia. Quanto aos dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, esses podem ser informados no rodapé do documento, centralizados. Sendo assim, constatamos que o nome do órgão ou setor não é facultativo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) É preciso esclarecer que a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando passaram a chamar-se apenas "padrão ofício". No entanto, quando o memorando ainda era utilizado na comunicação oficial, a identificação do destinatário era composta apenas pelo nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. Já no caso do ofício, além desses dois, era acrescido o endereço do destinatário. Dessa forma, verificamos que os elementos que compõe o ofício não são diferentes do memorando, conforme afirma o item, e assim esta alternativa está incorreta.
    c) O Manual de Redação orienta, para a obtenção da clareza, utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área; não utilizar regionalismos e neologismos; e utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, entre outras. Desse modo, verificamos que a única proibição, dentre os listados nesta alternativa, é o neologismo e, por isso, ela está incorreta.
    d) Conforme explica o Manual de Redação da Presidência da República, excluídas as comunicações oficiais assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem informar o signatário segundo o padrão: nome e cargo, centralizados na página. Nesse sentido, inferimos que as comunicações enviadas pelo Presidente da República, embora ele não se identifique, devem apresentar sua assinatura. Portanto, esta alternativa está correta.
    e) O manual estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. Assim, constatamos que o fecho adequado para ser inserido em comunicações entre autoridades de mesmo nível hierárquico é "Atenciosamente" e, dessa forma, esta alternativa está incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra D.




ID
1817824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

      A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

                                        Manual de Redação da Presidência da República.

Assinale a opção em que o trecho de texto atende aos requisitos mencionados no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • galera comenta ai os erros das questões que tornam a letra D correta  por gentileza.

  • a) Grato

    b) leiam-no 

    c) pedimos a gentileza

    d)correto

    e) Sem mais para o momento.

  • TODAS HORRÍVEIS, ESCOLHA PELA MENOS TOSCA.

  • O "encaminho" da letra D não desrespeita a impessoalidade da comunicação oficial?

  • Acreditamos, na alternativa D, está muito subjetivo. 

    Passível de anulação
  • a letra D usou 3 vezes a palavra servidores, horrível...................................

  • Bora indicar para comentário!

  • A) Erro: "corra tudo bem"

    B) Erro: "por favor"

    c) Erro: "comunicamos a todos os colegas"

    E) Erro: "que tal tipo"

  • D

    coloco-me à disposição para sanar....

    vixiiii
  • Simplesmente PODRE essa questão!


  • Indiquem p comentário!!!!!!!!


  • E o padrão de qualidade e objetidade da Chatespe cai...

  • Questão péssima. Como estar certo, contendo: "Coloco-me a disposição.."? Onde fica a impessoalidade?! 

    Fora que, existe redundância, quanto aos documentos anexados. "ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores". 

    Não entendi...  

  • "Acreditamos que esses documentos já contêm todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria", claramente expressa opinião.... esse gabarito tah furado, ou não tem resposta correta...

  • Oi, boa noite! Típica questão Cespe "where's Wally" em que há textos relativamente extensos (para o tempo de prova) e o candidato deve encontrar erros, que podem ser de ortografia, regência, pontuação... Diversão garantida ao examinador! 

    Nessa questão, em particular, há várias falhas em cada alternativa; colocações mal feitas, bases da redação oficial, como impessoalidade que não foram respeitadas, entre outros... Para ficar mais objetivo, vou apontar só os equívocos de gramática mesmo - que estão muito ostensivos -, mas tenho certeza de que, na sua leitura, você perceberá outros. Vamos lá:

    a) Informo todas as unidades que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato.

    verbo informar, nesse caso é VTDI: Informo a todas as unidades (objeto indireto) que... ("objeto direto" - aqui será iniciada uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)


    b) Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto, cujo original submete à apreciação. Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    o "que" obriga a próclise do pronome "o": que O leiam

    c) Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem, a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos. A SAE funcionará na sala 27 do bloco térreo. Pedimos a gentileza de todos no sentido de se divulgar essa nova sala para que se evitem transtornos.

    Redação truncada, impessoalidade comprometida em "pedimos a gentileza", trecho prolixo.

    d) Gabarito.

    e) Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação para os estágios dos alunos da área de administração que prestam serviços neste setor. O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.


    que seja concedidA umA prorrogação

    Bons estudos, Natália.


  • E vc tem coragem de marcar uma questão Cespe dessa na hora da prova?

  • entre as 5 a D) é a menos pior, as outras apresentam excesso de coloquialismo e erro de concordância.

  • Letra D: "Encaminho...", "Acreditamos...", "Coloco-me..."!!! Cada oração começando com uma pessoa diferente?! Pode isso? Alguém reparou? Sem falar na repetição nojenta da palavra servidores, o que já foi mencionado pelos colegas...

  • Para mim, não existe gabarito certo e deveria ser anulada a questão.


    Além dos quesitos de impessoalidade que não foram respeitados... se eu não tiver enganado, creio que exista erro de CONCORDÂNCIA VERBAL  na letra D...

    "Acreditamos que esses documentos já CONTÊM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria"'

    Indica uma possibilidade, uma suposição... acho que deveria ir ao modo SUBJUNTIVO e não no modo indicativo que é o modo da certeza, do fato...

    "Ficando: Acreditamos que esses documentos já CONTENHAM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria"...

  • Deve ser anulada...

     

  • Perde-se muito tempo para resolver uma questão dessa na hora da prova. Acertei na sorte, mas perdi bastante tempo.

  •  

    Em atenção ao Memorando n.º 33, de 15 de dezembro de 2015, encaminho, em anexo, cópias de três documentos, a saber: ficha funcional dos servidores lotados nesta seção, folha de ponto dos referidos servidores e ficha de avaliação desses servidores pelo público externo. Acreditamos que esses documentos já contêm/CONTENHAM todas as informações solicitadas por Vossa Senhoria. Caso sejam necessários mais documentos ou mais esclarecimentos, coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto.

     

    ????????????????????????? 

     

  • Sai pra lá com uma questão horrível dessa. kk

  • mas a expressao "em anexo", não está errada????

  • Não, Liane

    A expressão "em anexo" é invariável e portanto não concorda com o sujeito. Se, ao contrário constasse "Encaminho anexas cópias de três documentos" estaria correto, porque "anexas", neste caso seria adjetivo e teria de concordar com "cópias" (substantivo feminino no plural).

  • Que questão lixo, fere o próprio Manual de Redações Oficiais, esses examinadores querem saber mais que a Lei. A banca cespe é a que pior avalia, sem sombra de dúvidas.

  • Tem mais uma coisa que os colegas não atentaram sobre a alternativa D, o nº do memorando está apenas com 2 dígitos, o correto são 3 (mesmo que seja o primeiro memorando, ex: 001).

  • Como diz o professor Arenildo: podre, podre, podre!

    kkkkk

  • Alternativa A:

    1° Atributo da impessoalidade: Deve-se passar o verbo “informar”, que está na primeira pessoa do singular “informo” para a primeira pessoa do plural “informamos”. (Deve haver uma ausência de impressões individuais, pois a comunicação é em nome do serviço público).

     

    2°: Verbo transitivo direto e indireto: O verbo informar é transidito direto e indireto (informa algo a alguém).

     

    Informar= Verbo transitivo direto e indireto

    A todas as unidades = objeto indireto

    Que em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. = Objeto direto (oração subordinada substantiva objetiva direta).

     

    Logo, deve-se acrescentar a preposição “a” antes de “todas as unidades” (a todas as unidades), pois o objeto indireto vem regido de preposição.

     

    3°: Deve-se colocar, entre vírgulas, a oração subordinada adverbial causal “em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações”, pois está intercalada e é de grande extensão.

     

    4° Deve-se retirar a expressão “grato”. Essa expressão ou um tipo de fecho fere o atributo da impessoalidade.

     

    Devido aos erros apresentados, podemos afirmar que o trecho apresentado na questão não atendeu aos requisitos da impessoalidade e do uso do padrão culto de linguagem.

     

     

    O certo seria:

    Informamos a todas as unidades que, em virtude de implantação do novo sistema de armazenamento de dados e informações, desativaremos, a partir das 8 horas da manhã,  do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema seja eficiente, a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos.

     

    Assuntos cobrados:

     

    Redação oficial:

    Manual de redação da Presidência da República: Impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem

     

    Português:

    Sintaxe:

    Termos essenciais da oração: verbo transitivo direto e indireto;

    Termos integrantes da oração: objeto indireto

    Período composto: oração subordinada adverbial causal; oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Fonologia:

    Sinais de pontuação, vírgula, vírgula para separar oração subordinada adverbial

  • A:    atualmente se emprega também a 1*pessoa do singular ( informo,solicito,apresento etc)

  • Em anexo não é linguagem culta 

  • Minha nossa, que questão chata.

    É o tipo de questão que voce ta cansadão já e erra, ou nem sabe p onde vai.

    É tambéo o tipo de questão: "Não vai me gabaritar ;)." CESPE.2016

  • Bruna Fernandes, "Em anexo" é linguagem culta.

  • Questão ridícula,deve ser anulada.

    Alternativa D o trecho: "coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto" fere o princípio da impessoalidade.

  • Esse é tipo de questão que você mira,mira,mira e chuta...kkkkk

     

  • Em algumas questões, se vc começar analisando pelo "fecho" que elas apresentam, vc mata a questão rapidinho.

  • " coloco-me à disposição para sanar eventuais dúvidas quanto a esse assunto. " cade a impessoalidade se o remetente fala sempre em nome do serviço público?

  • Questão muito boa. Você precisa analisar cada afirmativa, pensando em cada princípio que norteia o MRPR.

  • A) ERRADO

    Informo todas as unidades que, em virtude de implantação de novo sistema de armazenamento de dados e informações, (omissão de vírgulas obrigatórias em adjunto adverbial de causa deslocado) estaremos desativando, a partir de 8 horas da manhã, do dia 15 de dezembro, a rede intranet. Caso a implantação do novo sistema corra tudo bem (registro de oralidade), a previsão é a de que esse serviço volte a funcionar às 14 horas do mesmo dia. Contamos com a colaboração de todos. Grato. Essa palavra traz indício de pessoalidade e não está entre os fechos previstos pelo manual, que são atenciosamente e respeitosamente.

    B) ERRADO

    Conforme ficou decidido na última reunião do conselho de 27 de outubro deste ano, informo que a Secretaria de Memória e Comunicação acabou o texto ,cujo original submete à apreciação (não há crase aqui, porque não há artigo definido, pois apreciação está descrita genericamente. Haveria artigo definido, e, portanto, crase, se houvesse uma especificação da apreciação, por ex: à apreciação do presidente).
    ... Reiteramos que o texto, caso seja aprovado, vai integrar o prefácio do livro comemorativo dos 80 anos de fundação desta Casa. Como a edição encontra-se em fase avançada, gostaríamos de pedir a todos que leiam-no (que a leiam, problema de concordância de gênero; problema de colocação pronominal, a conjunção “que” atrai o pronome) atentamente com vistas a detectar falhas, inadequações e inconsistências. Encontrando-as, por favor, avisem-nos urgentemente para que possamos resolver a tempo.

    C) ERRADO

    Comunicamos a todos os colegas que, a partir de semana que vem (registro de oralidade), a Secretaria de Apoio Externo (SAE) não funcionará mais na sala 15 do segundo andar. Essa mudança trata-se (O verbo tratar-se é impessoal e não tem sujeito, até porque o sujeito não pode ser preposicionado) de uma primeira consequência da política de realocação dos espaços físicos...

    D) CERTO

    OBS.: o uso da primeira pessoa não necessariamente agride a impessoalidade, no caso em tela, o uso da primeira pessoa apenas marca que o interlocutor se inclui e fala em nome do órgão como um grupo. 

    E) ERRADO

    Solicitamos a Vossa Senhoria que seja concedido, excepcionalmente, uma prorrogação...(temos problema de concordância: concedidA umA prorrogação)
    O pedido se justifica em virtude de termos poucos funcionários no momento e, por conta da época do ano, estarmos com uma carga de trabalho além do limite. Informamos, ainda, que tal tipo de solicitação já é prevista na cláusula três do convênio celebrado entre este órgão e a universidade de origem dos alunos. Sem mais para o momento.(expressão redundante, desnecessária)

    Professor Felipe Luccas Rosas

  • Acho que todas alternativas estão incorretas.

    O item que foi considerado correto: Acreditamos que esses...


  •  "coloco-me à disposição" do gabarito D não seria um modo PESSOAL?

  • Pra mim estão todas erradas kkk


ID
1817827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo no âmbito da administração pública federal, regido pela Lei n.º 9.784/1999, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Art. 1º, § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


    b) Art. 3º, IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.


    c) Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.


    d) Art 2º, Paragrafo Único, II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;


    e) Certo. Art. 1º, § 2o, I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

  • Lei 9784/199 art 1 

     § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

      I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;


  • Lei 9784

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.


    Só reforçando o equívoco da Letra A, que diz: "As normas da lei em apreço não se aplicam ao Congresso Nacional, ainda que no exercício de função administrativa, em razão de esse órgão do Poder Legislativo não integrar a administração pública."

    Mas segundo a Lei: § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • Só o que me faltava   :( 


    Encontrar propagandas nos recados aqui no QC 

  • Resposta correta letra E, parágrafo 2º inciso I da lei 9.784, conforme texto:

    § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;


  • § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • Complementando...

     

    Súmula Vinculante 5

     

    “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”.

     

    Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/menuSumario.asp?sumula=1199

     

    Bons estudos!    \o

  • Gabarito - Letra "E"

    Lei 9.784/99, art. 1°, § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

     

    Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!

  • Gabarito  = Letra e

     

    Órgão = Unidade de atuação integrante da estrutura da Administração DIRETA e da estrutura da Administração INDIRETA.

     

    Entidade = Unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

     

    Autoridade = Servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • A) As normas da lei em apreço não se aplicam ao Congresso Nacional, ainda que no exercício de função administrativa, em razão de esse órgão do Poder Legislativo não integrar a administração pública .

           -> Pelo contrário, aplica-se a 9.784 para o Poder Legislativo e Judiciário da União, quando estiverem no exercício de função administrativa. (Art.1°, §1°)

     

     

    B) O administrado, no processo administrativo, deverá ser assistido por advogado para poder formular alegações e apresentar documentos.

           -> Na realidade trata-se de uma Faculdade do administrado e não uma obrigação. (Art.3°, IV)

     

     

    C)  Os prazos processuais podem ser suspensos, desde que o administrado apresente solicitação fundamentada nesse sentido.

           -> Os prazos podem SIM serem suspensos, mas não por mera apresentação de solitação do administrado... Só será suspenso por Motivo de Força Maior. (Art. 67)

     

     

    D) Nos processos administrativos, deve ser observado o critério de atendimento a fins de interesse geral, sendo possível a renúncia parcial de competências, desde que autorizada por decreto.

           -> Ocorre que é vedado a renúncia total ou parcial das competências. (Art.2°, P.Ù, II)

     

     

    E) CORRETO. Para os fins da lei em questão, é também considerada órgão aquela unidade integrante da estrutura da administração indireta.

           -> Unidade da estrutura da Administração Indireta também é órgão publico. (Art.1°, §2°, I)

     

  • Complementando...

     

    § 2º Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;


    (CESPE/Direito/INSS/2008) Os órgãos administrativos, ao contrário das entidades, têm personalidade jurídica própria e podem postular em juízo. ERRADA


    (CESPE/AJAJ/TREGO/2009) Assinale a opção CORRETA acerca da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.
    D) Órgão é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. ERRADA

  • Fiquei com dúvida da aula desta questão: Qual afinal prazo para o recurso administrativo? É aquele do art. 56, parágrafo 1 (5 dias) ou do art. 59, caput (10 dias), todos da Lei 9784/99? Alguém aí pode dirimir essa dúvida?

  • Segundo a 9.784/99:

     

    ÓRGÃO: unidade de atuação integrante da estrutura da Adm. direta e da estrutura da Adm indireta.

    ENTIDADE: unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

    AUTORIDADE: o servidor ou agente púbçico dotado de poder de decisão

  • Prazo do recurso administrativo: 10 dias.

     

  • Não consigo ver erro na "C" :(
    Sei que os prazos não se suspendem, segundo o artigo 67, mas na questão ficou bem clara a exceção com o "desde que".
    Entendo perfeitamente que a aternativa "E" está corretíssima, mas não quero ir só por eliminação, quero compreender o porquê das respostas.

  • A letra C está errada porque o efeito suspensivo pode ser concebido de ofício e não só a requerimento. Art 61
  • a) Art. 1º, § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. **em sua Função Atípica

     

    b) Art. 3º, IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

    c) Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

    ***ou seja, não basta a simples solicitação fundamentada, pois é preciso estar fundamentada em motivo de força maior.

    Ademais, suspender prazos é diferente de Efeito Suspensivo, pois este se refere à decisão recorrida e não aos prazos processuais, que correrão normalmente, mesmo que se conceda esse Efeito ao Recurso.

     

    d) Art 2º, Paragrafo Único, II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

     

    e) Certo. Art. 1º, § 2o, I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

  • Gabarito: E

    Art. 2 ,§ 2o, Lei 9784/99

     Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • Alternativa E, conforme disposto no § 2.º do art. 1.º da Lei 9.784/1999: 

    § 2.º Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

  • Rafael S., cuidado! A 8112 também se aplic aos  poderes judiciário e legislativo!!!!

  • LEMBRE-SE LEI 9.784/99 É UMA LEI FEDERAL E NÃO NACIONAL!

     

  • A lei 9784 vale para os poderes legislativo e judiciário no exercício da função adm.

    órgãos existem na adm direta e indireta.

  • A) Aplicam-se a qualquer órgão federal, no exercício da função administrativa.

    B) O advogado não é obrigatório.

    C) Poderá ser declarada a suspensão pela autoridade competente, por motivo de força maior.

    D) A competência é irrenunciável.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Acerca do processo administrativo no âmbito da administração pública federal, regido pela Lei n.º 9.784/1999, é correto afirmar que: Para os fins da lei em questão, é também considerada órgão aquela unidade integrante da estrutura da administração indireta.

  • a) ERRADO - Art. 1o, § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    b) ERRADO - Art. 3, IV - Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    c) Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.

    d) ERRADO - Art. 2, Par. Único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: II - Atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    e) CORRETO - Art., § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se: I - Órgão - A unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

  • taí uma alternativa que eu nunca ia acertar sem ter lido a lei


ID
1817830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à competência no âmbito do processo administrativo federal, regido pela Lei n.º 9.784/1999, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: 

    I - a edição de atos de caráter normativo;


    b) Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

      § 1o O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.


    c) Art. 17. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.


    d) Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.


    e) Certo. Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • gab. EArt. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • A letra 'e' não está completa, visto que existem outras circunstâncias.

  • A Delegação pode ter razão de circunstâncias:

    Territorial

    Técnica

    Jurídica

    Econômica

    Social

  • Em meus "cadernos públicos" a questão está inserida nos cadernos "Lei 9.784 - artigo 12" e "Lei 9.784 - Cap.VI".


    Me sigam para ficarem sabendo da criação de novos cadernos, bem como do encaixe de questões nos que já existem (mais de 6000).


    Bons estudos!!!

  • A delegação pode ocorrer em razões de circunstâncias de índole: 


    MACETE:  TSE.TJ --> TECNICA, SOCIAL, ECONOMICA, TERRITORIAL E  JURIDICA  



    *OBS: PARA CESPE INCOMPLETO NÃO É ERRADO, SERIA ERRADO SE TIVESSE "SOMENTE".

  • Escreva seu com

    c

    As questões se repetem muito, segunda vez que vejo o Cesp cobrando isso este ano. 

    Desde que não haja competência específica determinada em lei, o processo administrativo deve iniciar-se perante a autoridade máxima do órgão.           Decorem =       De menor grau hierárquico

  • A) ERRADA. Não podem ser objetos de delegação: edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e matérias de competência exclusiva. (Art. 13, I, II, III)


    B) ERRADA. As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considera-se-ão editadas pelo delegado. (Art 14, §3)


    C) ERRADA. Deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir. (Art. 17)


    D) ERRADA. Avocação é medida excepcional e temporária e só pode ocorrer por motivos relevantes e devidamente justificados. (Art. 15)


    E) CERTA. (Art. 12)


    Fonte: Lei 9784/99

  • Gabarito: Letra E


    Lei 9784/99

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.


    Mnemônico: Delegação em razão de TESO ECO JUTE

  •   § 3o As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.

  • A) Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    B)   Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    § 1o O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.

    C) Art. 17. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.

    D) Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

    E) Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.


  • a) Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: ( NOREX) I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade

    b) Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial. § 1º O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.
    c) Art. 17. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.
    d) Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior
    e) Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal(NOREX), delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • Desde que não haja impedimento legal, é possível a delegação parcial de competência de órgão administrativo a outro órgão, ainda que este não lhe seja hierarquicamente subordinado, em razão de circunstâncias de índole social.(Correto)


     Circunstâncias de índole: Econômica, Territorial, Social, Técnica, Jurídica. Para ajudar a memorizar: tem ET no STJ.
  • Tiago Costa tem mais 8 mil questões comentadas e nem por isso fica pedindo pra ser seguido.

    Tem gente que precisa demais aparecer nesse QC          =(                                                                                                                                                      affffffffff

  • Gabarito - Letra "E"

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

     

    Macete - Pode delegar pra outro órgão, ainda que não seja subordinado. Razão das Circunstâncias? ET no STJ

    Econômica

    Técnica

     

    Social

    Territorial

    Jurídica

     

    Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!

  • a)Errado. Há 3 situações, conforme Art.13, Lei 9.784/99, em que NÃO PODE SER OBJETO DE DELEGAÇÃO:

    I > Edição de atos de CARÁTER NORMATIVO

    II > Decisão de recursos administrativos

    III > As matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

     

    b) Errado. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial (Art. 14), e as as decisões adotadas por delegação DEVEM MENCIONAR EXPLICITAMENTE ESTÁ QUALIDADE e considerar-se-ao editadas pelo delegado. (Art. 14 §3º)

     

    c) Errado. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo será iniciado por AUTORIDADE DE MENOR GRAU HIERÁRQUICO para decidir. (Art.17)

     

    d) Errado. A avocação de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior é permitida em caráter TEMPORÁRIO, excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados. (Art. 15)

     

    e) Certa. Desde que não haja impedimento legal, é possível a delegação parcial de competência de órgão administrativo a outro órgão, ainda que este não lhe seja hierarquicamente subordinado, (quando for conveniente) em razão de circunstâncias de índole Social, Técnica, Econômica, Jurídica ou Territorial. (Art.12)

  • Errei por não ter me atentado para a banca CESPE... Moleza...

  • Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI -Q605970

    A respeito da competência no processo administrativo no âmbito da administração pública federal, assinale a opção correta à luz da Lei n.°9.784/1999.

     b) A competência poderá ser delegada a órgão que não seja subordinado ao do delegante. CORRETA

     

    Não é possível delegar CE-NO-RA

    Competencia Exclusiva

    Atos NOrmativos

    Recurso Administrativo.

  • Desde que não haja impedimento legal, é possível a delegação parcial de competência de órgão administrativo a outro órgão, ainda que este não lhe seja hierarquicamente subordinado, em razão de circunstâncias de índole social,econômica,juridica ou territorial.

  • motivos para delegação: TJ TSE 

    técnica, jurídica, territorial, social, econômica

  • E) CORRETA

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • O erro da letra aqui está no sublinhado abaixo:


    De acordo com rol taxativo inserto na lei em apreço, a edição de atos administrativos restritivos de direitos não poderá ser objeto de delegação.


    A lei diz da seguinte forma:

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.


    Fique atento, pois já vi a banca colocar palavras que não existem no meio de cada uma e deixar o intem incorreto.


    Gabarito (E)


    Criei um perfil no Instagram para dicas importantes sobre Direito Administrativo, caso tenha interesse, segue lá: @didireitoadministrativo


  • A) Não se pode delegar a CENORA: competência exclusiva; atos normativos; recursos administrativos.

    B) Deve constar menção explícita.

    C) Começa pela autoridade de menor hierarquia, passível de analisar a questão (é só você pensar que há possibilidade de recurso).

    D) A avocação é temporária.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CAPÍTULO VI

    DA COMPETÊNCIA

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    ...

    (E)

  • GAB E

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • AVOCAÇÃO É TEMPORÁRIA E EXCEPCIONAL

  • Sobre a competência:

    • Irrenunciável, mas pode ser avocada e delegada. Avocação e delegação são revogáveis a qualquer tempo;
    • Não pode ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão dos recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva.
    • Ato de delegação e revogação deverão ser publicados em meio oficial - quem estuda para o TJRJ olhar a portaria nas normas da corregedoria;
    • Ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites de atuação do delegado, a duração da delegação, os seus objetivos e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada;
    • Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.


ID
1817833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos direitos e vantagens dos servidores públicos federais regidos pela Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    a) Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.


    b) Certo.  Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.


    c) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.


    d) Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.


    e) Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

  • Raphael Michael,

    artigo 40 da lei 8112: Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    artigo 41: Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. 

    portanto não são sinônimos, a remuneração é mais ampla, está abrangendo os vencimentos e as demais vantagens pecuniárias. Demorei para enxergar isto também.

    Espero ter ajudado!

    Força e fé pra todos!!


  • Rafhael Michael, as vantagens são: Indenizações, gratificações e adicionais. Portanto, as INDENIZAÇÕES não se incorporam ao VENCIMENTO ou provento para qualquer fim.  A questão generalizou.

  • A questão pede para que a resposta esteja de acordo com a lei 8112/90.

    A DOUTRINA equipara VencimentoS à Remuneração, a lei acima citada não.


  • Até agora não consigo achar o erro da alternativa C)...

    Em nenhum momento  a questão cita o conceito de remuneração. Apenas afirma que integram os vencimentos do cargo efetivo as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. Que ao ver estaria certa. Mas... fazer o que...

  • Letra D

    Art. 53.
    § 1o Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.
  • Jorge Miguel , pelo que entendí a questão quis inferir que as vantagens pecuniárias integram o vencimento, o que  não é válido   , pois as vantagens integram a remuneração somadas ao vencimento , remuneração = vantagens + vencimento.

  • vencimentos = remuneração = vencimento + gratificações.

    vencimento = parcela fixa remuneratória prevista em lei para retribuição do servidor

    Ao meu ver... a letra c esta correta também.

  • A) Errada, uma vez que cargo em comissão é destinado aos cargos de chefia, direção ou assessoramento, e recebe retribuição, não gratificação.

    B) Certa.
    C) Errada, as indenizações não integram os vencimentos, já as gratificações e os adicionais sim, na forma da lei.

    D) Errada, despesas com bagagem também são levadas em conta.
    E) Errada, é por qualquer motivo.
  • Obrigado Weslley Carvalho,agora eu compreendi!!!

  • LEMBRANDO QUE :


    L8112
    Art. 46. As reposições e indenizações ao erário, atualizadas até 30 de junho de 1994, serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado.

    § 1o O valor de cada parcela não poderá ser inferior ao correspondente a dez por cento da remuneração, provento ou pensão.



     Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito

    Parágrafo único. A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.





    GABARITO "B"
  • Ninguém soube explicar o erro da letra C até agora....

  • Fabrício Acunha, o colega Tiago Costa já fundamentou a letra C, porém talvez não tenha ficado claro.

    "Vencimentos" é diferente de "Remuneração"

    Vencimento: apenas o vencimento básico do servidor.

    Remuneração: vencimento + vantagens, como diz o Art. 41 da CF.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • Letra C esta errada pq:


    Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

      I - indenizações;

      II - gratificações;

      III - adicionais.

      § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

      § 2o As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

      Art. 50. As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.



  • lei 8.112, Art 41. Remuneração é o vencimento de cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.


    Remuneração= vencimento+vantagem pecuniária.

  • VencimentoS (no plural) é igual, para a doutrina, à Remuneração. Porém, a questão não quer saber de acordo com a Doutrina, mas sim, com a lei 8112. Portanto, a letra C está errada em virtude disso.
  • Vantagens Pecuniárias:
    É tudo que é recebido financeiramente pelo servidor, e que não integra o conceito do vencimento.
    Alternativa C (ERRADA)

  • Pessoal, ql o erro da letra A? Não entendi! A retribuição não é espécie de gratificação?


  • A - ERRADO
    Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.


    B - CERTO
    Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.


    C - ERRADO 
    Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. 
    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.



    D - ERRADO
    Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    § 1o Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

    § 2o À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.


    E - ERRADO
    Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outroponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.

    Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Parágrafo único. Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.



  • Sobre a letra C..

    As vantagens fazem parte da REMUNERAÇÃO, não dos vencimentos.

    Remuneração = Vencimentos + Vantagens

  • Sobre a letra A: retribuição não deixa de ser uma gratificação. A maioria dos livros trazem que retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento é vantagem na forma de gratificação. 

    As vantagens são dividas em: indenizações, gratificações e adicionais

    Acho que poderia ter sido anulada a questão.

  • Essa questão tinha que ser anulada, pois possui duas assertivas: Item A e B.

  • Item(A) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em cargo de provimento em comissão é devido o pagamento de gratificação pelo seu exercício.
     Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.
    Gabarito B :Art. 47

  • Sobre a letra B, simplificando..

    Prazo para quitar débito com o erário:

    > Servidor ativo, aposentado ou pensionista: prazo de 30 dias.

    > Demitido, exonerado ou com aposentadoria/disponibilidade cassada: prazo de 60 dias.

  • Erro da letra A Retribuição é o pagamento pelo trabalho, sua obrigação. Gratificação, você está grato, é quando você dá um a mais pelo bom serviço prestado. É uma discricionariedade. É só aplicar a regra do seu dia a dia que não dá errado. 

  • Retribuição pelo Exercício de Função de Direção, Chefia e Assessoramento é uma espécie de gratificação (alternativa a)

    Vencimentos (no plural), segundo parte da doutrina é sinônimo de remuneração (alternativa c)

     

    Questão polêmica !!!!!

  • a)Errado. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em cargo de provimento em comissão é devido o pagamento de REMUNERAÇÃO pelo seu exercício. (Art.41 §2)

     

    b) Certo. O servidor em débito com o erário que for exonerado e não quitar o débito no prazo de sessenta dias terá seu débito inscrito em dívida ativa. (sem parcelamento) (Art. 47)

     

    c) Errado. Integram a REMUNERAÇÃO do cargo efetivo as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. (Art.41)

     

    d) Errado. A ajuda de custo tem a finalidade de compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede. (Art.53). É POR CONTA DA ADMINISTRAÇÃO as despesas de transportes do servidor e de sua família, compreendendo PASSAGEM, BAGAGEM E BENS PESSOAIS.(§1º)

     

    e) Errado. Na hipótese de o servidor receber diárias sem se afastar da sede, haverá a obrigatoriedade da restituição integral do valor recebido no PRAZO DE 5 DIAS. (Art. 59)

  • Eu ouvi um professor falar que quando a CESPE falasse vencimentoS era o mesmo que remuneração

    vencimento≠vencimentos

    enfim.. temos q tomar cuidado com essas coisas que alguns "professores" falam.

  • Ref questao C

    As pessoas sempre confundem  REMUNERAÇAO X VENCIMENTOS vai um exemplo facil de entender

       Joao  ganhaR$   1.000,00

       indenizaçaoR$     300,00

       gratificaçao R$    200,00

       Adicional   R$     100,00

          TOTAL  R$  1.600,00     

    Esses R$1.600,00 É a Remunerçao de Joao , porque estao incluidos as gratificaçoes  ,adicionais , indenizaçoes, 

    Se fosse só osR$ 1.000,00 esse seria o salario base dele, Seria o VENCIMENTO dele. 

    Vencimentos é o Salario sem nenhum gratificaçoes e outros beneficio. Ou seja salario Seco ,Somente aquiloR$ 1.000,00

    Observe , nos editais de concursos quando fala em Remuneraçao e vencimentos, voce  vai se distinguir melhor.

    Espero que tenho ajudado

     

                                                  

     

  • C  -   O que incorpora o vencimento são as gratificações e adicionais nos casos e condições indicado por lei. art.49 § 2º

    as vantagens não serão computadas, nem acumuladas para efeito de concessão de quaisquer outros acrecimos pecuniários ulteriores. art.50

  • VencimentoS no plural  não é o mesmo que remuneração ?????

  • Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

     

    se numa alternativa estiver letra de lei, não pense duas vezes.

  • A -  Art. 41§ 1o  A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.

    Art. 62.  Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício

  • Retribuição pelo Exercício de Função de Direção, Chefia e Assessoramento é uma espécie de gratificação (alternativa a)

    Vencimentos (no plural), segundo parte da doutrina é sinônimo de remuneração (alternativa c)

     

    Questão polêmica !!!!!

  • Equação pra ninguém errar mais:

     

    Vencimentos + Vantagens = Remuneração

     

    Vencimentos (irredutíveis) = vencimento básico e a vantatagem pessoal nominalmente identificável.

     

    Vantagens (Variáveis) = Gratificação, Adicionais, Indenizações (única que não incorpora).

     

    As Vantagens Pecuniárias Permanetes fazem parte da REMUNERAÇÃO.

     

    Foi assim que aprendi, corrijam-me se estiver errado.

  • SERVIDOR EM DÉBITO

    DEMITIDO 

    EXONERADO

    CASSAÇÃO 

    QUITAR EM 60 DIAS, CASO NAO PAGUE>>> INSCRIÇÃO EM DIVITA ATIVA.

  • QUESTÃO DUVIDOSA! POLÊMICA! VENCIMENTOS (PLURAL)=REMUNERAÇÃO! A ALTERNATIVA "C" ESTÁ CORRETA!

  • Sobre a alternativa C, acredito que o examinador cobrou do candidato o conhecimento acerca da diferença entre vencimento e subsídio. No caso em tela, aplica-se o subsídio como hipótese que adminte a integração de vantagens permanentes.

  • Muita gente colocou em seus comentários que "Remuneração = vencimentoS (no plural) + vantagens permanentes", mas não é bem assim.

     

    Segundo a doutrina administrativista, remuneração é a mesma coisa de vencimentoS (no plural). Para a doutrina, remuneração = VencimentoS (no plural) = vencimento (no singular) + vantagens.

     

    Inclusive a própria Lei 8.112 em diversos momentos usa o termo no plural como sinônimo de remuneração. P. ex.: Art. 24, § 2º  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos (...); Art. 41§, 4º  É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder (...); Art. 86, § 2º  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

     

    O intem b) foi dado como certo pq é a letra da lei, mas o item c) também está correto!

  • Art. 62.  Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Parágrafo único. Lei específica estabelecerá a remuneração dos cargos em comissão de que trata o inciso II do art. 9o. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Art. 62-A. Fica transformada em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada - VPNI a incorporação da retribuição pelo exercício de função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial a que se referem os arts. 3º e 10 da Lei no 8.911, de 11 de julho de 1994, e o art. 3o da Lei no 9.624, de 2 de abril de 1998. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            Parágrafo único.  A VPNI de que trata o caput deste artigo somente estará sujeita às revisões gerais de remuneração dos servidores públicos federais.

  • a) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em cargo de provimento em comissão é devido o pagamento de gratificação [Adicional] pelo seu exercício.

     

    b) O servidor em débito com o erário que for exonerado e não quitar o débito no prazo de sessenta dias terá seu débito inscrito em dívida ativa.

     

    c) Integram os vencimentos do cargo efetivo as vantagens pecuniárias permanentes [Não é só as permanentes] estabelecidas em lei.

           OBS: As indenizações é uma vantagem não permanente, isto é, não se incorporam, porém faz parte  da remuneração.

     

    d) A ajuda de custo tem a finalidade de compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, excluídas as despesas com bagagem e bens pessoais.

     

    e) Na hipótese de o servidor receber diárias sem se afastar da sede, haverá a obrigatoriedade da restituição integral do valor recebido, salvo se apresentar documentação que comprove a impossibilidade do deslocamento. [não tem ressalva nesse caso]

  • O Professor Matheus Carvalho, no seu Manual de Direito Administrativo, afirma que vencimentos (no plural) é sinônima de remuneração e não de vencimento. Alguém tem noticias se a banca anulou ou não essa questão.

  • Galera é o seguinte:

    A dúvida que persiste é na alternativa C. 

    Segundo o enunciado da questão ela fala em relação a lei 8.112/90. Para alguns administrativistas realmente VENCIMENTOS no plural significa REMUNERAÇÃO, porém a lei 8.112/90 NÃO alude VENCIMENTOS (no plural) como REMUNERAÇÃO. Sendo assim esse "VENCIMENTOS" descrito na questão se refere somente a "vencimentos básicos", excluídos daí as "vantagens de caráter permanente".

    Cespe vai no detalhe...

    Se a questão viesse falando da doutrina administrativista a questão estaria correta.

  • Prazo para quitar débito com o erário:

    > Servidor ativo, aposentado ou pensionista: prazo de 30 dias.

    > Demitido, exonerado ou com aposentadoria/disponibilidade cassada: prazo de 60 dias.

  • Qual o erro da letra A?

     A retribuição não é espécie de gratificação e adicionais?

  • Tensa letra A, marquei letra B por causa da literalidade, sem titubear,  vejamos:

     

    a)Errado. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em cargo de provimento em comissão é devido o pagamento de REMUNERAÇÃO pelo seu exercício. (Art.41 §2)

    B) Certo.  Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa. 

  • A) INCORRETO. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição (e não gratificação) pelo seu exercício (art. 62,  Lei 8.112/90).

     

    B) INCORRETO. Art. 41, Lei 8.112/90. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    REMUNERAÇÃO = VENCIMENTO + VANTAGENS


    C) CORRETO. Art. 47, Lei 8.112/90. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.
    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.

     

    D) INCORRETO. Art. 53, Lei 8.112/90. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.
    §1.º Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

     

    E) INCORRETO. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias (art. 59, Lei 8.112/90).

  • SOBRE A ALTERNATIVA "C":

    Se nos basearmos na doutrina administrativista, a alternativa estaria correta, se entendermos que as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei de fato integram a Remuneração. A alternativa, porém, estaria incompleta (o que não quer dizer que esteja errada, acho eu), pois não só as vantagens pecuniárias permanentes integram a Remuneração, pois também o Vencimento, indiretamente, integra a Remuneração. Segundo a doutrina, Remuneração equivale a Vencimentos, e Vencimentos equivale a Vencimento acrescido de vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Há que se notar, contudo, que a alternativa pede o conceito segundo a Lei 8112, e não segundo a doutrina. Me parece que a Lei 8112 não usa o termo “Vencimentos” (no plural). O artigo 41 da lei citada assim dispõe:

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Resumindo: a lei 8112 nada fala sobre “vencimentos”, e talvez este seja o erro da alternativa. Em todo caso, espero ansiosamente que algum professor do QConcursos nos ajude comentando a questão. 

     

     

  • Examinemos cada opção, separadamente, à procura da correta:

    a) Errado:

    A presente afirmativa viola o teor do art. 62, caput, da Lei 8.112/90, que assim preceitua:

    "
    Art. 62.  Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício."

    Como se vê, a lei de regência estabelece o pagamento de retribuição, e não de gratificação, conforme incorretamente aduzido neste item.

    b) Certo:

    Trata-se de assertiva em linha com a norma do art. 47, caput e parágrafo único, da Lei 8.112/90, cuja redação abaixo reproduzo:

    "Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.
    "

    Assim sendo, esta é a resposta correta da questão.

    c) Errado:

    A presente questão estabeleceu como premissa a necessidade de ser respondida à luz do disposto na Lei 8.112/90, e esta não utiliza o termo "vencimentos", no plural, e sim, tão somente, vencimento, no singular, bem como remuneração.

    O vencimento vem definido no art. 40 de tal diploma, nos seguintes termos:

    "Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei."

    Já o conceito de remuneração aparece no preceito legal seguinte, que assim a define:

    "Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei."

    Como se vê, à luz das disposições da Lei 8.112/90, as vantagens pecuniárias permanentes compõem a remuneração do servidor, e não seus "vencimentos", conforme aduzido nesta opção.

    É bem verdade que existe doutrina no sentido de praticamente equiparar os termos remuneração e vencimentos, no plural. Todavia, considerando, como acima firmado, que a questão em exame determinou a observância da Lei 8.112/90, entendo que a presente alternativa deve mesmo ser tida como incorreta.

    d) Cuida-se de opção que contraria o teor do art. 53, §1º, da Lei 8.112/90, que assim preconiza:

    "Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    § 1o  Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais."

    Daí se extrai que a bagagem e os bens pessoais encontram-se, sim, abarcados pelo pagamento da ajuda de custo, o que torna equivocada a presente assertiva.

    e) Errado:

    Inexiste, a rigor, a ressalva indicada na afirmativa ora comentada, na linha da desnecessidade de devolução, em caso de comprovação da impossibilidade de deslocamento. Na realidade, a lei estabelece o dever de restituição, seja qual for o motivo. É neste sentido o teor do art. 59, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias."

    Gabarito do professor: B

  •  c) Integram os vencimentos do cargo efetivo as vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Vencimento: retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. 

    Remuneração :vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    A Banca misturou as definições.

  • É RETRIBUIÇÃO, E NÃO GRATIFICAÇÃO.

  • O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar o débito

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.               

    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.

    Abraço!!!

  • Reposições e Indenizações ao Erário.

    Serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de 30 dias, PODENDO ser parceladas, a pedido do interessado.

    O valor de cada parcela NÃO PODERÁ ser inferior ao correspondente a 10% da remuneração, provento ou pensão.

    Quando o pagamento indevido houver ocorrido no mês anterior ao do processamento da folha, a reposição será feita IMEDIATAMENTE, em parcela ÚNICA.

    Na hipótese de valores recebidos em decorrência de cumprimento a decisão liminar, a tutela antecipada ou a sentença que venha a ser revogada ou rescindida, serão eles atualizados até a data da reposição.

    O servidor em débito com o erário, que for DEMITIDO, EXONERADO ou que tiver sua APOSENTADORIA ou DISPONIBILIDADE CASSADA, terá o prazo de 60 dias para quitar o débito, após esse prazo será inscrito em DÍVIDA ATIVA. 

  • O servidor em débito com o erário que for exonerado e não quitar o débito no prazo de sessenta dias terá seu débito inscrito em dívida ativa. Correto.

    vide o  Art. 47 da lei 8.112. 


ID
1817836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar (PAD) regido pela Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112: Art. 168 . O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.


    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade


  • a) ERRADA. Art. 145 Lei 8.112/90: Da sindicância poderá resultar:
    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.


    b) ERRADA.  Art. 153 Lei 8.112/90: O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

    c) CERTA. Art. 168, § Único Lei 8.112/90: Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade

    d) ERRADA. Art. 148 Lei 8.112/90: O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    e) ERRADA. Art. 147 8.112/90: Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
  • Art. 168

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • OUTRO DADO IMPORTANTE QUANDO AO JULGAMENTO DO (P.A.D.), ALÉM DESSE DE PODER AGRAVAR A PENALIDADE PROPOSTA CONSTATANDO CONTRADIÇÃO ENTRE O RELATÓRIO DA COMISSÃO E AS PROVAS ( art.168 § único L8112)  , HÁ A POSSIBILIDADE DO JULGAMENTO, MESMO FORA DO PRAZO, NÃO SER ANULADO( art. 169 § 1 ).




    GABARITO "C"



  • a)

    A aplicação da penalidade de demissão poderá resultar da conclusão dos trabalhos de sindicância instaurada para apurar infração disciplinar grave.

    - A sindicância pode acarretar: 1) arquivamento do processo 2) penalidade de suspensão até 30 dias ou advertência 3) intrução de PAD para aplicação de penalidades mais graves>  suspensão superior a 30 dias, demissão, etc..  Prazo de conclusão de um sindicância é de até 30 dias.  

    b)

    Por ocasião da fase do inquérito administrativo do PAD, não há necessidade de observância do princípio do contraditório.

    Não há necessidade de contraditório e ampla defesa em sindicância INQUISITORIAL (investigativa) / Já na sindicância acusatória (punitiva) deve assegura contraditório e ampla defesa.

    c)

    Pode a autoridade julgadora, motivadamente, agravar a penalidade proposta, quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos.

     Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

     Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    d)

    O PAD restringe-se à apuração de responsabilidade de servidor por infração praticada quando do exercício de suas atribuições.

    e)

    Não é admitido o afastamento preventivo de servidor no decorrer de PAD.

    Medida cautelar de até 60 dias sem prejuízo da remuneração. 


  • Marcos, quer um conselho? Vá estudar que é melhor!

  • A) Errada, sindicância não aplica demissão.

    B) Errada, o PAD tem contraditório e ampla defesa. Se fosse sindicância, não teria necessidade.

    C) Certa.

    D) Errada, pode apurar outro fato sem ser das atribuições dele.

    E) Errada, tem afastamento preventivo de 60 dias, com remuneração.

  • A) Errada. Art. 145. Da sindicância poderá resultar:
    I - arquivamento do processo;
    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;
    III - instauração de processo disciplinar.
    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
    B) Errada. Art. 153. O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.
    Não seria viável a Administração pública ferir tal preceito tipificado na própria Carta Magna, art. 5°, LV. Observe:
    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;
    C) CERTA.  Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.
      Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

      II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;
    D) Errada. Art. 148. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.
    E) Errada. Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

      Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.


  • (C)
    Outra que ajuda:
    Q59864

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: AGU Prova: Agente Administrativo


    No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hipótese de o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta.(C)


  • Gabriel Caroccia,


    Onde está o fundamento que sindicância não assegura o contraditório e ampla defesa?


    Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

  • Amigo J Focado.

    Na verdade, eu falei que não é necessária porque é um rito sumário, mais simples. 

    Todavia, você tem razão, e isso é um tema bastante polêmico:

    "Assim, tanto na sindicância, como no inquérito, deve-se garantir ao acusado ou investigado sempre os meios de defesa e o contraditório, para possibilitar que a verdade seja a prevalente, pois no campo administrativo não se admite mais o ordenamento de atos acusatórios com cunho persecutórios, onde a verdade já é supostamente sabida pela Comissão Sindicante, que sentencia com base em provas e elementos construídos sem que fossem  dada a chance de serem contestados ou refutados pelos servidores sindicados. E exatamente para liquidar com estas perseguições, é que o constituinte atual não permite mais a utilização de meios que impossibilitam o cerceamento de defesa do investigado."

    Obrigado pela ajuda!

    Link: https://jus.com.br/artigos/32023/sindicancia-ampla-defesa-e-contraditorio

  • art. 168  Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá,motivadamenteagravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. 

  • a)Errado. Da conclusão dos trabalhos de sindicância (investigação) instaurada para apurar infração disciplinar grave PODERÁ RESULTAR APLICAÇÃO DE PENALIDADE DE ADVERTÊNCIA OU SUSPENSÃO DE 30 DIAS. (Art.145)

     

    b) Errado. O inquérito administrativo do PAD OBEDECERÁ AO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA.(Art.153)

     

    c) Certo. Pode a autoridade julgadora, motivadamente, agravar a penalidade proposta, quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos. (Art. 168, Paragrafo Unico)

     

    d) Errado. O PAD NÃO restringe-se à apuração de responsabilidade de servidor por infração praticada quando do exercício de suas atribuições. Há também o que TENHA RELAÇÃO COM ATRIBUIÇÕES DO CARGO EM QUE SE ENCONTRE INVESTIDO. (Art. 148)

     

    e) Errado. É admitido o afastamento preventivo de servidor no decorrer de PAD, como medida cautelar e para que não venha influir na apuração. (Art. 147)

  • Memorizem desta forma : Julgadora /Vingadoura . Se contrariar eu agravo a pena.

  • O Processo administrativo disciplinar restringe-se à apuração de responsabilidade de servidor por infração praticada quando do exercício de suas atribuições. E

     

    1) Infração praticada no exercício de suas atribuições 

    2) Tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido. 

  • Inquérito administrativo não se confunde com o inquérito policial!  Neste último, é ignorado o contraditório e a ampla defesa. 

  • GALERA , FIQUEM ATENTOS PARA ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O PAD E A SINDICÂNCIA !

     

    SINDICÂNCIA : PARA PUNIÇÃO DE ADVERTÊNCIA OU SUSPENSÃO DE ATÉ 30 DIAS ////  PRAZO : 30 DIAS PODENDO SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO .

    PAD : QUALQUER PUNIÇÃO //// PRAZO : 60 DIAS PODENDO SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO .

     

    FORÇA , GUERREIRO !

  • INQUÉRITO ADM = CONTRADITÓRIO

    INQUÉRITO PENAL= SEM CONTRADITÓRIO

    ERREI... O PREÇO QUE SE PAGA DE AMAR PENAL...

  • a) A aplicação da penalidade de demissão poderá resultar da conclusão dos trabalhos de sindicância instaurada para apurar infração disciplinar grave.

     

     b) Por ocasião da fase do inquérito administrativo do PAD, não há necessidade de observância do princípio do contraditório.

     

     c) Pode a autoridade julgadora, motivadamente, agravar a penalidade proposta, quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos.

     

     d) O PAD restringe-se à apuração de responsabilidade de servidor por infração praticada quando do exercício de suas atribuições.

     

     e) Não é admitido o afastamento preventivo de servidor no decorrer de PAD.

  • Em relaçao ao gabarito transcrevo citaçao na obra de Marcelo Alexandrino

     

    "A autoridade Julgadora nao se encontra estritamente vinculada á conclusao do relatório da comissao .Existe,porém,uma vinculaçao relativa,uma vez que a lei assevera que o relatorio deve ser acatado,salvo se a conclusao for contraria á prova dos autos.Neste caso, a autoridade julgadora,sempre motivadamente-e o motivo sera exatamente a contradiçao entre a conclusao do relatório e as provas do auto- poderá agravar ou abrandar a possibilidade proposta,ou isentar o servidor da penalidade"

    fonte:Direito Administrativo Descomplicado ;ediçao 23;  pg474

     

  • Em algum lugar tinha lido que sindicância punitiva n necessitaria de ampla defesa e contraditório, no caso de aplicação de advertência ou suspensão inferior a 30 dias. No entanto, quando errei a questão fiz uma breve análise na jurisprudência e percebi que o entendimento era o contrário. 

     

    RECURSO ESPECIAL. PROCESSO CIVIL. ADMINISTRATIVO. VIOLAÇÃO DO ART. 535, II, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. INEXISTÊNCIA. POLICIALFEDERAL. FALTA DISCIPLINAR PUNIDA COM SUSPENSÃO POR 4 (QUATRO) DIAS.APURAÇÃO POR SINDICÂNCIA. POSSIBILIDADE

    [...].Assim, nos termos do art. 146 da Lei nº 8.112/90, para apuraçãode responsabilidades funcionais de servidor público que possibilitemaplicação de penas de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias, o mecanismo legal é a sindicância, enquanto para aspenalidades mais graves exige-se o processo administrativodisciplinar, sendo certo que, em ambos, deve ser assegurado odireito de defesa do acusado. Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL : REsp 1173455 RS 2009/0248052-8

     

    Resposta C

     

     

  • É possível haver discrepância entre a penalidade sugerida pela comissão disciplinar e a aplicada pela autoridade julgadora desde que a conclusão lançada no relatório final não guarde sintonia com as provas dos autos e a sanção imposta esteja devidamente motivada.

     

     

    CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL. PROCESSO DISCIPLINAR. DEMISSÃO. FISCALIZAÇÃO DE OBRAS. OMISSÃO NO DEVER FUNCIONAL. PREJUÍZO AO ERÁRIO. MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E TRANSPARÊNCIA. AVOCAÇÃO. POSSIBILIDADE. PREVISÃO LEGAL. MODIFICAÇÃO DO JULGAMENTO PELA AUTORIDADE. POSSIBILIDADE. IMPROBIDADE. POSSÍVEL APLICAÇÃO NOS FEITOS DISCIPLINARES. DEVIDO PROCESSO LEGAL. OBSERVADO. AUSÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO. 1. Designado para fiscalizar a execução de três obras de reforma e de ampliação da sede da repartição, o impetrante foi demitido do serviço público federal, após procedimento administrativo disciplinar, por se omitir na fiscalização e atestar a realização do serviço, causando ao erário prejuízo de elevada monta, porquanto diversos pagamentos foram realizados indevidamente. 2. A avocação do procedimento administrativo disciplinar pelo Ministério do Controle e da Transparência possui fundamento na Lei n. 10.683/2003 e no Decreto n. 5.480/05, razão pela qual não há falar em malferimento do direito à ampla defesa. Precedentes: AgRg no MS 14.123/DF, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Primeira Seção, DJe 25.5.2009; MS 14.534/DF, Rel. Ministro Felix Fischer, Terceira Seção, DJe 4.2.2010. 3. O art. 168 da Lei n. 8.112/90 permite que a autoridade contrarie as conclusões da comissão processante, desde que o faça com a devida motivação, para retificação do julgamento em atenção aos fatos e provas. Precedente: MS 16.174/DF, Rel. Ministro Castro Meira, Primeira Seção, DJe 17.2.2012. 4. A improbidade administrativa pode ser evocada pela Administração Pública federal como fundamento para aplicar a pena de demissão, não se exigindo que o Poder Judiciário se pronuncie previamente sobre a sua caracterização. Precedentes: MS 14.140/DF, Rel. Ministra Laurita Vaz, Terceira Seção, DJe 8.11.2012; REsp 981.542/PE, Rel. Ministro Arnaldo Esteves Lima, Quinta Turma, DJe 9.12.2008. 5. Como demonstrado nos autos, a observância da garantia ao silêncio foi respeitada pela comissão processante, não se justificando, portanto, a alegação de violação ao devido processo legal. 6. Caracterizada a desídia do servidor público e, em razão disso, a ocorrência de prejuízo de elevada monta ao erário, mostra-se adequada a aplicação da pena de demissão, cuja previsão expressa está contemplada nos arts. 117, XV, e 132, XIII, da Lei n. 8.112/90, do qual a autoridade não pode se afastar. Precedente. Segurança denegada.

     

    Fonte: STJ JURISPRUDÊNCIA EM TESE

  • Minha contribuição.

    8112

    PAD

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    Abraço!!!

  • Esse item da questão não deveria está certo pois pelo visto,limitou -se somente em agravar,sendo que a lei diz em agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    Pode a autoridade julgadora, motivadamente, agravar a penalidade proposta, quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos.

    putz...

  • Você errou!Em 23/09/20 às 18:56, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 12/08/20 às 22:40, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 23/07/20 às 23:24, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 06/05/20 às 23:01, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 29/04/20 às 00:24, você respondeu a opção D.

    !

    Ajuda aí.

  • Pode a autoridade julgadora, motivadamente, agravar a penalidade proposta, quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos. Correto.

    vide o Art. 168, § Único Lei 8.112/90

  • GABARITO: C

    Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


ID
1817839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O BSC (balanced scorecard) preserva a mensuração de resultados financeiros e agrega como perspectivas não financeiras para a descrição de estratégias e para a criação de valor as perspectivas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A -  

    O Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores – financeiros e não financeiros. As decisões cotidianas devem ser tomadas nesse contexto maior, que integra todas as áreas da organização, criando meios para catalisar esforços, motivar pessoas, e promover o consenso e o espírito de equipe.

    A atuação das organizações é medida pelos indicadores, e os indicadores do BSC analisam as variáveis críticas do desempenho organizacional. Para Idalberto Chiavenato (2004)

    a ideia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultado. O BSC busca ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência, e detectando e indicando as áreas de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.

    Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. Alinhamento e foco são as palavras de ordem. Alinhamento com a missão, visão e objetivos; e foco na implementação das estratégias, na satisfação do cliente, na melhoria dos processos e no aprendizado e crescimento organizacional.

  • Segundo Kaplan e Norton (não é aquele do anti-vírus), são perspectivas do BSC: a financeira, a dos clientes, dos processos internos e do aprendizado.

  • Norton (não é aquele do anti-vírus) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    além de ser pesado também...

     

    Muito bom Devorador_de_Bancas JP o/

  • Gabarito: A

    O Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional.

    Prof: Rodrigo Rennó
     

     

     

  • As Perspectivas do Balanced Scorecard:

    Perspectiva financeira

    Perspectiva dos clientes

    Perspectiva dos processos internos

    Perspectiva da aprendizagem e crescimento

     

    http://www.sinfic.pt/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=24401

     

  • Mnemônico que vi aqui no QC 
    "FICA PRO CRESCIMENTO"
    FI
    naceiro
    Clientes
    Aprendizado
    PROcessos
    CRESCIMENTO

  • Gab. "A"

     

    Tranquilo essa questão, não é verdade!? 

     

    BSC é: 

    ➤ FACPICV

     

    Financeira

    Aprendizado e Crescimento 

    Processos Internos 

    Clientes

    Visão 

     

    #DeusnoComandoooooooooooooooooooooooooooooooSEMPREEEEEEEEEEEEEE. Ele está voltando. 

  • Letra (a)

     

    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.


    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro
    perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.

     

    Rennó

  • GABARITO: A

    Relembrando das perspectivas básicas do BSC:

    Finanças

    Clientes

    Processos Internos

    Aprendizagem Organizacional


ID
1817842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista que o planejamento organizacional engloba uma série de etapas e tem por finalidade auxiliar a administração no alcance de objetivos, assinale a opção correta relativamente aos conteúdos de um planejamento. Nesse sentido, considere que a sigla TRE, sempre que empregada, se refere a tribunal regional eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (c)

    a) Sustentabilidade, cidadania e eficiência operacional sao Valores e nao Objetivos.

    b) pendências operacionais do órgão caracteriza uma iniciativa estratégica. ERRADO

    c) CORRETO

    d) ``Os indicadores das iniciativas estratégicas orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades..``  Os indicadores sao de longo prazo e por isso nao podem influenciar diretamente nas atividades de curto prazo.

    e) ``Ser reconhecido pela excelência na efetividade da gestão do processo eleitoral...`` Isso seria a Visao

  • O erro da alternativa D, na verdade, reside no fato de que é a Missão o elemento propulsor de mecanismos que orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional. Repare que não há menção a elementos de curto ou longo prazo.

    Todas as demais alternativas são obviamente erradas, restando como único gabarito possível a alternativa C.
  • Na minha opinião, o erro da letra D é definir a Cultura Organizacional como sendo "os indicadores das iniciativas estratégicas". Na verdade é a Cultura da organização que "orienta e direciona o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional."

  • A - ERRADO - Sustentabilidade, cidadania e eficiência operacional são exemplos de objetivos operacionais de um TRE porque são objetivos globais, amplos e definidos para longo prazo. SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA E EFICIÊNCIA SÃO VALORES OPERACIONAIS, E NÃO OBJETIVOS. QUANTO AO RESTANTE, ESTÁ CORRETO: O OBJETIVO É AMPLO, QUALITATIVO, SE REMETE À MISSÃO E POR ISSO É ATEMPORAL, OU SEJA, LONGO PRAZO.

     

     

    B - ERRADO - A proatividade do servidor de um TRE para solucionar pendências operacionais do órgão caracteriza uma iniciativa estratégica. INICIATIVA OPERACIOANL NÃO SE CONFUNDE COM INICIATIVA ESTRATÉGICA. ESTÁ ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO E AQUELA ENVOLVE APENA A ATIVIDADE/TAREFA PARA SE ALIAR À VISÃO DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

    C - CORRETO - Garantir a legitimidade do processo eleitoral define a missão de um TRE, por se tratar da finalidade para a qual o órgão foi criado. MISSÃO: DEVE SATISFAZER NECESSIDADE DO AMBIENTE EXTERNO (DOS CLIENTES), É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA (PROPÓSITO) E CONTRIBUI PARA A SOCIEDADE (DE OBJETIVO SOCIAL). QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? E POR QUE FAZEMOS?

     

     

    D - ERRADO - Os indicadores das iniciativas estratégicas orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional. SÃO OS INDICADORES DAS INICIATIVAS OPERACIONAIS QUE DIRECIONAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PARA A COERENCIA E UNIDADE NA ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. OU SEJA. O BSC CRIA UM CONTEXTO PARA QUE AS DECISÕES RELACIONADAS ÀS OPERAÇÕES COTIDIANAS POSSAM SER ALINHADAS COM A ESTRATÉGIA E A VISÃO ORGANIZACIONAL. ESTÁ INVERTIDA A REDAÇÃO DA ASSERTIVA.

     

     

    E - ERRADO - Ser reconhecido pela excelência na efetividade da gestão do processo eleitoral define um objetivo tático de um TRE, pois se refere àquilo que o órgão pretende ser no futuro. O OBJETIVO SE REFERE À MISSÃO, OU SEJA, A RAZÃO DE EXISTÊNCIA, O PROPÓSITO DA ORGANIZAÇÃO (HOJE). O CORRETO SERIA META/VISÃO.

     

     

       -  META  -->  ESPECÍFICA  -->  VISÃO  -->  FUTURO  -->  QUANTITATIVO  -->  TEMPORAL.

       -  OBEJTIVO  -->  AMPLO  -->  MISSÃO  -->  HOHE  -->  QUALITATIVO  -->  ATEMPORAL.

     

     

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • a)Errado. Sustentabilidade, cidadania e eficiência operacional são Valores e não objetivos. Os valores orientam e direcionam o comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, conferindo coerência e unidade na atuação institucional

     

    b) Errado. As Iniciativas estratégicas são programas, projetos, planos e ações propostos para atingir os objetivos definidos no Mapa Estratégico da Instituição. Assim, a proatividade do servidor de um TRE para solucionar pendências operacionais do órgão não caracteriza uma iniciativa estratégica.

     

    c) Correto. Segundo o documento que trata do planejamento estratégico do TRE/PI, a missão é é uma declaração sobre a razão de ser da organização, fornecendo uma indicação sucinta e clara daquilo a que a instituição se propõe e subsidia a tomada de decisões, criando um clima de comprometimento dos colaboradores para realização dos processos de trabalho. No caso do TRE/PI, a missão é garantir a legitimidade do processo eleitoral. 

     

    d) Errado. Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc. Os indicadores de iniciativas estratégicas são utilizados para o longo prazo e não influenciam no comportamento das pessoas no desenvolvimento das atividades, pois é algo de rotina, operacional, realizado no curto prazo. 

     

    e) Errado. Segundo o documento que consta o planejamento estratégico do TRE/PI, excelência refere-se à conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução. O que essa alternativa trouxe foi a visão e não objetivo tático de um TRE. A visão define o que a organização pretende ser a médio e longo prazo, permitindo aos servidores entenderem o que é preciso mudar ou melhorar para que a missão seja concretizada  

     

    Professor Melzac.


ID
1817848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A Gestão por Competências é caracterizada por um modelo de gestão empresarial que enfatiza a dependência entre as competências organizacionais e individuais, uma vez que são as pessoas que ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto. Com isso entre todas as mudanças que estão ocorrendo no processo de gestão de pessoas, provavelmente a mais abrangente é a tendência de deslocamento no foco dos cargos para o foco das competências das pessoas.


    Fonte: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/731439.pdf

  • Destaque para os erros.

    a) O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional.

    b)Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador.

    c) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes.- Trata-se de avaliação de desempenho
    d) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica.

    e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização. (CORRETA)

  • Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .

     

  • Vamos marcas as questões de gestão de pessoas, administração geral e AFO para comentário, para ver se o QC coloca professores para comentá-las.

  • a) errada. competencia é termo associado a pessoas e estratégia(organização)

    b) errada:não elimina a subjetividades pois há entrevistas, observações são instrumentos de mapeamento que podem gerar subjetividade.

    c) errada.mapear é identificar competencias.

    d)errada. competencias individuais são aquelas que ele aprende e desenvolve.

    e)Conhecimento(saber),

    habilidade(saber fazer)," concretizou" 

    atitude(querer fazer),"Pôs em prática".

  • Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .

  • Meu Resumo do material do estratégia : segundo Dutra , competência é colocar em prática o que se sabe em determinado âmbito , marcada geralmente pelas relações de trabalho , cultura da organização , pelas contingências e diversas limitações .

    Competência organizacional , são aquelas competências que possibilitam à instituição alcançar os seus objetivos estratégicos;

    gestao de competência , deve estar inserida dentro da gestão estratégia da instituição . Após a formulação da estratégia da organização , em conjunto com a definição de sua missão e objetivos estratégicos , deverá ocorrer um diagnóstico de quais seriam as competências essenciais para aquela organização .

    letra a ) errada.  O erro está em falar em desconsiderar as articulações corporativas ;

    letra b) errada. A avaliação por desempenho nada tem haver como eliminar subjetividade. O objetivo dela é verificar se há as competências requeridas para atingir o objetivo organizacional .

    letra c ) errada. Mapear competências é o fato de identificar as competências necessárias para atingir os objetivos organizacionais.

    letra d) errada. O erro está em dizer que independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação pretendida. É justamente o contrário. Competência não é um estado de conhecimento que se tem, nem resultado de treinamento , é colocar em prática o que se sabe em determinado âmbito .

    letra e) correta .  Conceito está no resumo acima.

  • Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .

  • Essas questões do CESPE são de doer; de tão difícies que são. Eu acertei essa questão. Eu até gosto, porque são questões que exigem raciocínio e não decoreba. 

  • Que questao bem elaborada

  • Utilizarei um material feito pelo TSE sobre Gestão por Competências como fulcro para os comentários.


    a) O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional.
    Errado!

    Na verdade, "propõe-se a alinhar esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da organização."


    b) Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avaliação de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador.
    Errado!

    A partir do momento que a própria Justiça Eleitoral recomenda a "escala de frequência de seis pontos" e permite a inclusão de um item denominado "não observado". Uma simples interpretação textual nos faz inferir que há uma certa "subjetividade" na avaliação.


    c) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes.
    Errado!
    A questão refere-se à avaliação.
    Segue uma questão do CESPE para definir, "Mapeamento de competências", notem a semelhança do conceito, o grande diferencial é a ausência do "processo periódico".


    Q327108. MPOG. 2013. Gabarito: Certo!
    O mapeamento de competências baseia-se em recursos ou dimensões da competência, como conhecimento, habilidade e atitude, necessários ao desempenho do profissional no trabalho.


    d) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica.
    Errado!
    Se o camarada não agir, como poderá ter a sua competência "observada"? Essa elimina de cara.


    e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
    Certíssimo!

    Vide comentário Letra (A).


    At.te, CW.
    - TSE. Gestão por competências na Justiça Eleitoral. 2013. http://www.tse.jus.br/hotsites/catalogo-publicacoes/pdf/gestao-por-competencias-je.pdf
    - QCONCURSOS. Questão Q327108. https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/b607f46a-05

  • A) ERRADA!

    O processo de gestão por competências é FOCADO nas competências das pessoas, 

    OBJETIVANDO

    Que estas deem SUPORTE e CONCRETIZE as Competências e Estrategia ORGANIZACIONAIS 

     

    B)  ERRADA!

    Avaliação de DESEMPENHO -> Buscar analisar o Grau e eficiência de uma Competência.

     

    Mas a Subjetividade CONTINUA EXISTINDO. 

    Na AVALIAÇÃO do desempenho, é avaliado não só o ASPECTO OBJETIVO, que é o DESEMPENHO,

    Mas também os ASPECTOS SUBJETIVOS, como a motivação, o Suporte organizacional, os fatores externos e etc.

     

    -- O desempenho é composto pelo CHA + Motivação + Suporte Oganizacional

     

    C) ERRADA!

    Mapeamento de competências -> IDENTIFICAR a LACUNA de C/. É periodo, mas NÃO avalia o DESEMPENHO

    Avaliação de DESEMPENHO -> Também periodo; ESSE sim AVALIA o DESEMPENHO de uma pessoa quanto a uma Competência

     

    D) ERRADA!

    Para que a C/ Seja AVALIDA é preciso que ela seja EXTERIORIZADA -> É preciso que ela resulte em um desempenho, seja bom ou ruim.

    Ex. tosco ; Não se observa o conhecimento do candidato, se a criatura não for fazer a prova  Ainda não há execução de tarefas por telepatia

     

    E) COOREETA!

    A Organização tem uma ESTRATEGIA, quando o individuo a executa, coloca em prática o patrimônio de conhecimentos da organização e concretiza as competências organizacionais, FAZENDO DESSA FORMA sua adequação ao contexto da empresa.

  • Difícil é achar algum professor que ensine bem. A professora daqui é muito fraca! Se o gabarito fosse qualquer outra alternativa ela iria justificar de alguma forma. Essa subjetividade da matéria e infinidade de autores me deixam puto! Cada pessoa fala o que quer, a banca pede o que quer, a professora nunca discorda da banca por mais contraditória que uma questão possa parecer... E a gente se lasca... Simples assim...
  • QC, essa professora não é boa para explicar, pelo menos de forma direta e prática. Help!

  • Não dá. A matéria é infinita, tá maluco. A prof. parece que entende menos que eu, não tem segurança pra explicar.

  • essa professora é muito insegura.. parece que não tem segurança alguma nas explicações

     

  • Já postei várias reclamações sobre essa professora, ela parece ter as qualificações acadêmicas exigidas mas para explicar é terrivelmente ruim. 

  • Gostaria que o QC colocasse o Professor Marco Ferrari para explicar essas questões...

  • Pulem para o comentário do Rick.
  • PELO AMOR DE DEUS!!!! JÁ PASSOU DA HORA DO QC COLOCAR UM PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO MELHOR!!! ACHO QUE OS CONTRIBUIDORES MERECEM!!!!

  • Pela primeira vez a professora conseguiu me mostrar facilmente onde estava o erro (eu havia ficado na dúvida entre duas questões). Para mim, que gosto e á estudo GP há um tempo, fica mais fácil entender, mas realmente, a maioria do pessoal que não seja de adm precisa de uma professora mais didática. Oremos!

  • Comentário da alternativa (E)

    Pode-se definir Gestão por Competências, como um modelo de gestão empresarial que enfatiza dependência entre as competências organizacionais e individuais, uma vez que são as pessoas que ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto (DUTRA, 2001).

  • Na C ele falou em mapeamento e deu o conceito de avaliar pessoas, mapeamento é , de maneira simples, ver quais competências estão faltando na organização, identificar lacunas , aqui não se fala em avaliar as competências, isso é na fase de "acompanhamento e avaliação". 
    O comentário da professora foi muito bom, falta a nós as vezes conhecer mais sobre esses termos da gestão de pessoas, que só com o tempo mesmo.
     

  • GAB: E

    A) ERRADO. A gestão por competências considera as competências necessárias (definidas pela organização) e as competências disponíveis (existente nos colaboradores).

    B) ERRADO. A subjetividade pode ocorrer. Conforme Marras (2009), há um grau de incerteza na avaliação de desempenho para as organizações: Na prática é preciso destacar e reconhecer que este instrumento carrega no seu processo uma dose forte de subjetividade, que o reveste de uma ambiguidade realmente discutível. Esta ambiguidade, contudo, deve ser reconhecida apenas em certos tipos de metodologia utilizados na aplicação do instrumento.

    C) ERRADO. Para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS.

    Obs: O mapeamento de competências compara as competências necessárias com as competências disponíveis.

    D) ERRADO. As competências individuais são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.

    Obs: Comentei a questão tendo como base as anotações das aulas da professora Andreia Ribas, quaisquer erros, favor avisar.

  • Gabarito - Letra E.

    a)O processo de gestão por competências considera as competências em diferentes níveis, incluindo a organização, as funções, os gerentes e os indivíduos;

    b) A avaliação de desempenho por competências não elimina a subjetividade;

    c)O mapeamento de competências utiliza-se da avaliação de desempenho, mas não equivale a ela;

    d)A observação das competências individuais depende das pessoas colocarem o seu trabalho em prática – já que envolvem mobilização de recursos e entrega de resultados;

    e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    A letra A está errada, pois as competências humanas devem dar suporte e ajudar a criar as competências organizacionais. Não podemos desconsiderar essa articulação.

    A letra B está errada porque a avaliação de desempenho por competências não elimina a subjetividade, ou seja, não temos como avaliar somente objetivamente.

    A letra C também está equivocada. O mapeamento de competências é a etapa que identificará quais são as competências que já existem na organização. O mapeamento também deverá identificar as lacunas (ou “gaps”) de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando”. Comparando as competências necessárias com as existentes, teríamos de reduzir ou eliminar esta “diferença”.

    A letra D tem uma pegadinha: se o empregado não se mobilizar, ou seja, não fizer a tarefa em questão, como podemos observar suas competências?

    Finalmente, a letra E está certa.

  • Erros:

    a) as competências individuais influenciam as competências corporativas e vice-versa, então não se desconsidera essa articulação

    b) não há eliminação da subjetividade na avaliação de desempenho por competências. Não dá pra ser objetivo, quantitativo sempre

    c) o mapeamento identifica as lacunas de competências, não tem nada a ver com desempenho

    d) se o indivíduo não se mobiliza, não tem como se observar as competências individuais dele. Não faz sentido

    E) GABARITO


ID
1817851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com referência à organização do TRE/PI nos termos de seu Regimento Interno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está incorreta, pois os advogados que integrarão o TRE-SP são nomeados pelo Presidente da República. Além disso , os integrantes são indicados pelo TJ-SP.

     

    A alternativa B está incorreta. O Juízes do TRE são escolhidos para mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos aos cargos, desde que novamente escolhidos pelo menos procedimento. Logo, não é necessário haver interstício entre um e outro mandatos. O que não é permitido é o terceiro mandato consecutivo. Nesse caso, será necessário aguardar o decurso do prazo de dois anos para que retorne novamente à função.

    É o que se extrai do art. 8ª, caput, do RI:

    Art. 8º - NENHUM Juiz efetivo poderá voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, após servir por dois biênios consecutivos, SALVO se transcorridos dois anos do término do segundo biênio.

     

    A alternativa C está correta. De fato o "juiz afastado de suas funções na justiça federal por motivo de licença ficará automaticamente afastado da justiça eleitoral pelo tempo correspondente". Essa é a regra, que poderá ser excepcionada nos termos do art. 19, §1º, do RI:

    § 1º - Os Juízes afastados de suas funções na Justiça Comum por motivo de férias ficarão automaticamente afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, EXCETO quando os períodos de férias coletivas coincidirem com a realização e apuração de eleição.

     

    A alternativa D, por sua vez, está incorreta, pois a posse de membros e de substitutos ocorrerá em locais diferentes. No caso do titular, a posse se dá, de fato, perante o Tribunal do TRE-SP. Contudo, em relação aos membros substitutos, a posse ocorre perante o Presidente do TRE-SP. Além disso, o prazo é de 30 dias, e não de 15 como consta da alternativa. Já a prorrogação poderá ocorrer por mais 30 dias, desde que haja requerimento fundamentado da parte interessada.

     

    Por fim, o erro da alternativa E é facilmente identificado. Como podemos imaginar a jurisdição do TRE-SP não é limitada à capital, mas abrange todo o Estado!

     

     

    prof RICARDO TORQUES . 

  • GABARITO: C

    REGIMENTO INTERNO TRE-PI

    A) Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, compõe-se de sete membros efetivos, assim escolhidos:

    III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

    --------------------------------------------------

    B) Art. 3º Os Juízes do Tribunal, efetivos ou substitutos, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.

    --------------------------------------------------

    C) CORRETA. Art. 4º Os Juízes afastados de suas funções na Justiça Comum ou Federal, por motivo de licença, férias e licença especial, ficarão automaticamente afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando coincidir a realização de eleição.

    ---------------------------------------------------

    D) Art. 5º A posse dos Juízes efetivos dar-se-á perante o Tribunal e a dos substitutos perante a Presidência, lavrando-se termo próprio. Em ambos os casos, o prazo para a posse é de trinta dias, contados da publicação oficial da escolha ou nomeação, prorrogável por sessenta dias, pelo Tribunal, desde que assim o requeira, motivadamente, o Juiz a ser empossado.

    ---------------------------------------------------

    E) Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, compõe-se de sete membros efetivos, assim escolhidos:


ID
1817854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Por mera hipótese, considere que, após regular processo disciplinar, se apure que determinado magistrado do TRE/PI tenha sido negligente no cumprimento dos deveres do cargo previstos na Constituição Federal. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz do Regimento Interno do TRE/PI.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Art. 118.§ 1º Aos magistrados de segundo grau não se aplicarão as penas de advertência e de censura, não se incluindo nesta exceção os Juízes de Direito Substitutos em segundo grau.

    B) ERRADA. Art. 119. Para os processos administrativos disciplinares e para a aplicação de quaisquer penalidades previstas nos artigos anteriores, é competente o órgão colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí

    C) ERRADA. ART 118.§ 7º A instauração de processo administrativo, bem como as penalidades definitivamente impostas e as alterações decorrentes de julgados do Conselho Nacional de Justiça serão lançadas no prontuário do magistrado a ser mantido pelas Corregedorias

    D) CORRETA. § 5º O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave.

    E)ERRADA. § 5º O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave.

     

  • GABARITO: D

     

     

    | Resolução Nº 107 de 2005 - Regimento Interno do TRE-PI

    | Título IV - Capítulo Único - Do Processo Administrativo Disciplinar

    | Artigo 118

    | § 5º

     

         "O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave."


ID
1817857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

À luz do Regimento Interno do TRE/PI, assinale a opção correta com relação à ordem do serviço nesse tribunal.

Alternativas
Comentários
  • C) Art. 42 - Nos casos de impedimento, suspeição e incompatibilidade do Relator, o feito será redistribuído, fazendo-se a devida compensação.

  • a) ERRADA; ART37§ 5º A distribuição será feita por classes, a cada uma das quais caberá numeração distinta e realizar-se-á mediante sistema informatizado que assegure a ordem decrescente de antiguidade, o caráter aleatório e a igualdade na partilha dos feitos entre os juízes.

    b) CORRETA.ART37 § 6º-A O primeiro recurso ou ação distribuído prevenirá a competência do relator para todos os demais processos ou recursos que contenham, total ou parcialmente, a mesma causa de pedir (fatos alegados)

    C) ERRADA. ART37. § 1º No caso de impedimento do Juiz, será redistribuído o feito, fazendo-se a compensação.

    D)ERRADA. Art. 38. Os procedimentos cartorários de registro e autuação dos feitos, no âmbito da Justiça Eleitoral, obedecerão aos critérios estabelecidos pelo egrégio Tribunal Superior Eleitoral, inclusive quanto a processos sigilosos.

    E) ERRADA.Art. 36. Todos os papéis, correspondências e processos dirigidos ao Tribunal serão protocolizados na Secretaria e encaminhados aos setores competentes.


ID
1817860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Considerando que um processo tenha sido instaurado para apurar conduta de servidor do TRE/PI que teria tratado com desrespeito colega de trabalho, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética do TRE/PI. Nesse sentido, considere que a sigla CPES, sempre que empregada, se refere à Comissão Permanente de Ética e Sindicância.

Alternativas
Comentários
  • art. 12 código ética do servidor TREPI

    b - Irrecusável

    c - CPES arquiva e deverá comunicar decisão ao presidente.

    D - CERTA.


ID
1817863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação aos direitos dos servidores do TRE/PI, conforme disposto em seu Código de Ética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Laicidade = estado não confessional = ser religião definida = laico = leigo.

    Laicismo = repulsa a religião -> inadmissibilidade religiosa.

  • NÃO ENTENDI ESSA AFIRMATIVA; Haja vista a liberdade de exposição de ideias, os servidores podem discutir livremente sobre aspecto controverso em instrução processual.

    COMO ASSIM LIVREMENTE? ALGUÉM SABE ME EXPLICAR POR GENTILEZA.

  • código de ética do servidor do tre pi

    Art. 4º É direito de todo servidor do TRE/PI: 

    I – trabalhar em ambiente adequado que preserve a sua integridade física, moral e psicológica; 

    IV – estabelecer interlocução livre com colegas e superiores, podendo expor ideias, pensamentos e opiniões, inclusive para discutir aspecto controverso em instrução processual; 

    V – ter respeitado, na forma da lei, o sigilo das informações de ordem pessoal, que somente a ele digam respeito, inclusive médicas, ficando restritas somente ao próprio servidor e aos responsáveis pela guarda, manutenção e tratamento destas informações;

    VI – ser cientificado, prévia e diretamente, sobre exoneração de cargo em comissão ou dispensa de função comissionada, bem como de alteração de sua lotação.

    Art. 5º São deveres dos servidores do TRE/PI: 

    XVIII – manter neutralidade no exercício profissional – tanto a real como a percebida – conservando sua independência em relação às influências político-partidária, religiosa ou ideológica, de modo a evitar que estas venham a afetar – ou parecer afetar – a sua capacidade de desempenhar com imparcialidade suas responsabilidades profissionais.


ID
1817866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres dos servidores do TRE/PI e das vedações a estes impostas, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética.

Alternativas
Comentários
  • eu li errado e errei. Na hora da prova marque com caneta as palavras importantes da assertiva pra não se confudir.

  • Art. 6º, XVII, do Código de Ética

    Utilizar sistemas e canais de comunicação do Tribunal para propagação e divulgação de trotes, boatos, pornografia, propaganda comercial, RELIGIOSA ou político-partidária;


ID
1817869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o comando por meio do qual um usuário poderá criar um arquivo vazio com o nome arquivo.txt no sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • pwd – Exibe o diretório atual.

    grep – Realiza um filtro por determinado texto.

    ls – Lista os arquivos do diretório.

  • Clássica questão CESPE. O comando touch é para (entre várias ações) criar um arquivo vazio no Linux.

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • (CESPE/ANATEL/TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2012) O comando touch é utilizado para criar um arquivo vazio. C

  • Complementando:

    echo - é um comando disponível no Linux que apresenta um texto na tela de um terminal de computador. É um comando utilizado em scrips para exibir mensagens na tela ou em um arquivo.

  • Cynthia Tristão não só no Linux , o prompt do DOS também utiliza ele 

  • A) pwd - exibe o nome do diretório atual.

    B) echo - escreve argumentos na saída padrão

    C) grep - procura padrões em um arquivo.

    D) Correta.

    E) ls - lista o conteúdo de um diretório

    Fonte: http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/index_guia.html#letra_

  • Fernando, comenta mais as questões de linux, não te vi mais nestas questões. Não nos abandona.

  • O touch: cria um arquivo vazio  “foo.txt”

    Também pode alterar data e hora de modificaçao para  “agora”

    Obs:  o comando:    >arquivo.txt é mais rapido que o touch para criaçao de arquivos.

  • Grande Fernando Nishimura!

  •  

    O TOUCH muda a data e hora que um arquivo foi criado. Também pode ser usado para criar arquivos vazios. Caso o touch seja usado com arquivos que não existam, por padrão ele criará estes arquivos.
     

  • Meu Deus !!!!!!!!!!!!!!!!!! Não acerto uma de LINUX.

  • O único jeito de acertar esse tipo de questão é o concurseiro se aprofundar sobre esse tema, comandos do linux, que está - inclusive - sendo cobrado em muitas provas. 

     

    Para isso, eu recomendo que você comece assistindo, com calma, essas aulas: https://www.youtube.com/watch?v=ct3odjkNmIo

     

    Lembre-se esse tipo de questão pode ser o diferencial numa prova de concurso público.

  • Só um adendo, para o comando apresentado na letra B ficar certo teria que ter dois símbolos de maior ">>", ou seja, após o comando touch arquivo.txt se eu digitasse echo "Oi, mundo" >> arquivo.txt, apareceria no arquivo.txt a frase "Oi, mundo".

  • "oi mundo" ?????

  • QUESTÕES LINUX SÃO TENSAS, KKK

  • Alguns Comandos Línux:

     

    ls = Listar ítens em um diretório ex: ls /home/imagens.

    mkdir = Criar Diretório.

    rm = Apagar Diretório com Arquivos. 

    rmdir = Apagar Diretório Vazio.

    cd = Mudar de Diretório.

    cd .. = Voltar.

    mv = Mover ou Renomear Arquivo.

    ps = Processos em Execução.

    shutdown -h = Desligar.

    shutdown -r = Reiniciar.

    grep = Busca por padrões em algum documento.

    ud = Utilização de HD.

    touch = Criar arquivo vazio.

    pwd = Mostrar o caminho até o Diretório Atual.

    passwd = Senhas

  • dois comandos que caem muito no cespe:

    TOUCH: cria um novo arquivo vazio

    GREP: Procura um arquivo por um padrão 

     

    sabendo disso ja mata um monte de questão.

    GABARITO ''D''

  • Touch - cria um arquivo vazio

    Nano- cria um arquivo de texto

  • "oi mundo"   

  • LINUX + CESPE = "oi mundo"!!

    Sabia que eram alienígenas...

  • Touch: Criar arquivos vazios.

     

    Gab.: D

  • Se atentem aos sinais que não são permitidos para salvar aquivos.

    A única alternativa que não tinha sinais é a letra D) touch arquivo.txt.

    Ps: gostei do ''oi mundo'' kkk

  • O comando touch é para (entre várias ações) criar um arquivo vazio no Linux.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Sinais não são permitidos para salvar aquivos e a única alternativa que não tinha sinais é a letra D) 

  • Esse Nishimura é uma Fraude, ja é a terceira questão comentada por ele com comentário ridículo não explica nada.

  • Tá criando um arquivo novo ? TOUch

    Piada tosca, mas pode te ajudar a memorizar

  • O famoso BASIADO.

    RUMO A PCDF.

    GAB: LETRA: D

  • Gabarito:Letra D

    TOUCH

    O comando touch é usado para atualizar as informações sobre as datas de último acesso e última modificação de um

    arquivo.

    Todavia, se o arquivo não existir, ele é criado, por padrão. Isso faz o touch ser muito utilizado para criar arquivos vazios, através do comando touch [arquivo].

    Sintaxe:

    $ touch [opções] [arquivo]

    Opções:

    -a: Modifica apenas a data do último acesso;

    -c: Não cria arquivos, caso eles não existam;

    -m: Modifica apenas a data de modificação;

    -t: A data e hora a ser utilizada para o último acesso

    ou última modificação. O formato utilizado é

    MMDDhhmm (mês, dia, hora e minuto);

    Bons estudos!

  • Entre as alternativas, o único comando que pode criar arquivos vazios é o TOUCH, que além de criar arquivos pode ser utilizado para mudar parâmetros de acordo com a utilização de suas flag’s.

    Gabarito: alternativa D.

  • touch [opções] arquivo

    Este utilitário permite alterar a data e a hora do último acesso e/ou data de modificação de um arquivo.

    • -a : altera apenas a data do útimo acesso.
    • -c, −−no-create : não cria qualquer arquivo.
    • -m : altera apenas a data de modificação do arquivo.
    • -t [[CC]YY]MMDDhhmm[.ss] : define o tempo a ser usado pelo utilitário ao invés do tempo atual.
    • −−help : exibe as opções do utilitário.
    • −−version : mostra informações sobre o arquivo.
    • Se o arquivo teste não existe, o comando

    touch teste

    cria um arquivo vazio.

    • Para alterar as datas de modificação e de acesso do arquivo teste para 12:31 do dia 01/05 do ano corrente, digite

    touch -t 05011231 teste

    • Para atualizar as datas de todos os arquivos do diretório corrente, digite

    touch *

    • Se as opções não especificarem qual data deve ser alterada, o utilitário altera as duas datas do arquivo: acesso e modificação.

    Fonte: https://guialinux.uniriotec.br

  • GAB D

    PMAL 2021

  • GAB. D

    Touch: Criar arquivos vazios.

  • Que cara preguiçoso esse NICHICHUTE! Não se presta nem para comentar as demais alternativas.

  • GAB: D

    touch: é usado para criar arquivos.


ID
1817872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

          Um usuário, servindo-se do Microsoft Excel, deseja simular o valor de um investimento em uma instituição financeira, com base nos seguintes dados: quantidade de parcelas do investimento, taxa de rendimento anual, juros constantes e investimento feito em cada parcela.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a função a partir de cuja execução o usuário poderá simular o valor que será obtido ao final do período de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    VF, calcula o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante.


    https://support.office.com/pt-br/article/VF-Fun%C3%A7%C3%A3o-VF-2eef9f44-a084-4c61-bdd8-4fe4bb1b71b3

  • A função ARRED arredonda um número para um número especificado de dígitos. Por exemplo, se a célula A1 contiver 23,7825 e você quiser arredondar esse valor para duas casas decimais, poderá usar a seguinte fórmula:

    =ARRED(A1, 2)

    O resultado dessa função é 23,78.


    CORREL Retorna o coeficiente de correlação dos intervalos de célula da Matriz1 e Matriz2. Use o coeficiente de correlação para determinar a relação entre duas propriedades. Por exemplo, você pode examinar a relação entre a temperatura média de um local e o uso de aparelhos de ar condicionado.

    https://support.office.com/pt-br/article/CORREL-Fun%C3%A7%C3%A3o-CORREL-995dcef7-0c0a-4bed-a3fb-239d7b68ca92

  • VF: valor futuro

    Retorna o valor futuro de um investimento de acordo com os pagamentos periódicos e constantes e com uma taxa de juros constante.

    Sintaxe

    VF(taxa;nper;pgto;vp;tipo)

    Taxa  é a taxa de juros por período.

    Nper é o número total de períodos de pagamento em uma anuidade.

    Pgto  é o pagamento feito a cada período; não pode mudar durante a vigência da anuidade. Geralmente, pgto contém o capital e os juros e nenhuma outra tarifa ou taxas. Se pgto for omitido, você deverá incluir o argumento vp.

    Vp  é o valor presente ou a soma total correspondente ao valor presente de uma série de pagamentos futuros. Se vp for omitido, será considerado 0 (zero) e a inclusão do argumento pgto será obrigatória.

    Tipo  é o número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento dos pagamentos. Se tipo for omitido, será considerado 0.

  • ALTERNATIVA: B

     

    FOI ASSIM... ALGUMAS FÓRMULAS DO EXCEL SÃO EM INGLÊS ENTÃO PENSEI: "FINANCIAL VAULE" (TIPO VALOR DO FINANCIAMENTO) E NÃO É QUE DEU CERTO...!!!

    É BOBAGEM, EU SEI, MAS ESSA "TÉCNICA" JÁ ME AJUDOU EM algumas QUESTÕES DE LINUX TBM...

  • O Microsoft Excel é o programa de pacote do Microsoft Office que permite uma edição de massa de trabalho, que pode conter uma ou mais planilhas de cálculos.
    Ele pode trabalhar com vários planos de cálculos, também chama folhas de dados.
    Nas planilhas, as células podem armazenar valores numéricos, textos, dados ou valores lógicos. Além dos valores constantes, é possível inserir as células Fórmulas e Funções, que são variáveis, produzindo resultados diferentes de acordo com os valores constantes existentes nas células referenciadas.

    A função MÉDIA é calcular uma média aritmética simples dos valores numéricos de informações. Somará e dividir pela quantidade de itens somados.
    A função ARRED é para arredondar um número, de acordo com a quantidade de casas decimais informadas.
    A função CORREL é retornar ou coeficiente de correlação entre dois conjuntos de informações.
    A função SOMA é para somar os valores numéricos de informações.
    A função VF é retornar valor futuro de um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, uma taxa de juros constante.
    Ela pode ser usada para calcular o Pagamento Parcelado ou para saber ou retornar um Investimento.

    Sua sintaxe é = VF (taxa, nper, pgto, [vp], [tipo])
    A sintaxe da função VF tem os seguintes argumentos:
    - Taxa Obrigatória. A taxa de juros por período.
    - Nper Obrigatório. O número total de pagamentos de pagamento em uma anuidade.
    - Pgto Obrigatório. O pagamento feito a cada período; não pode mudar durante a vigilância da anuidade. Inclui, pgto Contém o capital e os juros e nenhuma outra tarifa ou taxas. Se pgto para omitido, você deve incluir o argumento vp.
    - Vp Opcional. O valor presente ou um total total correspondente ao valor presente de uma série de pagamentos futuros. Se vp para omitido, será considerado 0 (zero) e a inclusão do argumento pgto será obrigatória.
    - Tipo opcional. O número 0 ou 1 e indica como dados de vencimento dos pagamentos. Se o tipo for omitido, será considerado 0.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • essa eu fui pela lembrança das minhas aulas de administração financeira na faculdade há 10 anos atrás...VF( VALOR FUTURO) VP(VALOR PRESENTE)...conhecimento é soma mesmo..va,o que vamo, estamos na reta final- inss -2016

  • Fui no chute também pela Adm Financeira kkk
  • Também acertei! Galera melhor não espalhar o chute o examinador deve dar uma olhadinha no QC kkk

     

  • Eu também, acertei no chute.... kkkkkkk e cada questão que pense....

  • Errei, mas vamos lá!!

     

    https://support.office.com/pt-br/article/VF-Fun%C3%A7%C3%A3o-VF-2eef9f44-a084-4c61-bdd8-4fe4bb1b71b3

    VF, uma das funções financeiras, calcula o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante. Você pode usar VF com pagamentos periódicos e constantes ou um pagamento de quantia única.

  • VF, uma das funções financeiras, calcula o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante.

     

    VF(taxa,nper,pgto,[vp],[tipo])

    Para obter uma descrição completa dos argumentos em VF e para obter mais informações sobre as funções de anuidade, consulte VP.

    A sintaxe da função VF tem os seguintes argumentos:

    Taxa    Obrigatório. A taxa de juros por período.

    Nper    Obrigatório. O número total de períodos de pagamento em uma anuidade.

    Pgto    Obrigatório. O pagamento feito a cada período; não pode mudar durante a vigência da anuidade. Geralmente, pgto contém o capital e os juros e nenhuma outra tarifa ou taxas. Se pgto for omitido, você deverá incluir o argumento vp.

    Vp    Opcional. O valor presente ou a soma total correspondente ao valor presente de uma série de pagamentos futuros. Se vp for omitido, será considerado 0 (zero) e a inclusão do argumento pgto será obrigatória.

    Tipo    Opcional. O número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento dos pagamentos. Se tipo for omitido, será considerado 0.

     

    fonte: https://support.office.com/pt-br/article/VF-Fun%C3%A7%C3%A3o-VF-2eef9f44-a084-4c61-bdd8-4fe4bb1b71b3?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR

  • Nada é fácil , tudo se conquista!

  • Dois conceitos que se utilizam na produção de Software chamam-se usabilidade e ergonomia que estão relacionados a quão facil e intuitivo é o software para o usuário, de maneira que a sua carga cognitiva se torne a menor possível quando fizer uso do mesmo. Um dos critérios ergonômicos corresponde ao significado dos códigos e denominações segundo o qual os códigos das interfaces devem ser representativos do conteúdo que veiculam (ex.: M- Masculino, F- feminino em vez de 1 - homens e 2 - mulheres) e as abreviações devem ser de fácil interpretação (Cybis, Walter 2010).

     

    Com base nessa informação e sabendo que os aplicativos do Office são destinados a usuários dos mais variados níveis de conhecimento e proficiência na informática, deve-se esperar que as siglas, fórmulas, etc., sejam de fato relacionadas ao conteúdo que veiculam a fim de que o uso do software se torne mais fácil e agradável ao usuário.

  • Chute na gaveta 

  • Prezados,

    O comando da questão pergunta qual fórmula poderia ser aplicada para simular o valor de um investimento.

    A  função MÉDIA informa a média aritmética e não atenderia esse propósito. 
    A função  ARRED arredonda um número e não atenderia esse propósito.
    A função CORREL retorna o coeficiente de correlação entre 2 conjuntos de dados, e não atenderia esse propósito.
    A função SOMA simplesmente soma , e não atenderia esse propósito.

    A única função que atenderia o que pede o enunciado é a função VF, que retorna o valor futuro de um investimento.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • E eu dizendo que as aulas de Matemática Financeira não tinham me servido pra nada....

  • Essa é pra concurseira que já foi gerente de Banco por muitos anos, rsss..pelo menos serviu pra alguma coisa kkkk

  • Prof Rangel:

    O comando da questão pergunta qual fórmula poderia ser aplicada para simular o valor de um investimento.

    A  função MÉDIA informa a média aritmética e não atenderia esse propósito. 
    A função  ARRED arredonda um número e não atenderia esse propósito.
    A função CORREL retorna o coeficiente de correlação entre 2 conjuntos de dados, e não atenderia esse propósito.
    A função SOMA simplesmente soma , e não atenderia esse propósito.

    A única função que atenderia o que pede o enunciado é a função VF, que retorna o valor futuro de um investimento.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • VF : valor futuro
  • Eu resolvi a questão na prova e foi um chute à Pelé, até então eu não conhecia nem a função CORREL e nem a função VF. No meu chute eu imaginei que fosse Valor Financeiro kkkkkkkkkkk. 

     

    Deu Certo, agora aprendi!

  • OLHA A FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ME SALVANDO ... aieuaieuaiuea

  • Quem já estudou um pouco de Matemática Financeira e aprendeu o básicão de HP12c matava essa.

  • VF = VALOR FUTURO

  • nper, pgto, vf, vp

  • curuzes, nunca nem vi....
  • "A função ARRED arredonda um número para um número especificado de dígitos. Por exemplo, se a célula A1 contiver 23,7825 e você quiser arredondar esse valor para duas casas decimais, poderá usar a seguinte fórmula:

    =ARRED(A1, 2)

    O resultado dessa função é 23,78."

    Apenas gostaria de corrigir esse comentário acima, pois muita gente faz anotações através da leitura dos comentários.

    No exemplo da função acima, o Excel vai excluir as casas decimais da condição e arredondar para cima ou para baixo. Se o número for for igual ou maior que 5, arredonda pra cima, se for igual ou menor que 5, arredonda pra baixo. No exemplo acima, o resultado ficaria 23,79.

    Vamos a outro exemplo

    Se a Cédula A1 contiver o nº 54,86743 e eu usar a seguinte fórmula =ARRED(A1;3)

    O número 3 significa o número de casas decimais que serão excluídas. Após isso, basta arredondar (pra cima ou pra baixo, a depender do número).

    O resultado será 54,87

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Entretanto, existe uma outra função bem similar a esta, chamada =TRUNCAR

    Essa função sim apenas apaga o número de casas decimais solicitados e não arredonda o número.

  • Minha contribuição.

    Excel ~> É uma pasta de trabalho, pois é um conjunto de planilhas. Como padrão o Excel possui uma planilha, entretanto pode haver infinitas planilhas.

    -As fórmulas do Excel sempre começam com o sinal de igual (=);

    -Nos cálculos do Excel, primeiro é calculada as operações fortes e depois as fracas;

    Operações fortes: expoente (^), divisão (/), multiplicação (*)

    Operações fracas: adição (+), subtração (-)

    -O Excel não é ilimitado. Total de linhas ~> 1.048.576 Total de colunas ~> 16.384;

    -O Excel não é case-sensitive (não diferencia maiúsculas de minúsculas);

    -Referências relativas vão atualizar. Ex.: C1=B2+C4;

    -Referências absolutas não vão atualizar. Ex.: C1=$B$2+$C$4;

    -É possível dar nomes as células, intervalos e planilhas;

    -É possível fazer cálculos entre planilhas. Ex.: C1=Plan2!A1+Plan3!A1;

    -A função SOMASE, do Excel, executa a soma do conteúdo de células especificadas em um intervalo segundo um critério ou uma condição;

    -PROCV (procurar na vertical) / PROCH (procurar na horizontal).

    Fonte: Estratégia / Prof. Deodato

    Abraço!!!

  • Por DEDUÇÃO. VF= VALOR.

    RESPOSTA: LETRA: B

  • Essa foi no chute kkkkkk
  • Corrigindo o colega Henrique Costa.

    O número 3 em =ARRED(A1;3) significa o número de casas decimais que ficará depois do arredondamento, e não o numero de casa decimais que serão excluídas.

    EXEMPLO: 54,875984

    =ARRED(A1;2)

    O resultado será 54,88

    Ficarão apenas 2 casas decimais. Não serão excluídas apenas 2 casas decimais.

  • qnd comecei a ler a questão eu n sabia a resposta, mas, qnd cheguei ao final, parecia que estava no começo

  • A Cespe bota VP o demônio, duvido se bota Valor Futuro.

  • O cara que chuta uma dessa na hora da prova já perdeu sua alma

  • VF calcula o valor futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante.

    Gabarito letra B. ✅

  • Função Financeira do Microsoft Excel

    VF ( taxa;nper;pgto;vp;tipo)

    Retorna o valor futuro de um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos e uma taxa de juros constante.

    Fonte- Revisão Final (juspodium)

  • Gabarito letra B.

    VF, uma das funções financeiras, calcula o Valor Futuro de um investimento com base em uma taxa de juros constante. Você pode usar VF com pagamentos periódicos e constantes ou em um pagamento de quantia única.

    Fonte: Ajuda do Excel.


ID
1817875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas versões mais recentes do navegador Firefox, é oferecida uma configuração flexível de recursos, que ficam acessíveis a partir do comando about:config. Nesse sentido, assinale a opção correspondente à configuração do Firefox que pode ser modificada para se obter melhor desempenho de acesso à Internet por meio de banda larga ADSL, comparativamente à sua configuração padrão.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Correta. 


    Segue link explicando sobre o network.http.pipelining: 


    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/05/como-acelerar-o-firefox-ativando-funcao-http-pipelining-veja-dica.html

  • medo dessa banca!!! Em informática então...salve-se quem puder!

  • Alterar o network.http.pipelining para true permite que o Firefox abra mais do que uma conexão ao servidor, mas será útil apenas para quem possuir uma boa internet de banda larga. Mesmo assim, o aumento de velocidade é pequeno, além de sempre existir a chance de causar lentidão ou erros. A diferença dos resultados dependerá da estrutura da página da web.

    Alterar a opção network.http.pipelining.aggressive para true pode ajudar muito mais. O navegador fica muito mais rápido.

  • Isso mesmo Cespe, parabéns! Sempre inovando com questões de suma importância para o dia a dia de um servidor e a relação entre o conhecimento e as habilidades necessárias para o trabalho na repartição! Questão oh, supimpa! Até me sinto um ser humano melhor ao ter aprendido isso nesta tarde ensolarada de sexta-feira.

  • Isso é noções de Informática? kkkkk

  • Acredito que o que a banca tenha pedido seja a respeito dos conhecimentos sobre as siglas, HTTP é a única que envolve um protocolo, mas é uma questão mesmo dificil.

  • cespe precisa saber a diferença em noções de informática e doutorado em TI do cão modo avançado

  • É inacreiditavel como estão cobrando noções de informática nas provas de concurso. Deve ser noção de steve jobs. Eles é que estão precisando ter noção do que é prova para TI e o que não é. 

  • Cespe, 

    "Não sou capaz de opinar."

    (Pires, Glória. Oscar 2016)

  • Como a questão pede para obter melhor desempenho de acesso à Internet por meio de banda larga ADSL marquei a alternativa "a" network.http.pipelining, já que network é rede e está relacionado banda larga ADSL.

  • A questão não foi tão difícil assim, por dedução era possível acertar. Como a questão diz sobre acesso à internet, só poderia ser a alternativa "A", relacionada à rede (network). As demais estavam relacionadas à acessibilidade (accessibility) e navegação (browse).

  • Bom, para que o seu Firefox fique mais rápido, você precisa mudar certas chaves do Firefox que vêm desabilitadas por padrão e criar outras.

    Vamos lá:

    Digite "about:config" na campo de endereços do seu Firefox. Use o filtro e edite as chaves abaixo como indicado (basta dar dois clicks sobre a chave para muda-la):

    1.) network.http.pipelining (tipo boolean) = true

    2.) network.http.pipelining.maxrequests (tipo integer) = 32

    3.) network.http.proxy.pipelining (tipo boolean) = true

    4.) network.http.pipelining.firstrequest (tipo boolean) = true

    5.) nglayout.initialpaint.delay = 0

    O que você fez:

    Habilitando as chaves network.http.pipelining e network.http.proxy.pipelining você permite que seu Firefox faça multiplas requisições, ao servidor web, ao mesmo tempo. A chave network.http.pipelining.maxrequests indica o número máximo de requisições múltiplas que serão enviadas, esse valor pode ser alterado por você para + ou para -, vi comentários que 8 é o valor máximo de requisições que podem ser enviadas ao mesmo tempo,mas... talvez sejam comentários:) Já a chave nglayout.ititialpaint.delay indica o periodo de tempo (em milisegundos), depois do servidor responder, que seu Firefox irá começar a apresentar a página.

    E isso aí... Agora é só reiniciar o Firefox e sentir a diferença.

    http://www.dicas-l.com.br/arquivo/turbinando_seu_firefox.php

  • O que nos deixa tranquilos é que a informática do CESPE não é tão diícil... medo!!

  • Sabe qual o melhor de TUDO? É QUE EU GOSTO DESSA MATÉRIA!!!!

  • kkkkkk Morro de rir dos comentários e de medo dessa banca!

  • Acertei porque já fiz esse procedimento antes de começar a utilizar o chrome. Mas de noção de informática não tem nada.


  • Hum... vou tentar isso lá no meu trabalho... a galera vai pensar que sou assim... uma espécie de hacker super nerd, que pode ser contratada pela Microsoft a qualquer momento... Acho q dessa vez consigo aquele aumento de salário, afinal, meu chefe não vai querer me perder... Valeu Cespe!

  • Samara, adorei seu comentário!! Rindo até agora!!! Valeu pela descontração!! kkkkkkk


    Deus nos abençõe e nos dê a coragem necessária para enfrentar a todos esses desafios!!!

  • Samara melhor comentário forever kkkkkkkkk

  • Isso que é aplicar Eficiência e Celeridade Processual à Informática. Deixar o navegador mais rápido que o The Flash

  • #impechemantdocespeja

    #ajudanoxjuizsergiomoro


  • bando de fdp esses caras que fazem estas questões

  • KKKK Que chute doido foi esse que eu dei. o que realmente eu sei é que isso nunca será noções de informática. O que eu fico olhando é o seguinte: você está empatado com alguem na pontuação e dependendo de uma questão para definir quem entra na vaga, aí vem um sortudo e acerta isso, mas você erra, não da vontade de se matar? rsrsrs. Brincadeirinha! bons estudos.

  • raciocínio galera, se vai mexer com velocidade da navegação, lógico que tem q mexer na rede, network..A

  • Também não sabia a resposta, mas a única que tinha a palavra "network" era a alternativa correta.

  • Kkk Meu Deus, deixaria em branco!
  • Isso não comprova nada...!

  • ALTERNATIVA: A

     

    PELO CARGO, 3, ACHEI QUE FOSSE PARA FORMADOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA, FUI LER O EDITAL E PAHHHHHH...

    CARGO 3: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: TAQUIGRAFIA

    REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, acrescido de habilitação em Taquigrafia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe, quando for o caso. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar atividades de nível superior relacionadas com registro, tradução e revisão de notas taquigráficas.

  • Essa veio com o selo 666 de qualidade.

  • esse examinador se passou... deve ser novato no Cespe e quis ser o "diferentão" fique sabendo que sua questao foi ridicula e nao mede conhecimento nenhum, Cespe melhore demita esse examinador que quer queimar o filme da banca!

  • Noções Mother fuckers de informática, esses examinadores dessa banca ficaram loucos -.-'

  • Acertei por dedução,associei  NETWORK - ADSL

  • Nossa... Para, nem dá pra responder... Não há necessidade de uma questão assim em um concurso público, exceto se for específico do cargo, como, por exemplo, técnico de redes de computadores e informática, o que não é o caso... Aff

  • Nessa questão o CESPE tentou imitar a ESAF

  • Cespe, eu só quero uma vaga no serviço público, não fazer parte da tripulação da Enterprise.



    Obrigada.

  • Se isso ai for Noções de informática. Quando vier escrito Conhecimentos especificos de informática nem Bill Gates vai ser aprovado.

  • Belíssima questão pra deixar em branco!  kkkk 

  • Banca nojenta, coloca umas questões sem noção, odeio esta CESPE nojeta.

  • Samara: rainha diva melhor comentário! Morriiiiiiiiiiiiiii

  • ESSA FOI PRA BENEFICIAR ALGUEM!!!!!!!!!

  • É de comê ou de bebê??? caramba!!!!

     

  • PQP!!!

    Qual o Cargo 3?

    Certeza que foi para o TRE?

    Asim como a Bárbara eu também só quero uma vaga no serviço público. Não fazer parte da tripulação da Enterprise.

  • A questão queria saber qual comando necessário para configurar/modificar o desempenho da INTERNET. Logo só procurar qual palavra se associa com INTERNET.

    INTERNET= NETWORKING 

    GABARITO Letra A.

  • assim fica fácil ser umas das únicas provas que ninguém jamais obteve 100%

     

  • Realmente essa questão não é nem de longe "noções de informática". Eu acertei no chute porque lembrei que a palavra pipeline, em inglês, está relacionada às noções de caminho, passagem e andamento. E como a questão queria melhorar as vias de acesso à Internet, fiz a associação. Essa é uma dica: tentar explorar o significado dos termos em inglês.

  • essa pode aparecer 10 vezes q eu vou errar as 10 !!!

  • O concurseiros tem que ter noções de informática, já a banca não tem a menor noção em colocar uma questão deste tipo.

  • Deus tenha piedade de nós!!!! 

  • Prezados,

    A opção que corresponde a configuração para se obter melhor desempenho de acesso à internet é a opção network.http.pipelinig pois ela permite que multiplas requisições sejam feitas antes que as respostas sejam recebidas.

    Fonte : http://kb.mozillazine.org/Network.http.pipelining

    Portanto a alternativa correta é a letra A

  • O importante, e mais difícil, é não se desesperar!

    Dá pra chegar na resposta por eliminação se tiver calma (sei la se esse raciocínio ta certo, mas chega na resposta! kkkk):

     a)network.http.pipelining   (network tem algo a ver com internet... vamos ver a próxima)

     b)accessibility.tabfocus (algo em relação a acessibilidade)

     c)browser.boo kmarks.autoExportHTML (ah, esse é pra exportar para HTML!!)

     d)browser.display.focus_ring_style (Display...style, deve ser algo em relação a aparência, estilo)

     e)security.ssl.require_safe_negotiation (aqui diz respeito à segurança!)

    Vou na A sem muita certeza, mas vai! sadiuhasdiuhasiudhuiasdihasiuhdiuahdsuhas

  • Respondi e acertei por exclusão, esse "network.http.pipelining" foi o único que me remeteu algo relacionado à navegação.

  • Letra (A).

     

       Vejam só, meu vício em jogos online no passado finalmente serviu para alguma coisa!! 

       Lembrei que diversos tutoriais mandavam modificar uma configuração desse tal "pipelining".

     

       Mas se você não perdia tempo na adolescência jogando, dou uma dica: 

     

              Questão pediu para melhorar velocidade de internet através do navegador?

     

       Vá direto onde na alternativa com network

     

    ----------

    At.te, CW.

  • Essa tipo de questão é feita para pessoas que pretendem entrar na nasa e se tornar um Phd em TI.

     

  • Quem sabe se eu  largar tudo pra estudar só informática, um dia eu acerte uma questão dessa.

  • Vou passar a dar um foco especial aos comandos do FireFox, Linux, Microsoft..

     

    A Cespe pede para estudarmos um acervo ENORME, todavia, 1/5 das questões de informática só são sobre comandos. E esse pode ser o diferencial na hora da prova.

  • Noções de informática mandou lembranças...

  • Alguem já teve a curiosidade de saber quantas opções existe na tal about:config ?

    Digite about:config lá no seu firefox, e você vai ver o que teria que decorar para acertar essa questão.

    :/

  •  M I S E R I C Ó R D I A . . . 

  • bem aventurados os que tem um RENATO pra comentar as questões.

  • Essa eu só consegui responder indo por eliminação. Marquei a única opção que fazia referência direta ao acesso à internet kkk

  • As bancas querem eliminar o cadidato, então tem que estudar de acordo com os estilos delas. Ela não se importa com o candidato, se o conteúdo está no edital, então ela poder por questões mais simples a mais complexas como esta.

    Cuidado:

    Pesquisando sobre a questão, poder ultizar esta configuração para melhorar o desempenho do navegador:

    nglayout.initialpaint.delay

     

  • Não sei nem pra onde vai rsrs

  • PREFIRO EXERCER MEU DIREITO DE FICAR CALADO. :X

  • Também respondi por eliminação e chute...

    Algum santo sabe explicar as alternativas? \o/

  • Vou decorar assim: se aparecer na questão pipelining a resposta será melhor desempenho de acesso à internet! Já está mais do que suficiente!  =D Talvez chegue o dia que eu aprenda este assunto como toda a minha alma, como tdo meu ser, mas não será hoje!

     

    pipelining ->  melhor desempenho de acesso à internet!

    pipelining ->  melhor desempenho de acesso à internet!

    pipelining ->  melhor desempenho de acesso à internet!

    pipelining ->  melhor desempenho de acesso à internet!

     

     

  •  

    Acertei a questão com o seguinte raciocínio:

     

    se o enunciado está se referindo à internet (= network), qual alternativa tem alguma relação? network.http.pipelining

     

    Mas que a questão é uma p* falta de sacanagem eu concordo!

     

  • Ao configurar esse recurso (pela extensão configuration mania), na versão 54, algumas mensagens foram exibidas: 

     

     

    * ATENÇÃO: Pipelining é uma função EXPERIMENTAL projetada para agilizar o carregamento das páginas. Entretanto, tal recurso infelizmente não é suportado por alguns servidores e proxies, causando erros.

     

     

    * Enviar pedidos sequenciais(pipilining)--> OBSOLETO A PARTIR DA VERSÃO 54 

     

    Ao fazer uma pesquisa rápida no about:config realmente não é mais listada entre as opções. Faça o teste. 

  • Esse cargo 3 é o que ? Sucessor do Bill Gates ?

  • GABARITO LETRA A

     

     

     

    FIQUEI PUTO,MAS MINHA LÓGICA FOI TENTAR PELA TRADUÇÃO:

     

     

    A)CERTA.network.http.pipelining --->NETWORK ---> REDE --> ACESSO À INTERNET. CHUTEI MESMO KKK

     

    B)ERRADA.accessibility.tabfocus -->  ACESSIBILIDADE --> ABA -- FOCO? HÃ? KK

     

    C)ERRADA.browser.boo kmarks.autoExportHTML --> NAVEGADORES --> MARCADORES --> EXPORTAÇÃO AUTOMÁTICA --> HTML.  HÃ?

     

    D)ERRADA.browser.display.focus_ring_style --> NAVEGADORES --> EXIBIÇÃO --> FOCO ... (NADA PARECIDO)

     

    E)ERRADA.security.ssl.require_safe_negotiation --> SEGURANÇA --> SSL -->EXIGIR...  (É SOBRE SEGURANÇA,ENTÃO DESCARTA)

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.NÃO DESISTAAAM!! VALEEEU

  • TB acertei no chute com pouco de lógica ...

  • Inglês com lógica se acerta essa questão.

  • Nunca nem vi !

  • nunca nem vi!

  • Questão pra deixar em branco! kkkk

    Nível NASA!

  • Ele chutou e é gollll

    Que golaaaaaço

  • Que isso.. Esse pessoal não tem limites!!

  • JESUISSSSSSSS AJUDA NOIS AQUI....

     

    KKKKKKK  TÔ MORRENDO DE RIR COM O BOM HUMOR DA GALERA PRINCIPALMENTE O KOGU

    FUI NO CHUTAÇO POR INTUIÇAO COMO SUPERGIRL

  • só vim ler os comentários kkkkkk

  • gabarito A

    O importante, e mais difícil, é não se desesperar!

    Dá pra chegar na resposta por eliminação se tiver calma (sei la se esse raciocínio ta certo, mas chega na resposta! kkkk):

     a)network.http.pipelining   (network tem algo a ver com internet... vamos ver a próxima)

     b)accessibility.tabfocus (algo em relação a acessibilidade)

     c)browser.boo kmarks.autoExportHTML (ah, esse é pra exportar para HTML!!)

     d)browser.display.focus_ring_style (Display...style, deve ser algo em relação a aparência, estilo)

     e)security.ssl.require_safe_negotiation (aqui diz respeito à segurança!)

    Vou na A sem muita certeza, mas vai! sadiuhasdiuhasiudhuiasdihasiuhdiuahdsuhas

  • Que vontade de cantar igual no estádio de futebol... CESPE.. VAI TOMAR NNNNNNN....  ( ao som do batuque)

  • O que me fez acertar foi o nome pipelining (alternativa A), pois lembrei que esse recurso possibilita que sejam executadas várias atividades ao mesmo tempo fazendo que o sistema se torne mais produtivo.

  • Porr! cara! essas banca c#zeira não quer mais um servidor não, eles querer tbm um cara de TI
    O seu elaborador! seu juvenil se eu te pegar na 0 hora da noite vou te comer na porrada!

  • Amigos eu não uso o fire fox, mas espero ajudar vcs na questão como eu matei ela, sinceramente essa pra min foi nivel hard, mas parem e pensei nas opções, espero ajudar vocês

    network.http.pipelining

     network poderia sera única ligada ao comando da questão que diz ''banda larga

    accessibility.tabfocus

    essa acessibilidade a glo

    browser.boo kmarks.autoExportHTML

    essa não sei

    browser.display.focus_ring_style

    display e style poderia imaginar que era algo do estilo do fire fox

    security.ssl.require_safe_negotiation

    security segurança...

  • Como é múltipla escolha e não da pra deixar em branco. O que fazer? eu fui por tradução como networking é rede, foi ela :) 

  • Essa questão faz parte do grupo: questoes para ngm gabaritar

  • HEAUIJIO sem choro, galera, apenas noções de informática.

  • E ssl nada a ver, a questão pede ADSL
    D style nada a ver com desempenho
    C exportHTML nada a ver com desempenho
    B accessibility nada a ver com desempenho
    A - não sei o que quer dizer, mas chute certeiro.... responderia sem medo

  • Jamais acertaria essa questão kkkkkk

  • Pronto! Estou super capacitado pra assumir qualquer agora. kkkkkkkkkkk

  • Um chute certeiro desse na prova, seria um golaço 

  • kkkkkkk pense no chute certeiro, depois dessa vou jogar na MEGA 

  • vish kkk

  • Cansei desses cometários!!!   Eu ainda não sou bom em informática, erro muitas questões . Porém, não fico reclamando da banca. 

    Essa é uma atitude de perdedor.  Se você quer atingir seu objetivo, entenda que o mundo não é um mar de rosas. Faça o que os aprovados fazem, se adpate à banca e consiga a sua aprovação. 

     

    Para com esse chorro!!! 

  • Sobre o Pipelining:
    HTTP é o protocolo da camada de aplicativos com o qual a maioria das páginas da Web é transferida. No HTTP 1.1, várias solicitações podem ser enviadas antes que qualquer resposta seja recebida. Isso é conhecido como pipelining . O pipelining reduz o carregamento da rede e pode reduzir o tempo de carregamento da página em conexões de alta latência, mas nem todos os servidores o suportam. Alguns servidores podem até se comportar incorretamente se receberem solicitações de pipeline. Se um servidor proxy não estiver configurado, essa preferência controlará se será necessário usar o pipelining.

    fonte: http://kb.mozillazine.org/Network.http.pipelining

    GAB :A

    Genteeee. To preparando um drive com DICAS para o MPU. Quem quiser segue la no insta e só pegar lá no drive (TUDO GRATIS).
    Vou deixar o link na bio do meu insta. (e pra quem for fazer MPPI, já tem simulado la) https://www.instagram.com/adrianarolimb/

  • Não vejo a hora de passar no concurso da Polícia federal pra, lá no departamento, ficar fazendo estas paradas aí, sentirei-me ótimo kkkk

  • Não vejo a hora de passar no concurso da Polícia federal pra, lá no departamento, ficar fazendo estas paradas aí, sentirei-me ótimo kkkk

  • Pra que rumo vai?? kkkk...

  • E o inglês mais uma vez me salvando... 

    Network = Rede. 

  • Inglês nessa hora ajuda :D.. ou pelo menos direciona um pouco. Pq né, pqp nunca que usei qqr um dessses comandos lol

    network --> rede


  • Ótima questão para aprovar quem tem mais sorte.

  • Boa questão!...Para deixar em branco.

  • Letra A

    A opção que corresponde a configuração para se obter melhor desempenho de acesso à internet é a opção network.http.pipelinig pois ela permite que multiplas requisições sejam feitas antes que as respostas sejam recebidas.

    Fonte : 

  • Sei o que está pensando, pula pra outra questão é melhor.

  • Nunca vi isso na vida, mas acertei. Pensei assim:

    Ele quer que a máquina tenha um melhor desempenho. Falou em "desempenho", eu relacionei a "trabalho", que é "work". Então marquei a letra "A", que está escrito "netWORK".

    Se a Cespe ou outra banca perguntar algo parecido, dá pra fazer essa associação.

    Espero ter ajudado.

  • Chute consciente!

    A única alternativa que fala de internet é a letra A.

  • Nunca vi isso na vida, mas acertei a questão me baseando no significado dos termos (em tradução livre)

  • Saudade das noções de internet.... rsrsrs

  • Se vier desse jeito na PCDF já sei que vou ter que continuar estudando pra um outro concurso.

    Ajuda ai CESPE!

  • Ta de sacanagem!!!!!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

  • Rapaz, o "caba" que fez essa questão só podia tá com o "cão nos couro". No have condition.
  • Ainda bem que ninguém falou que essa questão foi fácil. Tava quase desistindo da PCDF kkkk

  • Foi na parte da prova de conhecimentos gerais, imagina se tivesse sido na parte específica.

  • melhorar o desempenho da internet ou rede, só pode ser um comando NETWORK, o resto não faz sentido. NEXT!

  • A opção que corresponde a configuração para se obter melhor desempenho de acesso à internet é a opção network.http.pipelinig pois ela permite que multiplas requisições sejam feitas antes que as respostas sejam recebidas.

    comentário do professor

    A ) network.http.pipelining

  • A cespe as vezes traz questões que é pra a galera que tem sorte no dia acertar sem ter estudado...

  • Essa eu não sabia, mas você mata no inglês

    É bem intuitiva

  • GABARITO: A

  • A questão encontra-se desatualizada, tendo em vista que o comando em questão foi desativado, a partir da versão 54 do Firefox (Gecko 54).

    Veja o que conta no suporte do Mozilla: "Pipeline support was completely removed in Firefox 54. With the advent of HTTP/2 and other speed enhancements, pipelining of HTTP is no longer useful to maintain."

  • isso é o básico??? :/
  • A

    A: network.http.pipelining

  • Esse tipo de questão é que faz a gente desanimar de estudar essa matéria.

  • Primeira coisa que fiz depois de ler a questão foi ver qual era o cargo.

  • Esta é o tipo de questão que vc pula,para não perder pontos.

  • Na teoria: "nossa que lindo! sei tudo de informática! "

    Na prática com questões: "sou horrível e preciso fazer outra graduação na área de TI, só pode"

  • Acho que nem o Bill Gates acertava essa!

  • A CESPE JÁ TEM PRA ONDE MAIS INVENTAR. EM ALGUNS ANOS, ELA VAI COBRAR A GRAMATURA DE CADA COMPONENTE.

  • só fui pelo inglês, pq de resto...

  • Vamos usar um pouco de lógica e eliminação:

    obs: Concordo que é uma questão um pouco covarde e as questões de informática atualmente (pelo menos da CESPE) não cobram conhecimento de conteúdo, mas trabalham com o fim de fazer o candidato errar.

    minha dica: não se frustem, deem o seu melhor e tentem aprender ao máximo . Se na prova cair uma questão absurda dessas todo mundo vai errar então mantenham a calma.

  • A opção que corresponde a configuração para se obter melhor desempenho de acesso à internet é a opção network.http.pipelinig pois ela permite que multiplas requisições sejam feitas antes que as respostas sejam recebidas.

  • tenho impressão que deve ter gente da CESPE com esse app só para rir da nossa DESGRAÇA heheeheh
  • Na verdade nessa questão o Cespe cobra mais maldade do concurseiro do que conhecimento... E o famoso, chuta com lógica ai que você acerta amigão

    Se traduzirmos as questões a unica que tem algo relacionado com internet, em tese, seria a letra a.

    Network --> rede

    Acessibilittty --> acessibilidade

    Browser --> Navegador

    Broswer --> navegador.

    security ---> segurança

    As vezes nem sempre é decorar, ou saber, as vezes tu tem que pensar que o examinador tá surtado e louco pra te ferrar, olhar na cara dele é gritar: HOJE NÃO LADRÃO, HOJE NÃO!!!

  • Fui no chute lógico, a única opção que tinha algo com internet, conexão, rede foi a A, network!

    E deu certo kkkk

  • network tu tem q relacionar a melhor desempenho atraves da banda larga

  • "Eu sabia essa com laranjas"

    CHAVES

  • Cargo: Doutorado em TI

    O que acontece ao usar o comando Ctrl + W no Chrome?

    A) Fecha a janela atual.

    B) Aciona o propulsor da nave que está sendo elaborada pela Nasa.

    C) Explode o compiuter.

    D) Atualiza o Windows 7 para o Windows 10 instantaneamente.

    Cargo: Assistente de Gari

    Qual é o radiano da hipotenusa que se chama Sistema Operacional?

    A) Cinza

    B) Árvore

    C) Brócolis

    D) Sol

    E) Marte

    F) Bauman

    G) Paulo Freire

    H) Informática Básica

  • LETRA A

  • nessas horas, a única opção é apelar pro seu conhecimento em inglês e rezar! as orações foram atendidas hahaha

  • Ainda bem que sei algumas coisas de inglês!! kkkkk

  • Editor de configurações do Firefox (about:config) mostra as configurações do Firefox conhecidas como preferências, que são lidas a partir dos arquivos prefs.js e user.js no seu perfil do Firefox e dos padrões do aplicativo. Muitas destas preferências são configurações avançadas que não estão presentes no painel Opções .

    à digite about:config e tecle Enter. (Pode aparecer uma página de alerta)

    1)  Abrir novas abas no fim = browser.tabs.insertRelatedAfterCurrent.

    2) Acabar com o delay na hora de instalar plugins = security.dialog_enable_delay

    3) Ativar pré-visualização de abas = browser.ctrlTab.previews 

    4)  Aumentar a economia de banda: network.prefetch-next 

    5)  Melhorar o desempenho = network.http.max-connections

    6 ) Desative as caixas de informação = browser.chrome.toolbar_tips

    7) Abrir resultados de busca em nova aba = browser.search

  • Cara, eu acertei essa porque lembrei de algum conteúdo sobre Conexões Cliente-Servidor do HTTPS, em que a conexão persistente permite a ocorrência do Pipeline, que seria basicamente o envio de novas informações antes mesmo da resposta de uma requisição anterior chegar. Pensei: "bem, faz sentido, tem a ver com velocidade, vai nessa mesmo"

  • se souber inglês, mata essa

  • Acertei, mas nem sei como. Nem quero saber.

  • É uma questão mais de inglês do que de informática…

  • Pessoal, seguem algumas palavras chave nas alternativas que poderíamos utilizar para encontrar a resposta:

    A

    network.http.pipelining Lembrem-se que o HTTP é protocolo de transferência de páginas hiper-textos. Logo, alguma alteração aqui poderia acelerar a transferência de páginas web.

    Sobre o recurso "pipelining": O pipelining HTTP é uma técnica na qual várias solicitações HTTP são enviadas em uma única conexão TCP sem aguardar as respostas correspondentes (ACKs).

    B

    accessibility.tabfocus Aparentemente é um recurso de acessibilidade. Não poderia acelerar a transferência de páginas web

    C

    browser.bookmarks.autoExportHTML Aparentemente é um recurso de favoritos (bookmarks). Não poderia acelerar a transferência de páginas web

    D

    browser.display.focus_ring_style Aparentemente é um recurso de visualização/estilo da página. Não poderia acelerar a transferência de páginas web

    E

    security.ssl.require_safe_negotiation Aparentemente é um recurso de segurança, com algum parâmetro envolvendo o protocolo SSL. Não poderia acelerar a transferência de páginas web

    Bons estudos!

  • Só acertei não sei como, por causa de HTTP
  • Rapaz... sinceramente eu nem me atrevi a tentar responder. Aí é cara ou coroa. Se fosse de C ou E, deixaria em branco com toda certeza.

  • que djabo é isso, ein?

  • Questão para deixar em branco.

  • Saudade das noções de informática.... rsrsrs

  • Se acertou, parabéns, a NASA está de olho em você!

  • Vou bater palmas pra sua pergunta CESPE.

  • O cespe quer saber qual candidato sabe chutar questões! kkkkkkkk

  • Pulem as questões para cargos específicos, a não ser que estejam estudando para os mesmos.
  • Questão nível alienígena!

  • Djabo é isso ! Hahahaha

  • Numa prova de certo ou errado muito provável que eu arregava pra banca, mas numa prova de alternativas é preciso tentar ao máximo usando o raciocínio.

    "assinale a opção correspondente à configuração do Firefox que pode ser modificada para se obter melhor desempenho de acesso à Internet por meio de banda larga ADSL, comparativamente à sua configuração padrão."

    Network significa rede e é a única alternativa plausível sobre o que pode ser uma configuração que pode melhorar o desempenho de acesso à rede.

    Gabarito: Letra A

  • Essa foi no chute. A única alternativa que aparece "network" é a A, portanto, foi nessa. As demais relacionam ao navegador, acessibilidade e segurança/certificados.

  • Essa questão está no padrão NASA, Cespe sendo Cespe.


ID
1817878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Navegadores de Internet, como o Firefox, a partir de uma instalação padrão no sistema operacional Windows 8 que não sofra nenhuma modificação posterior à instalação, ao baixarem um arquivo com a extensão .pptx da Internet, automaticamente gravam esse arquivo na pasta

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Como padrão, alguns navegadores ao baixarem arquivos salvam diretamente na pasta "Downloads".
  • Alternativa correta: E. 


    A pasta download serve para armazenar arquivos baixados da internet, independentemente do formato. 
  • Cespe fazendo questao assim.........

  • ~tem alguns concurseiros que ver questão assim reclama, assim fica fácil a cespe não honra quem está estudando, eu discordo desses canditos, porque uma questão fácil não irá fazer você passar e sim o seu conhecimento geral e amplo foco força e fé que iremos conseguir tudo que almeijamos amém. 

  • O padrão sempre é a pasta downloads, tanto firefox quanto chrome.

  • Falou baixar é automaticamente pasta downloads.

  • Falou em automaticamente... Download

  • Agora OK.  Condiz com o tema Noções de Informática.

    Isso sim são noções.

  • Baixar um arquivo: downloads

    Lembrando que se pode configurar para baixar em qualquer um dos outros !!

  • Se fosse no Linux, qual seria a pasta?

  • Cespe???? Sério? kkkkkk

  • ACERTEIIII UMA QUESTÃO DE INFORMÁTICA \0/  

     

     

  • Arquivos PPTX são Arquivos de dados primariamente associados ao Power Point Microsoft Office Open XML Format Presentation (Microsoft Corporation). Tipos adicionais de arquivos também podem utilizar a extensão de arquivo PPTX.

    Como abrir seu arquivo PPTX:

    Programa para arquivos PPTX:

     

    A forma mais rápida e simples de abrir seu arquivo PPTX é dar um duplo clique no mesmo. Isto permite que a inteligência do Windows decida o aplicativo correto de software para abrir seu arquivo PPTX.

    No caso de seu arquivo PPTX não abrir, existe uma grande possibilidade de que você não possua o aplicativo software correto instalado em seu computador para visualizar ou editar as extensões de arquivo PPTX.

    Caso seu computador abra o arquivo PPTX, mas seja com o aplicativo errado, você precisará modificar suas configurações de associação de arquivo no registro do Windows. Em outras palavras, o Windows está associando as extensões de arquivo PPTX com o programa errado.

     

    GABARITO "E" 

    BONS ESTUDOS 

  • A CESPE é típico mulher de malandro, nessa mesma prova e para o mesmo cargo ela colocou uma questão perguntando sobre a configuração do Firefox para melhorar a segurança e não sei o que.. dá com uma e tira com duas depois! 

  • Com fé , chegaremos lá!

  • baixar arquivos da internete em regra vai para pasta dowloandws.

     

  • Prezados,

    Conforme imagem abaixo, vemos que por padrão os arquivos serão salvos na pasta Downloads





    Portanto a alternativa correta é a letra E.


  • LETRA "E" CORRETA.

    INDEPENDENTE DO FORMATO DO ARQUIVO (DOCX, PPX, DOC, PPTX, ETC) POR PADRÃO QUALQUER DOWNLOAD SERÁ ARMAZENADO NA PASA "DOWNLOADS".

  • A questão é fácil, mas a redação é uma loucura.. coisas da CESPE rs..

  • Navegadores de Internet, (ISSO AQUI É PRA TI ENGANAR)como o Firefox, a partir de uma instalação padrão no sistema operacional Windows 8 que não sofra nenhuma modificação posterior à instalação, ao baixarem um arquivo com a extensão .pptx da Internet, automaticamente gravam esse arquivo na pasta DOWNLOADS.

     

     

     

  • Ao se baixar arquivos da Internet, salva-se diretamente em downloads.

  • Falou em browsers/navegadores de internet + armazenamento: Download.

  • a questão é tão fácil que o cara termina desconfiando de tudo e caba errando.

  • Os arquivos sob a extensão PPTX são usados ​​para indicar os arquivos de apresentação criados por PowerPoint da Microsoft

  • falou EM baixar?DOWNLOADS

    GAB: E

  • Minha contribuição.

    Pasta Downloads

    A pasta de downloads do Windows é uma pasta padrão que é usada como uma pasta para salvar arquivos, software ou programas baixados on-line. Você pode acessar os arquivos e dados mais baixados na pasta de downloads. Também armazenará e salvará automaticamente todos os arquivos, programas e softwares baixados para você.

    Navegadores de Internet, como o Firefox, a partir de uma instalação padrão no sistema operacional Windows 8 que não sofra nenhuma modificação posterior à instalação, ao baixarem um arquivo com a extensão .pptx da Internet, automaticamente gravam esse arquivo na pasta downloads. (Cespe)

    Obs.: Lembrando que você pode configurar isso.

    Fonte: br.easeus.com

    Abraço!!!

  • Pasta Downloads

    A pasta de downloads do Windows é uma pasta padrão que é usada como uma pasta para salvar arquivos, software ou programas baixados on-line. Você pode acessar os arquivos e dados mais baixados na pasta de downloads. Também armazenará e salvará automaticamente todos os arquivos, programas e softwares baixados para você.

    Navegadores de Internet, como o Firefox, a partir de uma instalação padrão no sistema operacional Windows 8 que não sofra nenhuma modificação posterior à instalação, ao baixarem um arquivo com a extensão .pptx da Internet, automaticamente gravam esse arquivo na pasta downloads. (Cespe)

    Obs.: Lembrando que você pode configurar isso.

  • CESPE MALANDRINHA

  • Alternativa correta: E. 

    A pasta download serve para armazenar arquivos baixados da internet, independentemente do formato. 

  • LETRA E

  • A extensão foi apenas pra tentar enganar. Por padrão, todos os arquivos baixados vão para a pasta download.

  • Creio que não seja vá automaticamente como estão comentando.

    O usuário pode configurar e escolher a página que quer armazenar o arquivo baixado,

    não necessariamente, na página de Downloads.

    Erros? mandem msg!!

  • tem que cair uma dessa na minha prova

  • Windows 8 é o maior lixo que a Microsoft ja inventou kkkk Sorte que eles viram a merd4 que fizeram e o windows 10 eles deixaram mais parecido com o 7, que foi o melhor SO ja lançado até hoje

  • Por padrão os arquivos baixados na internet ficam salvos na pasta downloads.

    PCRN / PCCE/ PMAL

  • A banca usou a extensão do arquivo para confundir. A resposta correta é a letra E.


ID
1817935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que o domínio de conhecimentos adequados e de habilidades para gerenciamento de um projeto podem contribuir para o alcance dos resultados desejáveis no âmbito desse projeto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • na letra B com certeza o presidente não é o único patrocinador e se os demais não tocarem o barco pra frente o projeto não sai.

  • ué, mas quem DESENVOLVE proposta não é o fornecedor!?!?

  • Alguem consegue indicar o erro na alternativa D??

  • Letra D- Planejamento: definir os objetivos, depois as ações. 

  • Alguém indica algum material para estudar esse tema??

  • Explicando a alternativa D:
    A fase inicial do ciclo de vida de um projeto começa na Iniciação e não com o planejamento. Acredito ser isso...

  • Lucas Costa, o Guia PMBOK 5ª edição é extenso e muito técnico, mas ajuda bastante.

  • Patrocinador: pessoa ou grupo que fornece os recursos e suporte para o projeto, programa ou portfólio, e é responsável pelo sucesso do mesmo. (PMBOK 5, pág 555 do pdf).

  • LETRA E, correta!

     

    a) O escopo de um projeto deve ser definido e estruturado de forma global, porque, se o projeto for subdividido em pedaços ou pacotes de trabalho, isso comprometerá o alcance do resultado esperado (ERRADO).

     b) O patrocinador de um projeto corporativo em um TRE é o presidente do tribunal (ERRADO, não há somente um patrocinador), pois, sem o apoio da principal autoridade da organização, o projeto não se concretiza.

     c) Entre as habilidades desejadas de um gerente de projeto para dirigir e envolver a equipe na execução de tarefas, devem predominar as habilidades técnicas. - ERRADO. Não deve predominar nenhum tipo de habilidade, todas são igualmente importantes.

     d) A fase inicial do ciclo de vida de um projeto começa com o planejamento das ações que darão sustentação à execução de uma estratégia. - ERRADO, começa com a Iniciação.

     e) Gestão de Integração de Projetos e Gestão de Aquisição de Projetos são áreas de conhecimento de gestão do PMBOK que englobam a identificação, a seleção de projetos e o desenvolvimento de propostas. CORRETA!

     

    Se tiver algum erro, por favor me corrijam via mensagem.

  • Esta questão deveria ser anulada. Na alternativa e), as nomenclaturas corretas de acordo com o PMBoK 5ª Edição são: Gerenciamento da integração do projeto e Gerenciamento das aquisições do projeto.

  • a) O escopo de um projeto deve ser definido e estruturado de forma global, porque, se o projeto for subdividido em pedaços ou pacotes de trabalho, isso comprometerá o alcance do resultado esperado.

    A subdivisão de trabalho é feita sim através da EAP (Estrutura Analítica de Projetos), portanto, não compromete o resultado.

     

    b) O patrocinador de um projeto corporativo em um TRE é o presidente do tribunal, pois, sem o apoio da principal autoridade da organização, o projeto não se concretiza.

    Patrocinador fornece recursos e suporte e tem a responsabilidade pelo sucesso do projeto. Não necessariamente o presidente do TRE será o patrocinador.

    c) Entre as habilidades desejadas de um gerente de projeto para dirigir e envolver a equipe na execução de tarefas, devem predominar as habilidades técnicas.

    São 3 os níveis de habilidades:

    - Conceituais: predominam na alta administração (nível estratégico)

    - Humanas: presentes em todos os níveis

    - Técnicas: predominam na adm. operacional (nível operacional)

    No nível tático onde se insere a Gerência de Projetos existe o EQUILÍBRIO entre as 3 habilidades, portanto não há predomiância de habilidades técnicas.

    d) A fase inicial do ciclo de vida de um projeto começa com o planejamento das ações que darão sustentação à execução de uma estratégia.

    Fases do ciclo de vida do projeto:

    - Iniciação

    - Organização

    - Execução

    - Encerramento

    Começa com a INICIAÇÃO.

    e) Gestão de Integração de Projetos e Gestão de Aquisição de Projetos são áreas de conhecimento de gestão do PMBOK que englobam a identificação, a seleção de projetos e o desenvolvimento de propostas. CORRETA

    O PMBOK abrange 10 áreas do conhecimento, entre elas: Integração e Aquisição.

     

    Fonte: PMBOK 5ª edição e minhas anotações

  • Áreas de conhecimento do PMBOK 5:

     

    1 - Integração

    2 - Escopo

    3 - Tempo

    4 - Custo

    5 - Qualidade

    6 - Recursos Humanos

    7 - Comunicalçao

    8 - Risco

    9 - Aquisição

    10 - Partes interessadas

  • Creio que essas atividades citadas na alternativa E são executadas antes mesmo de iniciar um projeto, conforme o trecho abaixo de uma apostila da ENAP.

     

    seleção do projeto, na maioria dos casos, é uma etapa anterior ao próprio projeto. Após a proposta de um projeto, a insttuição deverá realizar uma análise de viabilidade. Após esse estudo, a insttuição, por meio de seus representantes, deverá decidir sobre a realização ou não do projeto.

      

    Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2408/3/Gerenciamento%20de%20projetos_Apostila.pdf

  • LETRA E


    Desculpe-me meus nobre, mas não posso concordar que a LETRE E esteja correta.


    Gestão de Integração de Projetos e Gestão de Aquisição de Projetos são áreas de conhecimento de gestão do PMBOK que englobam a identificação, a seleção de projetos e o desenvolvimento de propostas.


    No Pmbok quem é responsável pela seleção de PROJETOS é o Gerenciamento de PORTEFÓLIOS. Ao meu ver há uma ambiguidade na alternativa apontada como correta.


    "O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir

    produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. A organização pode ser tanto o comprador

    quanto o vendedor dos produtos, serviços ou resultados de um projeto.

    O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle

    de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos

    por membros autorizados da equipe do projeto.

    O Gerenciamento das aquisições do projeto também inclui a administração de todos os contratos emitidos por

    uma organização externa (o comprador) que está adquirindo os resultados do projeto da organização executora

    (o fornecedor), e a administração das obrigações contratuais atribuídas à equipe do projeto pelo contrato."


    PMBOK 5, p. 355

  • A Gestão de Aquisições de Projetos nada tem a ver com a identificação, a seleção de projetos e o desenvolvimento de propostas, conforme afirma a letra E, dada como correta pela banca.

    O Gerenciamento das Aquisições do Projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

  • Nossa senhora.. o item E não está certo! A banca misturou duas áreas de conhecimento (até ae OK) associando processos de gerenciamento nada haver...