-
Letra (e)
A Gestão por Competências é caracterizada por um modelo de gestão empresarial que enfatiza a dependência entre as competências organizacionais e individuais, uma vez que são as pessoas que ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto. Com isso entre todas as mudanças que estão ocorrendo no processo de gestão de pessoas, provavelmente a mais abrangente é a tendência de deslocamento no foco dos cargos para o foco das competências das pessoas.
Fonte: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/731439.pdf
-
Destaque para os erros.
a) O processo de gestão por competências é focado nas
competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação
com as competências corporativas por estas serem patrimônio
organizacional.
b)Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avalição
de desempenho por competências é vantajosa porque elimina
a subjetividade do avaliador.
c) O mapeamento de competências é um processo periódico para
avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos,
habilidade e atitudes.- Trata-se de avaliação de desempenho
d) As competências individuais são o conjunto de capacidades
cuja observação independe da mobilização do indivíduo para
a realização de uma ação específica.
e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e
fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o
patrimônio de conhecimentos da organização. (CORRETA)
-
Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .
-
Vamos marcas as questões de gestão de pessoas, administração geral e AFO para comentário, para ver se o QC coloca professores para comentá-las.
-
a) errada. competencia é termo associado a pessoas e estratégia(organização)
b) errada:não elimina a subjetividades pois há entrevistas, observações são instrumentos de mapeamento que podem gerar subjetividade.
c) errada.mapear é identificar competencias.
d)errada. competencias individuais são aquelas que ele aprende e desenvolve.
e)Conhecimento(saber),
habilidade(saber fazer)," concretizou"
atitude(querer fazer),"Pôs em prática".
-
Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .
-
Meu Resumo do material do estratégia : segundo Dutra , competência é colocar em prática o que se sabe em determinado âmbito , marcada geralmente pelas relações de trabalho , cultura da organização , pelas contingências e diversas limitações .
Competência organizacional , são aquelas competências que possibilitam à instituição alcançar os seus objetivos estratégicos;
gestao de competência , deve estar inserida dentro da gestão estratégia da instituição . Após a formulação da estratégia da organização , em conjunto com a definição de sua missão e objetivos estratégicos , deverá ocorrer um diagnóstico de quais seriam as competências essenciais para aquela organização .
letra a ) errada. O erro está em falar em desconsiderar as articulações corporativas ;
letra b) errada. A avaliação por desempenho nada tem haver como eliminar subjetividade. O objetivo dela é verificar se há as competências requeridas para atingir o objetivo organizacional .
letra c ) errada. Mapear competências é o fato de identificar as competências necessárias para atingir os objetivos organizacionais.
letra d) errada. O erro está em dizer que independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação pretendida. É justamente o contrário. Competência não é um estado de conhecimento que se tem, nem resultado de treinamento , é colocar em prática o que se sabe em determinado âmbito .
letra e) correta . Conceito está no resumo acima.
-
Peço que os administradores do QC invistam em professores de gp e administração geral. Pois, não tem uma questão com cometário .
-
Essas questões do CESPE são de doer; de tão difícies que são. Eu acertei essa questão. Eu até gosto, porque são questões que exigem raciocínio e não decoreba.
-
Que questao bem elaborada
-
Utilizarei um material feito pelo TSE sobre Gestão por Competências como fulcro para os comentários.
a) O processo de gestão por competências é focado nas competências das pessoas, desconsiderando-se a articulação com as competências corporativas por estas serem patrimônio organizacional.
Errado!
Na verdade, "propõe-se a alinhar esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da organização."
b) Comparativamente a outras modalidades avaliativas, a avaliação de desempenho por competências é vantajosa porque elimina a subjetividade do avaliador.
Errado!
A partir do momento que a própria Justiça Eleitoral recomenda a "escala de frequência de seis pontos" e permite a inclusão de um item denominado "não observado". Uma simples interpretação textual nos faz inferir que há uma certa "subjetividade" na avaliação.
c) O mapeamento de competências é um processo periódico para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes.
Errado!
A questão refere-se à avaliação.
Segue uma questão do CESPE para definir, "Mapeamento de competências", notem a semelhança do conceito, o grande diferencial é a ausência do "processo periódico".
Q327108. MPOG. 2013. Gabarito: Certo!
O mapeamento de competências baseia-se em recursos ou dimensões da competência, como conhecimento, habilidade e atitude, necessários ao desempenho do profissional no trabalho.
d) As competências individuais são o conjunto de capacidades cuja observação independe da mobilização do indivíduo para a realização de uma ação específica.
Errado!
Se o camarada não agir, como poderá ter a sua competência "observada"? Essa elimina de cara.
e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
Certíssimo!
Vide comentário Letra (A).
At.te, CW.
- TSE. Gestão por competências na Justiça Eleitoral. 2013. http://www.tse.jus.br/hotsites/catalogo-publicacoes/pdf/gestao-por-competencias-je.pdf
- QCONCURSOS. Questão Q327108. https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/b607f46a-05
-
A) ERRADA!
O processo de gestão por competências é FOCADO nas competências das pessoas,
OBJETIVANDO
Que estas deem SUPORTE e CONCRETIZE as Competências e Estrategia ORGANIZACIONAIS
B) ERRADA!
Avaliação de DESEMPENHO -> Buscar analisar o Grau e eficiência de uma Competência.
Mas a Subjetividade CONTINUA EXISTINDO.
Na AVALIAÇÃO do desempenho, é avaliado não só o ASPECTO OBJETIVO, que é o DESEMPENHO,
Mas também os ASPECTOS SUBJETIVOS, como a motivação, o Suporte organizacional, os fatores externos e etc.
-- O desempenho é composto pelo CHA + Motivação + Suporte Oganizacional
C) ERRADA!
Mapeamento de competências -> IDENTIFICAR a LACUNA de C/. É periodo, mas NÃO avalia o DESEMPENHO
Avaliação de DESEMPENHO -> Também periodo; ESSE sim AVALIA o DESEMPENHO de uma pessoa quanto a uma Competência
D) ERRADA!
Para que a C/ Seja AVALIDA é preciso que ela seja EXTERIORIZADA -> É preciso que ela resulte em um desempenho, seja bom ou ruim.
Ex. tosco ; Não se observa o conhecimento do candidato, se a criatura não for fazer a prova Ainda não há execução de tarefas por telepatia
E) COOREETA!
A Organização tem uma ESTRATEGIA, quando o individuo a executa, coloca em prática o patrimônio de conhecimentos da organização e concretiza as competências organizacionais, FAZENDO DESSA FORMA sua adequação ao contexto da empresa.
-
-
Difícil é achar algum professor que ensine bem. A professora daqui é muito fraca! Se o gabarito fosse qualquer outra alternativa ela iria justificar de alguma forma. Essa subjetividade da matéria e infinidade de autores me deixam puto! Cada pessoa fala o que quer, a banca pede o que quer, a professora nunca discorda da banca por mais contraditória que uma questão possa parecer... E a gente se lasca... Simples assim...
-
QC, essa professora não é boa para explicar, pelo menos de forma direta e prática. Help!
-
Não dá. A matéria é infinita, tá maluco. A prof. parece que entende menos que eu, não tem segurança pra explicar.
-
essa professora é muito insegura.. parece que não tem segurança alguma nas explicações
-
Já postei várias reclamações sobre essa professora, ela parece ter as qualificações acadêmicas exigidas mas para explicar é terrivelmente ruim.
-
Gostaria que o QC colocasse o Professor Marco Ferrari para explicar essas questões...
-
Pulem para o comentário do Rick.
-
PELO AMOR DE DEUS!!!! JÁ PASSOU DA HORA DO QC COLOCAR UM PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO MELHOR!!! ACHO QUE OS CONTRIBUIDORES MERECEM!!!!
-
Pela primeira vez a professora conseguiu me mostrar facilmente onde estava o erro (eu havia ficado na dúvida entre duas questões). Para mim, que gosto e á estudo GP há um tempo, fica mais fácil entender, mas realmente, a maioria do pessoal que não seja de adm precisa de uma professora mais didática. Oremos!
-
Comentário da alternativa (E)
Pode-se definir Gestão por Competências, como um modelo de gestão empresarial que enfatiza dependência entre as competências organizacionais e individuais, uma vez que são as pessoas que ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto (DUTRA, 2001).
-
Na C ele falou em mapeamento e deu o conceito de avaliar pessoas, mapeamento é , de maneira simples, ver quais competências estão faltando na organização, identificar lacunas , aqui não se fala em avaliar as competências, isso é na fase de "acompanhamento e avaliação".
O comentário da professora foi muito bom, falta a nós as vezes conhecer mais sobre esses termos da gestão de pessoas, que só com o tempo mesmo.
-
GAB: E
A) ERRADO. A gestão por competências considera as competências necessárias (definidas pela organização) e as competências disponíveis (existente nos colaboradores).
B) ERRADO. A subjetividade pode ocorrer. Conforme Marras (2009), há um grau de incerteza na avaliação de desempenho para as organizações: Na prática é preciso destacar e reconhecer que este instrumento carrega no seu processo uma dose forte de subjetividade, que o reveste de uma ambiguidade realmente discutível. Esta ambiguidade, contudo, deve ser reconhecida apenas em certos tipos de metodologia utilizados na aplicação do instrumento.
C) ERRADO. Para avaliar o desempenho das pessoas quanto a conhecimentos, habilidade e atitudes = AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS.
Obs: O mapeamento de competências compara as competências necessárias com as competências disponíveis.
D) ERRADO. As competências individuais são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Obs: Comentei a questão tendo como base as anotações das aulas da professora Andreia Ribas, quaisquer erros, favor avisar.
-
Gabarito - Letra E.
a)O processo de gestão por competências considera as competências em diferentes níveis, incluindo a organização, as funções, os gerentes e os indivíduos;
b) A avaliação de desempenho por competências não elimina a subjetividade;
c)O mapeamento de competências utiliza-se da avaliação de desempenho, mas não equivale a ela;
d)A observação das competências individuais depende das pessoas colocarem o seu trabalho em prática – já que envolvem mobilização de recursos e entrega de resultados;
e) As pessoas concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia
A letra A está errada, pois as competências humanas devem dar suporte e ajudar a criar as competências organizacionais. Não podemos desconsiderar essa articulação.
A letra B está errada porque a avaliação de desempenho por competências não elimina a subjetividade, ou seja, não temos como avaliar somente objetivamente.
A letra C também está equivocada. O mapeamento de competências é a etapa que identificará quais são as competências que já existem na organização. O mapeamento também deverá identificar as lacunas (ou “gaps”) de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando”. Comparando as competências necessárias com as existentes, teríamos de reduzir ou eliminar esta “diferença”.
A letra D tem uma pegadinha: se o empregado não se mobilizar, ou seja, não fizer a tarefa em questão, como podemos observar suas competências?
Finalmente, a letra E está certa.
-
Erros:
a) as competências individuais influenciam as competências corporativas e vice-versa, então não se desconsidera essa articulação
b) não há eliminação da subjetividade na avaliação de desempenho por competências. Não dá pra ser objetivo, quantitativo sempre
c) o mapeamento identifica as lacunas de competências, não tem nada a ver com desempenho
d) se o indivíduo não se mobiliza, não tem como se observar as competências individuais dele. Não faz sentido
E) GABARITO