-
Como uma empresa pode depender da qualidade de comunicação pessoal (dos funcionários? da alta gestão? de quem?) para seus processos organizacionais?????
-
confesso que essa banca da uma melequinha. não entendi nada. depende da qualidade da comunicação pessoal, mas não depende da disponibilidade de recursos da comunicação? e o pior é que vc lê um material muito bacana , bem elaborado e vc ñ acha a justificativa...
a sensação que tenho é que essa banca pega a resposta num TCC qualquer da vida.
-
Gente, a questão está se referindo a qualidade do processo comunicativo, de quem informa algo com o mínimo de ruído possível, sem barreiras pessoais que possam atrapalhar o processo comunicativo.Isso é primordial em qualquer empresa de sucesso.
-
Tipo a comunicação direta né Renato. Face a Face.
-
Comunicação pode ser :
EFICIENTE : usou os minimos recursos.
...ou,e ...
EFICAZ : a mensagem foi compreendida.
gabarito "c"
-
c) Da qualidade da comunicação pessoal.
-
Mas comunicar com qualidade não pressupõe liberdade de expressão antes?
-
Errei, mas agora entendi. De que vale o suporte técnco,o incentivo, a disponibilidade,a liberdade de expressão se as pessoas não se respeitarem, não tiveram empatia; ou seja, se não há qualidade nas relações pessoas entre os funcionarios, algo vai dar errado.
Gab: C
-
C: gab.
A única que refere-se a "processo de comunicação".
As demais alternativas referem-se ao emissor ou receptor, bem como ao canal.
-
Pessoal que dá seu entendimento da questão poderia colocar as fontes para servir de auxílio aos colegas.
Com a resposta eu consigo arranjar uma lógica qualquer e colocar aqui, quero saber o que embasou o examinador!
-
Aceitem que dói menos. Não adianta discuti com a banca e sim entender como ela pensa pra pode fechar a prova. Façam mais questões da banca e parem de mimimi
-
o examinador usou como referência o livro de Antônio Maximiano.
-
Essa AOCP é meio esquizo em relação a questões de administração. Pega uns conceitos obscuros e joga na prova sem o menor cuidado
-
Acredito que a banca foi infeliz ao afirma que a resposta seria a alternativa "C", mas fazer o que...
Fatores envolvidos no atendimento:
• Instituição¹: materiais, informações, clima, reconhecimento, valorização.
• Atendente²: competências técnicas e interpessoais.
• Cliente³: quem é o cliente/ quais as expectativas.
Atenção!
Todos esses fatores formam um conjunto de elementos NECESSÁRIOS para um bom atendimento. O atendente não é totalmente competente se não possui materiais para trabalhar, ou seja, um elemento complementa o outro.
O atendente precisa ter domínio técnico do assunto associado à habilidade interpessoal.
Fonte: Profª Kátia Lima (Gran Cursos)
-
Esse Elaborador de ADM da AOCP nunca Trabalhou no Mundo real
-
Gabarito C.
Na minha humilde opinião, faz sentido tanto A, B ou C, mas como só uma está certa, as coloquei numa escala hierárquica e percebi que a C é a mais correta; então não adianta ter as informações disponíveis e um bom suporte se não houver qualidade na comunicação, se o emissor não souber transmitir essas informações da melhor maneira, para que o processo de comunicação alcance o seu objetivo pretendido. E uma outra questão da banca também me fez pensar na C como correta, em que ela afirma que um dos objetivos mais importantes da comunicação é levar alguém a apoiar sua mensagem (Persuasão), e esse objetivo não pode ser alcançado se não houver qualidade da comunicação pessoal.
"Não podemos esquecer que a comunicação é uma via de mão dupla, por isso, os profissionais que atuam na área de comunicação organizacional têm uma grande responsabilidade, precisam exercitar a empatia, o que não é fácil, precisam ter a sensibilidade para adequar a linguagem ao público-alvo. Gil (2001) afirma que não basta ter ideias claras, o emissor deve codificá-las adequadamente para conseguir estabelecer a comunicação com o receptor."
Disponível em: http://pessoasegestao.blogspot.com/2012/03/comunicacao-organizacional-eficiente-e.html
-
Moácia Luzia eu acho que não tem como por nessa hierarquia que você utilizou, pois se não houver os recursos de comunicação, como será medida a qualidade do que não existe ?
-
td aí é importante para a comunicação, mas o primordial, na minha opinião seria: Da disponibilidade de recursos de comunicação. Sem estes nem começaria o processo... Esta banca peca pela subjetividade.
-
A mão chega a tremer na hora de clicar
-
Talvez essa questão possa ser anulada, pois o Item B também pode ser considerado correto.
-
Questão bem subjetiva, mas podemos responder se analisarmos corretamente.
O enunciado pergunta do que dependem os processos organizacionais ou corporativos de comunicação para que sejam eficazes.
Segundo Chiavenato (2010), o processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os meios utilizados para a comunicação, enquanto a eficácia está relacionada com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
Portanto, para sermos eficazes na comunicação devemos transmitir significado para o destinatário da mensagem, ou seja, devemos ser compreendidos por ele. Para que isso ocorra em nível organizacional (geral) é preciso trabalhar as competências individuais de comunicação. Em outras palavras, quanto mais eficazes forem os colaboradores no processo de comunicação, mais eficaz será a comunicação da própria organização. Alternativa C é a resposta correta.
Gabarito: C