SóProvas


ID
1818649
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

 Cabeça nas nuvens

     Quando foi convidado para participar da feira de educação da Microsoft, Diogo Machado já sabia que projeto desenvolver.

       O estagiário de Informática da Escola Estadual Professor Francisco Coelho, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), estava cansado de ouvir reclamações de alunos que perdiam arquivos no computador. Decidiu criar um sistema para salvar trabalhos na própria internet, como ele já fazia com seus códigos de programação. Dessa forma, se o computador desse pau, o conteúdo ficaria seguro e poderia ser acessado de qualquer máquina. A ideia do recém-formado técnico em Informática se baseava em clouding computing (ou computação em nuvem), tecnologia que é aposta de gigantes como Apple e Google para o armazenamento de dados no futuro. 

     Em três meses, Diogo desenvolveu o Escola na Nuvem (escolananuvem.com.br), um portal em que estudantes e professores se cadastram e podem armazenar e trocar conteúdos, como o trabalho de Matemática ou os tópicos da aula anterior. As informações ficam em um disco virtual, sempre disponíveis para consulta via web. 

(Extraído da Revista Galileu, nº 241)

O texto informa que Diogo Machado é “estagiário de Informática da Escola Estadual".

A finalidade dessa informação é 

Alternativas
Comentários
  •  "O estagiário de Informática da Escola Estadual Professor Francisco Coelho..."

    É algo inesperado devido à carência do ensino público no país.

    Gabarito: Letra B
  • Eu estava marcando a B, porém, não entendi o: 
    "....informação de sucesso."
    Alguém me explica por favor.

  • eu não consegui entender isso "causar impacto pelo inesperado da informação de sucesso. "


  • Pelo que entendi a alternativa "causar impacto pelo inesperado da informação de sucesso" se refere ao fato do estagiário ter sido convidado para a feira de educação da Microsoft, uma grande empresa, que confere credibilidade mundial.

  • Marquei B. Confere com o gabarito. Beleza!!! Mas vou te falar...que banca sem noção!!! Pra acertar fui na menos absurda.

  • Examinador viaja

  • Nada a ver, Paulo Fernandes. 

     

    Ele estava se graduando em técnico em informática, mas a informação se era em rede pública ou privada não foi passada. Ele era estágiário em uma escola pública, mas não necessáriamente estudava nela.

    Nenhuma dessas questões têm sentido. A gente acaba achando sentido depois de ver o gabarito, mas isso não quer dizer que está certo. Apenas entendemos um pouco da falta de nexo do examinador.

    A ideia dessas informações era apenas informar o que fosse relevante para a matéria. Afinal, era necessário identificar o autor e os dados sobre sua profissão e local, pois faziam parte da desenvoltura da publicação.

    O que ocorreu: Um sistema para salvar trabalhos na própria internet foi criado.

    Quem o fez: Diogo Machado, estagiário de Informática da Escola Estadual Professor Francisco Coelho.

     

  • Gabarito B

     

    " A ideia do recém-formado técnico em Informática se baseava em clouding computing (ou computação em nuvem), tecnologia que é aposta de gigantes como Apple e Google para o armazenamento de dados no futuro. 

     

    causar impacto pelo inesperado >> ele era um estagiário, recém formado, então ele "não deveria" ter uma idéia brilhante.

    da informação de sucesso >> armazenamento em nuvem é a aposta da Apple e Google.

     

     

  • Perdi bastante tempo com essa questão, FGV inventa muito. Mas, depois de analisar bem, levei em conta que ele era apenas um estagiário (ou seja, alguém que ainda nem concluiu sua formação) para ter uma ideia tão profissional. Não levei em conta o fato de ser uma Escola Estadual, já que ele não era aluno e sim "funcionário".

  • Não a toa as provas de português da FGV são tão temidas. Tenho quase certeza que o que realmente baixa as notas das pessoas são as questões de interpretação, pois em gramática a galera é fera, afinal basta estudar. Agora quando o assunto é interpretação, algumas vezes só com bola de cristal. Deixo claro que, inclusive, acertei esta questão, mas tantas outras errei, discordando totalmente da interpretação da banca. As vezes é muito frustrante pois, por mais que vc estude, não muda muita coisa em interpretação. Perdão pelo desabafo

  • Nenhuma das informações esclareceu a pergunta. Esse pessoal da FGV deve tomar chá de marijuana!!!

  • Não entendi a resposta, se alguém puder esclarecer, agradeço!!!!!

  • Acho que se fosse levar ao pé da letra nenhuma das alternativas estariam corretas, mas como tem que haver uma resposta. A letra B seria a mais aceitável. Porque todas as outras estrapolam o texto.

  • Eu acho que ele enfatizou quando disse " O Estagiário , " em vez de "um estagiário .