SóProvas


ID
1818811
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à conceituação da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Administração Pública é a ciência de gerenciamento aplicada aos negócios do Estado.

II. Administração Pública são a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução de propósitos de um governo.

III. Administração Pública é a gestão dos bens e interesses qualificados da comunidade, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E -  

    Administração Pública

    A Administração é a ciência que trata das organizações, e sua história remonta ao ano 5.000 a.C. Segundo Granjeiro (2006), a ideia central de administração é a ação corretamente calculada para realizar determinados objetivos desejados. A administração é a ação humana cooperativa com alto grau de racionalidade.

    O termo administração é utilizado tanto para designar funções de planejamento e direção, como para designar as atividades de execução. O administrador, por sua vez, é o profissional (agente público) que atua nas organizações e exerce as funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. A alta administração corresponde aos agentes com poder de decisão, que deverão tomar as decisões certas e a tempo, a fim de conduzir a organização ao alcance dos objetivos institucionais, ao crescimento e à sustentabilidade.

    A Administração compreende todo o aparato existente (estrutura e recursos; órgãos e agentes; serviços e atividades) à disposição dos governos para a realização de seus objetivos políticos e do objetivo maior e primordial do Estado: a promoção do bem comum da coletividade.

    Atenção → A administração pública em sentido amplo compreende: o governo (que toma as decisões políticas), a estrutura administrativa e a administração (que executa essas decisões). Em sentido estrito compreende apenas as funções administrativas de execução dos programas de governo, prestação de serviços e demais atividades.

    Vários conceitos são utilizados para definir a Administração Pública. Numa primeira divisão encontram-se os conceitos relacionados à ciência administrativa e à ciência jurídica.

    Quanto à ciência da Administração: Administração Pública é o ramo da Administração aplicada nas Administrações direta e indireta das três esferas (ou níveis) de Governo: Federal, Estadual e Municipal.

    Quanto à ciência jurídica: corresponde às atividades desenvolvidas pelos entes públicos, dentro dos limites legais, com o fim de prestar serviços ao Estado e à sociedade em prol do bem comum. Nesse sentido formal-jurídico só são considerados administração pública os órgãos e entidades que a lei considera como tal.

    A dimensão jurídica, oriunda do Direito Administrativo, permite apresentar dois conceitos específicos, e, como complemento, um conceito operacional.n

  • RESPOSTA: (E)

    Administração pública
    Conceito: 
    É a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público, destinada a atender de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. É todo o aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão dos bens públicos e dos interesses da comunidade.


    Leia mais em: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/a-administracao-publica

  • discordo da alternativa II;

    Administração pública não se preocupa com os propósitos do "governo" (esse é temporário) e sim com os propósitos da administração (perene);

  • gerência de HOMENS????? em pleno 2015, a FGV usando esse conceito retrógrado e ultrapassado? caraleo

  • Propósitos de um governo???? Que absurdo

  • ESSA QUESTÃO É FGV PURINHA..

  • Gabarito: E.

    A administração pública compreende a gerência de homens e visa ao bem comum da coletividade.

  • GERENCIA DE HOMENS,,SERIA CORETO,,POIS ABARCARIA TODOS OS GENEROS..

    DESCORDO DA ALTERNATIVA E

  • A II já começa errado no português.