Só para enriquecer o estudo:
Controle institucional
O controle institucional cabe ao Congresso Nacional, responsável pelo controle externo, realizado com o auxílio do Tribunal de contas da união, e a cada poder, por meio de um sistema integrado de controle interno.
Controle Interno
É realizado por meio de um Sistema de Controle Interno do Poder Executivo. Em Alagoas compete à Controladoria coordenar, executar, avaliar, apoiar e orientar as atividades inerentes ao controle interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas, conforme o artigo nº 100, da Constituição Estadual, que instituiu o Sistema Integrado de Controle Interno do Poder Executivo do Estado de Alagoas.
É o efetivo acompanhamento e monitoramento permanente da gestão administrativa do governo para prever, corrigir e minimizar ilegalidades, desconformidades ou impropriedades, nos atos praticados pelos agentes públicos, facilitando e induzindo suas atividades para a legitimidade, obtenção de resultados concretos e anseios da sociedade.
Controle Social
É a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. É um complemento ao controle institucional.
O Controle Social pode ser exercido pelos conselhos de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada.
http://www.controladoria.al.gov.br/superintendencia/controle-interno/controle-institucional-interno-social-e-contas-publicas
A) Exercido pelo poder judiciário na função jurisdicional exclusivamente sobre a legalidade dos atos administrativos
B) controle legislativo: é aquele realizado pelo parlamento com auxílio dos Tribunais de Contas. Exemplo: comissões parlamentares de inquérito
C) é o controle interno no âmbito da própria Administração. Pode ser realizado de ofício ou por provocação da parte interessada. Exemplo: recurso hierárquico.
D) É a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle da Administração Pública. É um complemento ao controle institucional.
Mazza, 1232.
A fé move montanhas!