SóProvas


ID
181933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Acerca de sociedades anônimas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Bônus de subscrição...

    títulos nominativos negociáveis que conferem ao seu proprietário o direito de subscrever ações do capital social da empresa emissora, nas condições previamente definidas.

    A compra de um bônus de subscrição garante ao acionista o direito de comprar ações desta mesma empresa dentro de um prazo estabelecido, por um preço pré determinado. No caso do acionista não efetuar a compra no período estipulado este perderá seu direito e não terá restituição do valor pago antecipadamente.

    É regido pela lei 6.404 Capítulo VI.

  •  

    Letra A - ERRADA - Art. 971 do CC/02 - O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro.

    Letra B - CORRETA - Art. 75, p. ún., da Lei nº 6.404/76 - Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, direito de subscrever ações do capital social, que será exercido mediante apresentação do título à companhia e pagamento do preço de emissão das ações.

    Letra C - ERRADA - Art. 73, caput, da Lei nº 6.404/76 - Somente com a prévia aprovação do Banco Central do Brasil as companhias brasileiras poderão emitir debêntures no exterior com garantia real ou flutuante de bens situados no País.

    Letra D - ERRADA - Art. 117, caput, da Lei nº 6.404/76 - O acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder.

    Letra E - ERRADA - Art. 139 da Lei nº 6.404/76 - As atribuições e poderes conferidos por lei aos órgãos de administração não podem ser outorgados a outro órgão, criado por lei ou pelo estatuto.

  • Só complementando a letra 'e': além de as atribuições do conselho de administração não poderem ser repassadas a outro órgão, referido conselho, nas companhias abertas e nas de capital autorizado é obrigatório e não facultativo como diz a questão. Art. 138,  § 2º Lei 6404/76: As companhias abertas e as de capital autorizado terão, obrigatoriamente, conselho de administração.
  • A) está errada, pois:
    CC 2002 (Lei 10.406/2002):
    Art. 982. Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais.
    Parágrafo único. Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa.
  • só complementando....
    Art. 116. Entende-se por acionista controlador a pessoa, natural ou jurídica, ou o grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que:

    a) é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembléia-geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; e

    b) usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.

    Art. 117. O acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder.