SóProvas


ID
1819417
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período imperial brasileiro, o liberalismo foi uma das correntes políticas influentes na composição do nascente Estado independente, tendo, em diferentes momentos, pautado seus rumos. Há que se observar, no entanto, que, diferentemente do modelo europeu, o liberalismo encontrado no Brasil tinha suas idiossincrasias. A partir do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os limites do liberalismo brasileiro estiveram marcados pela manutenção da escravidão e da estrutura arcaica de produção.

( ) Os adeptos do liberalismo pertenciam às classes médias urbanas, agentes públicos e manumitidos ou libertos.

( ) O liberalismo brasileiro mostrou seus limites durante a elaboração da Constituição de 1824.

( ) A aproximação de D. Pedro I com os portugueses no Brasil ajudou a estruturar o pensamento liberal no primeiro reinado.

Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • (V) Os limites do liberalismo brasileiro estiveram marcados pela manutenção da escravidão e da estrutura arcaica de produção. 

    (F) Os adeptos do liberalismo pertenciam às classes médias urbanas, agentes públicos e manumitidos ou libertos.  OBS. Não foram somente esses, podemos observa na Confederação do Equador, que houver até a participação da elite e também padres.

    (V) O liberalismo brasileiro mostrou seus limites durante a elaboração da Constituição de 1824. 

    (F) A aproximação de D. Pedro I com os portugueses no Brasil ajudou a estruturar o pensamento liberal no primeiro reinado.  OBS. Não foi no governo D. Pedro l, pois ele manteve o mesmo governo escravocrata, no entanto foi período Regencial.

  • V

    (F) OBS: Os principais adeptos foram homens interessados na economia de exportação e importação, muitos proprietários de grandes                     extensões de  terra e escravos. Ansiavam por manter as estruturas tradicionais de produção, libertando-se do jugo de Portugal e ganhando         espaço no livre-comércio

    V

    F

  • Essa questão é pura Emilia Viotti da Costa. Ela apresenta na obra "Da monarquia à república" que o liberalismo no Brasil, protagonizado pela elite agrária, foi um liberalismo de fechada. Se buscava a possibilidade de se desvincular do exclusivo colonial e poder realizar comércio com o mundo, que abria seus mercados no período da nascente Revolução Industrial na Inglaterra. O liberalismo estava longe de promover a igualdade entre os povos por aqui, mas de perpetuar e ratificar o domínio econômico e político de um grupo sobre a sociedade.