SóProvas


ID
1819471
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A exposição ocupacional a substâncias químicas pode trazer efeitos deletérios à saúde do trabalhador se as medidas de proteção e controle não forem implementadas conforme as recomendações. A avaliação clínica dos trabalhadores, nesse caso, é interdisciplinar, e no que diz respeito ao atendimento de enfermagem, um dos cuidados inclui a coleta de materiais para exames laboratoriais. Os indicadores biológicos de exposição estão relacionados com o tipo de exposição ocupacional do trabalhador. De acordo com a NR 7, o material biológico a ser colhido no caso de exposição a ésteres, organofosforados e carbamatos para análise do indicador biológico é:

Alternativas
Comentários
  • item D, Quadro 1 da nr 7

    Organofosforados
    e
    Carbamatos- Sangue

  • d) sangue. GABARITO

    _____________________________________________________________

    NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
    QUADRO I
    Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a
    Alguns Agentes Químicos

    _____________________________________________________________

    Ésteres Organofosforados e Carbamatos / Sangue


     


     

  • A avaliação laboratorial das intoxicações por anticolinesterásicos pode ser realizada por meio da aferição da atividade da enzima colinesterase no plasma ou nos eritrócitos. A colinesterase presente nos eritrócitos recebe o nome de colinesterase verdadeira, colinesterase específica, acetilidrolase, colinesterase eritrocitária etc. Já colinesterase plasmática é denominada como pseudocolinesterase ou butirilcolinesterase.

     A medida da atividade da acetilcolinesterase eritrocitária (colinesterase verdadeira) é mais confiável do que a colinesterase plasmática (pseudocolinesterase).

    Com isso, o material biológico escolhido é o sangue.