SóProvas


ID
1821190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A técnica orçamentária que exige análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas, e não apenas daquelas que ultrapassem o nível de gastos já existente, é denominada orçamento

Alternativas
Comentários
  • OBZ é uma é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas na elaboração do Planejamento Orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores (a famosa Base Histórica).

  • ORÇAMENTO BASE ZERO


    Desenvolvida nos EUA em 1969 pela empresa Texas Instruments Co. e adaptada para uso no setor público pelo Estado da Geórgia na elaboração de seu orçamento para o ano de 1973.


    Características:


    1) Exige que todas as despesas de cada repartição pública sejam justificadas detalhadamente como se cada item programático se tratasse de uma nova iniciativa. 
    2) Todo o conhecimento prévio acerca das execuções em exercícios anteriores seria desconsiderado.
    3) Não gera direito adquirido sobre despesas anteriormente autorizadas.
    4) Envolve um processo moroso e oneroso.
    5) Desvinculado de Planejamento.
    6) Decisões voltadas para a maximização da eficiência na alocação dos recursos públicos.
    7) Avaliação e a Tomada de decisão ocupam papel primário
    8) Formato (apresentação e organização) ocupa papel secundário.


    Fonte: Prof. Anderson Ferreira + anotações


    Bons estudos!
    Alternativa  A

  • Alternativa (A)

    O processo do orçamento de base zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos. (Prof. Sérgio Mendes/Estratégia Concursos)

  • Orçamento BASE ZERO: Abordagem orçamentária desenvolvida no EUA, pelas Texas Instruments Inc. durante o ano de 1969. Foi adotado pelo Estado da Geórgia (gov. Jimmy Carter). Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo clico orçamentário. 

    Livro: Direito Financeiro e Controle Exerno, Valdecir Pascoal. 

  • Complementando...

    Segundo o entendimento do prof. Sergio Mendes, esse procedimento requer ainda que todas as atividades e operações sejam identificadas e classificadas em ordem de importância por meio de uma análise sistemática para que os pacotes de decisão sejam preparados. Em regra a alta gerência, por meio do planejamento estratégico, fixa previamente os critérios do orçamento base-zero, de acordo com cada situação. 

  • Letra A

    1) ORÇAMENTO TRADICIONAL/ CLÁSSICO - peça meramente contábil, sem nenhuma espécie de planejamento. Somente doc de previsão de receitas e despesas;

     

    2) ORÇAMENTO BASE ZERO ( OBS) - DETALHAMENTO JUSTIFICADO DE TODAS AS DESPESAS públicas a cada ano, com se cada item fosse NOVA INICIATIVA DO GOVERNO ( Ex: LOA);

     

    3) ORÇAMENTO DESEMPENHO/ POR REALIZAÇÕES-  ênfase reside no DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, porém há DESVINCULAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO;

     

    4) ORÇAMENTO-PROGRAMA - Instrumento de PLANEJAMENTO DA AÇÃO DO GOV, por meio da identificação dos seus PROGRAMAS  DE TRABALHO, PROJETOS E ATIVIDADES.. Estabelecimento de OBJETIVOS E METAS  ( = ALCANCE DE RESULTADOS)

     

    5) ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ( Sonho de consumo do povo brasileito...rs):  PARTICIPAÇÃO real da população e allocação dos recursos de forma eficiente . Isso ocorreu principalmente nos Municípios. 

  • Leu-se Técnica 

    Ja marca base-zero

  •  MEU RESUMO,BASE ZERO OU ESTRATÉGIA

    ---> Técnica orçamentária que exige análise,revisão e avaliaçao de  todas as despesas propostas,e nao apenas daquelas que ultrapassem o nível  de gastos já exisstentes.

    ----> nao utilizado no Brasil

    ----> análise critica  de todos os gastos,todas as despesas são justificadas.

    -----> avaliaçao custo beneficio.

    caso esteja enganado,corrijam-me. Obs. Resumo tem como fonte outras questoes cespe.

    Bons estudos a todos!

  • FIXANDO:

    BASE ZERO - TÉCNICA ORÇAMENTÁRIA QUE EXIGE ANÁLISE, REVISÃO E AVALIAÇÃO.

  • Esse é o diferencial da metodologia do orçamento base zero:

     

    combate aquela ideia, que existia até então, de gastos simplesmente repetidos de períodos anteriores, acrescentado a expectativa de inflação.

     

    Tudo tinha que ser revisto e novamente justificado!

     

    by neto..

  • GABARITO: A

     

    Orçamento de Base Zero: determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do governo.

     

    Fonte: Resumo MPU Técnico. Estratégia Concursos.

  • ORÇAMENTO BASE ZERO

  • Orçamento de Base Zero

  • ORÇAMENTO BASE ZERO

  • O orçamento base-zero (OBZ) é uma técnica orçamentária que pressupõe um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental após cada ciclo orçamentário, de modo que não haja direitos adquiridos sobre o montante dos gastos do exercício anterior.

    A filosofia do OBZ é romper com o passado e sua finalidade é combater o aumento dos gastos, a ineficiência na utilização e alocação dos recursos e para evitar a perpetuação de erros históricos. Por isso que ele exige análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas (todas mesmo! Não apenas aquelas que ultrapassem o nível de gastos já existente). O gestor precisa justificar cada despesa que planeja realizar.

    Gabarito: A

  • LETRA A

  • O orçamento-base zero ou por estratégia consiste numa TÉCNICA para a elaboração do orçamento-programa. Portanto, o orçamento-base zero não é um tipo de orçamento, mas técnica para elaboração de peças orçamentárias.

    O orçamento-base zero é uma abordagem orçamentária desenvolvida nos EUA.

    Nessa técnica orçamentária, na fase da elaboração da proposta orçamentária anual, os órgãos governamentais deverão justificar a totalidade dos seus gastos. Devem ser feitas análise, revisão, e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassem o nível de gasto já existente no exercício anterior; Todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.