SóProvas


ID
1821211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da evolução histórica das reformas administrativas no Brasil e dos modelos teóricos de administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • DIRETO AO PONTO!

    a) A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta,...VEIO PELO DL 200/67, QUE ERA BUROCRÁTICO


    c) UMA SALADA DE CONCEITOS. O modelo racional-legal (É O MODELO BUROCRÁTICO)..., que é CONTRA uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado.(PATRIMONIALISMO) 

    d) O plano diretor de reforma do aparelho do Estado, ao introduzir o modelo GERENCIAL, predominante até a atualidade, representou uma significativa reforma e modernização da administração pública brasileira.


    e) A BUROCRACIA NÃO FOI ABANDONADA, NEM NO GERENCIALISMO.


    Gratos aos concurseiros que compartilham conhecimento.

    Bons estudos!
    "...não abandone o seu posto..." Neemias 10:4

  • Pessoal,

    Tentarei esclarecer de forma clara os itens dessa questão:

    a) A primeira tentativa de descentralização das atividades ocorreu com a elaboração do DL 200/67 que para alguns autores (adotado pelo Cespe) foi o marco inicial da tentativa de implementação da reforma gerencial no Brasil. 

    b) Correta. São algumas das características do modelo burocrático.

    c e d) O modelo racional-legal diz respeito à Burocracia e não ao Gerencialismo. No governo Vargas, a implantação da Burocracia baseou-se nos moldes weberianos, onde a organização ideal deveria basear-se no modelo racional - legal. O marco da burocracia brasileira foi a criação do DASP.

    e) O modelo pós-burocrático (gerencialismo) não abandonou por completo todas as características da burocracia. O referido modelo manteve, por exemplo, a obrigatoriedade de realização de concurso público para acessos a cargos públicos. Entretanto, o foco do gerencialismo no que tange ao controle das ações voltou-se para os resultados (controle a posteriori). 

    Esperto ter ajudado. 

    Abraço e bons estudos.

  • Errei por não saber que o modelo racional legal é a burocracia. Dei um tiro no escuro porque não sabia qual questão marcar. 

     

    É isso ai, estudando e aprendendo. Obrigado pelos comentários.

  • Letra (b)

     

    Dominação de caráter racional

     

    Decorre da legalidade de normas instituídas racionalmente e dos direitos de mando das pessoas a quem essas normas responsabilizam pelo exercício da autoridade. A autoridade, portanto, é a contrapartida da responsabilidade.

     

    No caso da autoridade legal, a obediência é devida às normas impessoais e objetivas, legalmente instituídas, e às pessoas por elas designadas, que agem dentro de uma jurisdição. A autoridade racional fundamenta-se em leis que estabelecem direitos e deveres para os integrantes de uma sociedade ou organização. Por isso, a autoridade que Weber chamou de racional é sinônimo de autoridade formal.

     

    Uma sociedade, organização ou grupo que depende de leis racionais tem estrutura do tipo legal-racional ou burocrática. É uma burocracia.

     

    A autoridade legal-racional ou autoridade burocrática substituiu as fórmulas tradicionais e carismáticas nas quais se baseavam as antigas sociedades. A administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. A burocracia, ou organização burocrática, possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança.

     

    Fonte: Professor Carlos Ramos.

  • Só o tempo q se gasta para ler cada uma dessas alternativas e ficar caçando erro e interpretando....

  • Sobre a alternativa A.

     

    A) ERRADA- A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta, resulta do modelo gerencial implementado pelo plano diretor de reforma do aparelho do Estado.

     

    A criação da administração indireta foi pressuposto do Decreto-Lei 200/67,  ao contrário do que o colega acima afirmou, foi o primeiro momento da administração gerencial no Brasil.

     

    Fonte : http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1734/1996%20RSP%20ano.47%20v.120%20n.1%20jan-abr%20p.07-40.pdf?sequence=1&isAllowed=y

     

  • Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)

    - Instituído no governo Getúlio Vargas.

    - objetivo: modernizar a Administração Pública brasileira e suprimir o modelo patrimonialista de gestão.

    - Centralização, carreiras, hierarquia, impessoalidade, sistema de mérito, separação entre público e privado, regras formais e meritrocacia.

    - Ênfase no controle e não na orientação e acompanhamento

    Decreto 200/67

    - instituiu os principios de planejamento, descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle

    - Administração Indireta (expansão)

    - Consequencias inesperadas: retorno de práticas clientelistas e o enfraquecimento da Administração direta.

    Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado

    - Ano: 1995

    - Governo: Fernando Henrique;

    - Objetivo: implementar a reforma gerencial

    - Trata-se de reforma administrativa;

    - Transição da administração burocrática para a administração gerencial.

    - Diretrizes: institucionalização, racionalização, flexibilização, publicização e desestatização

     

    a)A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta, resulta do modelo gerencial implementado pelo plano diretor de reforma do aparelho do Estado.

    ERRADO. A descentralizaçao foi marcada pelo Decreto 200/67. Já a flexibilização do sistema (autonomia aos gestores públicos na administração de recursos humanos, materiais e financeiros ...) é uma das diretrizes preconizada no Plano Diretor

    b) A definição de critérios de seleção, a organização das instituições em hierarquias estabelecidas e os cargos com esfera de competência prevista em termos legais e sujeitos à disciplina são algumas das características do modelo administrativo racional-legal.

    CERTO. Existem 3 tipos de dominação classificados por Max Weber: Tradicional, Carismático e Racional-legal. Este corresponde justamente à burocracia (caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, hierarquia da autoridade, impessoalidade, profissionalização dos funcionários e etc)

    c) O modelo racional-legal, pautado na modernização e no gerencialismo, originou-se da administração pública burocrática, que é fundamentada em uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado. 

    ERRADO. Modelo racional-legal corresponde à burocracia e não ao gerencialismo. Representou uma tentativa de substituição das práticas patrimonialistas, originárias das monarquias absolutistas, em que inexistia clara distinção entre a res pública e a res privada; 

    [...]

     

    Fonte: Livro Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. Autor: Augustino Paludo

  • Modelo racional-legal= Modelo burocrático.

  • A) Errada. Estaria correta se fizesse referência à reforma gerencial do DL 200/67.

    B) Certa! Está perfeita, tratando do modelo racional-legal (burocrático) da administração pública.

    C) Errada. O modelo racional-legal não é pautado no gerencialismo. A questão segue errada ao afirmar que a burocracia é baseada na administração familiar, característica que é típica do patrimonialismo.

    D) Errada. O PDRAE é uma reforma gerencial, e não burocrática.

    E) Errada. O paradigma pós-burocrático (gerencial) busca ir além da burocracia, mas não abandona todas as suas características.

     

    Prof.: Carlos Xavier - Estratégia concursos

  • gostei da questão! misturou os comentarios que ouvimos na midia diariamente sobre redução do estado e utilizou as definiçoes de burocracia em algumas questoes! o cara que nao ficou atento,errou ,pois se for seguir o q se ouve na midia, o cara marca a ultima alternativa.

  • quase cai no pega da A..... 200/67! chupa cespe..haha

  • Justificativa professor Rodrigo Rennó
    a) "A questão é capciosa. Essas medidas são associadas ao modelo gerencial, mas foram implementadas pela Reforma de 1967, não pela reforma administrativa de 1995, que é relacionada com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE)."

    d) Temos aqui uma "pegadinha" na área. O PDRAE, da reforma gerencial de 1995, não introduziu o modelo racional-legal (que é outro nome para o modelo burocrático).
    A reforma administrativa que introduziu o modelo burocrático no Brasil foi a reforma do DASP, dos anos 30.

  • Lembrem-se que a cultura burocrática ainda existe no núcleo estratégico da administração pública gerencial. Ou seja, a burocracia não foi definitivamente superada e (acredito eu) que nunca será por completo.

  • Em 26/11/19 às 08:16, você respondeu a opção B. Você acertou!

    Em 18/11/19 às 13:23, você respondeu a opção A. Você errou!

  • A questão em análise envolve diversos assuntos relacionados à Administração Pública. Para respondermos, precisaremos analisar cada uma das alternativas:

    Letra “A": A reorganização do poder público por meio da descentralização administrativa e flexibilização do sistema, com a criação dos entes da administração indireta, são resultados decorrentes da publicação do Decreto-Lei nº 200/1967. Essa publicação introduz o processo de desburocratização no governo Militar, em 1967, porém, não resulta no modelo gerencial.

    Letra “B": Administração Pública Burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal (Pereira, 1995). Em face do exposto, percebe-se que a definição de critérios de seleção, a organização das instituições em hierarquias estabelecidas e os cargos com esfera de competência prevista em termos legais e sujeitos à disciplina são algumas das características do modelo administrativo racional-legal. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    Letra “C": O modelo racional-legal, não é pautado na modernização e no gerencialismo. Essa é uma característica da Administração Gerencial. Ademais, uma gestão impregnada de administração familiar, na qual não há distinção, pelos gestores, entre o público e o privado, é uma característica da Administração Patrimonialista. Sendo assim, essa alternativa está errada.

    Letra “D": O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado não introduziu o modelo racional-legal, mas o Gerencial.

    Letra “E": O modelo gerencial, apesar de objetivar uma menor participação do Estado na economia, não objetivava abandonar o modelo burocrático. Por outro lado, eles coexistiram.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTE:
    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.