SóProvas


ID
1821307
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.

1. Teoria tradicional.

2. Teoria crítica.

3. Teoria pós‐crítica.

(     ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

(     ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.  

(     ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

(     ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.  

(     ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  

(     ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

A sequência está correta em


Alternativas
Comentários
  • Alternativa B :)

     

    Teorias tradicionais ou estruturalistas: marcadas pela era Fordista e Taylorista. Foca o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a metodologia, o aspecto didático, o planejamento e a eficiência. Voltada à transmissão de conteúdos e preparo do indivíduo para o trabalho.

    Teorias críticas: marcadas pelas teorias de Marx. Focam em aspectos ideológicos, de reprodução cultural e social, no poder do capitalismo, nas relações de trabalho, na emancipação e libertação.

    Teorias pós críticas ou pós estruturalistas: Focam nos aspectos de identidade, alteridade, na valorização das diferenças, no multiculturalismo, na subjetividade, no saber e no poder (era da informação), na cultura, gênero e etnia.

  •  Alternativa B

    TRADICIONAL/ACRÍTICA/ESTRUTURALISTA- Não permite a dialética, gera alienação, causa da ignorância, também chamaa de acrítica. Modelo ford, transmissão de conteúdo e preparando o individuo para o trabalho.

    TEÓRIAS CRÍTICAS- Não existe neutralidade na educação, prega a liberdade e desigualdade, um espçao social, cultural e de lutas, emancipação humana e transformação social. Representantes: Bourdier, passeron, althusser.

    TEÓRIA S PÓS-CRÍTICAS- Currículo como discurso de representações, identidade e subjetividade, gênero, raça, étnia, sexualidade; multiculturalismo.

     

    Fonte: Hamurabe Messeder

  • FOI MAL, mas essa alternativa não tá correta.

    (   2 ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais. 

    As desigualdades de classes sociais são referência da teória CRÍTICA do currículo.

    Posso afirmar que a questão é passiva de anulação.

     

    FOCO...FORÇA...FÉ...
     

  • Thiago Rose você está completamente errado.

    As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais. 

    Estão presentes sim na Teoria Pós Crítica, essa teoria além de envolver relações de gênero, multiculturalismo, cultura, sexualidade envolve outros assuntos.Elas criticavam inclusive a desvalorização de alguns grupos étnicos dentro da sociedade, era uma tentativa de dar voz aos excluídos.

    Não cabendo anulação de qualquer palavra na questão.

     

     

  • Letra B

    Pela primeira vez esta banca elaborou uma questão fácil.

  • ( ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais. Teoria pós‐crítica.

    ( ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.  Teoria pós‐crítica.

    ( ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia. Teoria crítica

     

    ( ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

    Teoria critica.

    ( ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica. Teoria tradicional.

    ( ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  Teoria tradicional

  • Gabarito B

    TEORIA TRADICIONAL

    Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

    A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  

    TEORIA CRÍTICA

    Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.  

    As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

    TEORIA PÓS-CRÍTICA

    As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

    Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.