SóProvas


ID
1821517
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Japão irá auxiliar Minas Gerais com a experiência no
enfrentamento de tragédias

Acostumados a lidar com tragédias naturais, os japoneses costumam
se reerguer em tempo recorde depois de catástrofes. Minas irá buscar
experiência e tecnologias para superar a tragédia em Mariana

      A partir de janeiro, Minas Gerais irá se espelhar na experiência de enfrentamento de catástrofes e tragédias do Japão, para tentar superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais. Bombeiros mineiros deverão receber treinamento por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a exemplo da troca de experiências que já acontece no Estado com a polícia comunitária, espelhada no modelo japonês Koban.
     O terremoto seguido de um tsunami que devastou a costa nordeste do Japão em 2011 deixando milhares de mortos e desaparecidos, e prejuízos que quase chegaram a US$ 200 bilhões, foi uma das muitas tragédias naturais que o país enfrentou nos últimos anos. Menos de um ano depois da catástrofe, no entanto, o Japão já voltava à rotina. É esse tipo de experiência que o Brasil vai buscar para lidar com a tragédia ocorrida em Mariana.
(Juliana Baeta, http://www.otempo.com.br, 10.12.2015. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do verbo, em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Qual erro da C?

  • Gabarito B

    Jonathas Souza, a alternativa C está errada pois o verbo está conjugado erradamente, o correto é dispuser. Fora que a coerência da alternativa também está confusa.

  • Gab: Letra B
    Erros:
    a) Caso Minas gerais use...
    c) Se o Japão se dispuser...
    d) Se o Japão mantiver...
    e) Caso Minas Gerais faça...
    Bons estudos!

  • A flexão verbal na letra B realmente está correta, mas a colocação do pronome oblíquo nesse caso não deveria ser após o verbo?

  • a) Caso Minas Gerais usa [use] a experiência do Japão, pode superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

    b) Se Minas Gerais se propuser a usar a experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

    c) Se o Japão se dispor [despuser] a auxiliar Minas Gerais, Mariana é superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

    d) Se o Japão manter [mantiver] seu auxílio a Minas Gerais, Mariana poderá ser superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

    e) Caso Minas Gerais faz [fizer] uso da experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

  • O ERRO DA LETRA C. O CERTO É DISPUSER

  • A) Use.
    B) GABARITO.
    C) Dispuser.
    D) Mantiver.
    E) Fizer.

  • :( sunjuntivo

     

  •  

    As conjunções condicionais obrigam a utilização dos verbos no modo subjuntivo.

     

    A) Caso Minas Gerais USE (usa- errado) a experiência do Japão, PODERÁ  (pode- errado)  superar Mariana e recuperar os danos

    ambientais e sociais. (ERRADO)

     

    B) Se Minas Gerais se propuser a usar a experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

    (CORRETO)

     

    C) Se o Japão se DISPUSER (dispor-errado) a auxiliar Minas Gerais, Mariana SERÁ (é - errado) superada e os danos ambientais e sociais recuperados. (ERRADO)

     

    D) Se o Japão MANTIVER (manter- errado) seu auxílio a Minas Gerais, Mariana poderá ser superada e os danos ambientais e sociais

    recuperados. (ERRADO)

     

    E) Caso Minas Gerais FAÇA (faz - errado) uso da experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

    (ERRADO)

     

    Gabarito: “B”

  • Eu errei feio por desconsiderar as frases que se iniciaram com o pronome oblíquo átono "SE". Alguém pode explicar, por favor, por que neste caso não teria problema?

  • Luciano Galvão,

    Nas assertivas B, C e D, a palavra "SE" está sendo utilizada como CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA. Caso a palavra "se" estivesse sendo usada como PRONOME, ai sim não poderia estar no início do período.

  • Quem errou,assim como eu,por excluir as alternativas que contiam ''SE'', vai uma explicação :

    Conjunções Subordinativas

    Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. 

  • GABARITO B

     

     

    a) Caso Minas Gerais usa a experiência do Japão, pode superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

        Caso Minas Gerais USE a experiência do Japão, pode superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

     

     b) Se Minas Gerais se propuser a usar a experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais. 

                GABARITO

     

     c) Se o Japão se dispor a auxiliar Minas Gerais, Mariana é superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

         Se o Japão se DISPUSER a auxiliar Minas Gerais, Mariana é superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

     

     d) Se o Japão manter seu auxílio a Minas Gerais, Mariana poderá ser superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

         Se o Japão MANTIVER seu auxílio a Minas Gerais, Mariana poderá ser superada e os danos ambientais e sociais recuperados.

     

     e) Caso Minas Gerais faz uso da experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

         Caso Minas Gerais FAÇA uso da experiência do Japão, poderá superar Mariana e recuperar os danos ambientais e sociais.

  • gab. B

  • A conjugação de dispor confunde porque este é um verbo irregular, ou seja, verbo cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical

    No caso de dispuser, trata-se da forma do verbo na primeira ou terceira pessoa do singular no tempo do futuro do subjuntivo.