-
Multiplexação e Demultiplexação na camada de transporte
A camada de transporte, em um hospedeiro de destino, recebe segmentos da camada de rede que fica abaixo dela( isso acontece, analisando uma abordagem top-down), a qual tem o dever de entregar todos os dados desses segmentos ao processo da camada de aplicação, que também roda nesse hospedeiro. Porém, o que acontece na realidade é que a camada de transporte não entrega os segmentos a um processo, mas sim em um socket(porta) intermediário. Onde cada socket tem um identificador exclusivo, que depende de o socket ser TCP ou UDP. O direcionamento a uma porta correta de um segmento, é feito a partir da análise de um conjunto de campos que se localiza no segmento. Nesse campo encontra-se a porta destinatária, a qual o segmento será direcionado pela camada de transporte. Esse direcionamento a porta correta é denominado de demultiplexação. Define-se multiplexação como sendo a tarefa de reunir pedaços de dados, vindos de diferentes portas (no hospedeiro de origem), encapsulando esses pedaços com o conjunto de campos para criar segmentos e entregá-los a camada de rede. A transferência de dados pode ser feita por: UDP (não orientada para conexão) ou TCP (orientada para conexão). Caso seja feita por UDP, o socket UDP é identificado por uma tupla com dois elementos: endereços IP de destino e um número de porta de destino; por outro lado seja feita por TCP, o socket TCP é identificado por uma tupla com quatro elementos: endereço IP de origem, número da porta de origem, endereço IP de destino e número da porta de destino.
Fonte:pt.wikiversity.org/wiki/Introdução_às_Redes_de_Computadores/Multiplexação_e_demultiplexação
-
"encapsular cada porção de dados com informações do cabeçalho (que mais tarde serão usadas na demultiplexação) para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominado multiplexação".
(KUROSE; ROSS, 2006, p. 148).
Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Multiplexa%C3%A7%C3%A3o_e_demultiplexa%C3%A7%C3%A3o
Go ahead!!!!
-
"Os canais normalmente são compartilhados por vários sinais. Afinal, é muito mais conveniente usar um único fio para transportar vários sinais do que instalar um fio para cada sinal. Esse tipo de compartilhamento é chamado multiplexação."
Tanembaum
-
GABARITO D
"os serviços que um protocolo de camada de transporte pode prover às aplicações de rede. Por um lado, esse protocolo pode ser muito simples e oferecer serviços básicos às aplicações, provendo apenas uma função de multiplexação/demultiplexação para processos em comunicação.
O trabalho de reunir, no hospedeiro de origem, partes de dados provenientes de diferentes sockets, encapsular cada parte de dados com informações de cabeçalho (que mais tarde serão usadas na demultiplexação) para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominada multiplexação.
A camada de transporte desse hospedeiro do meio também tem de juntar dados de saída desses sockets, formar segmentos de camada de transporte e passá-los à camada de rede. Embora tenhamos apresentado multiplexação e demultiplexação no contexto dos protocolos de transporte da Internet, é importante entender que essas operações estarão presentes sempre que um único protocolo em uma camada (na de transporte ou em qualquer outra) for usado por vários protocolos na camada mais alta seguinte."
Fonte: Kurose,Redes de computadores e a internet uma abordagem top-down ed 6.
-
Encapsular --> Descendo
Multiplexar --> Descendo
Desencapsular --> Subindo
Demultiplexar --> Subindo