-
Letra D
Gerenciamento Técnico inclui todas as pessoas que fornecem conhecimentos técnicos e de gerenciamento da infraestrutura de TI.
Gerenciamento Técnico ajuda a planejar, implementar e manter a estabilidade infraestrutura técnica e garantir que os recursos e os conhecimentos exigidos estão no lugar certo para desenhar, construir, fazer a transição, operar e melhorar os serviços de TI e as tecnologias de apoio.
Atividades realizadas pelo Gerenciamento Técnico incluem:
- Identificar os requisitos de conhecimento e experiência;
- Definir os padrões de arquitetura;
- Envolvimento no desenho e na construção de novos serviços e práticas operacionais;
- Contribuir para desenho de serviço, transição de serviço ou projetos de melhoria contínua de serviços;
- Assistir os processos de gerenciamento de serviços, ajudando a definir padrões e ferramentas, e realizar atividades, tais como a avaliação dos pedidos de mudança;
- Assistir o gerenciamento de contratos e fornecedores.
O Gerenciamento Técnico é, normalmente, organizado com base na infraestrutura que cada equipe apoia.
Fonte: a minha, a sua, a nossa wikipedia!
-
Por que a função Gerenciamento de Operações de TI é descartada? Ela também não é responsável por gerir continuamente e manter a infraestrutura?
-
Respondendo o colega, o Gerenciamento de Operações de TI executa atividades operacionais do dia a dia, para entregar o nível de serviços de TI acordado com o negócio
-
Acredito que o que torna a letra D certa e a A errada é a expressão " conhecimento técnico especializado ".
No gerenciamento tecnico temos ESPECIALISTAS em banco de dados, sistemas, segurança...
-
A questão quis fazer confusão entre o conceito de Gerenciamento de Operações e Gerenciamento Técnico. O Gerenciamento Técnico é responsável por garantir que a infraestrutura requerida pelos serviços funcione. Nas organizações essas equipes podem ter diferentes nomes, tais como: Suporte Técnico, Gerenciamento de Rede, Suporte de Infraestrutura, etc. Já o Gerenciamento de Operações está preocupado com as atividades do dia a dia necessárias para entregar o serviço, isso inclui o gerenciamento de instalações que envolve todos os aspectos do gerenciamento do ambiente físico (por exemplo, energia e refrigeração, gerenciamento de acesso predial e monitoração ambiental) e o controle de operações de TI que inclui gerenciamento de console/ponte de operações, programação de trabalho, cópias de segurança e recuperação, e gerenciamento de saída e impressão. A grande questão é que na prática o gerenciamento e operações e técnico pode ser feito um única equipe chamada “equipe de operações”. Talvez isso tenha levado muitos ao erro. Contudo, esse ponto já tinha sido explorado pelo CESPE em 2014.
Gerenciamento Técnico (Technical Management): Função relacionada aos grupos, áreas ou equipes que possuem experiência e conhecimento técnico especializado para suportar a operação. Também deve garantir que haja recursos treinados para desenhar, construir, fazer as transições, operar e melhorar a tecnologia utilizada nos serviços.
Por tudo isso, gabarito D
Fonte: A ARTE DE PASSAR EM CONCURSOS DE TI (http://www.apcti.com.br/livros/)
-
Alguém pode me esclarecer esta dúvida. Não seria a Central de Serviço parte do Gerenciamento Técnico ou este parte da Central de Serviço ?
-
Márcio,
Acredito que, na teoria pelo menos, não. Na norma eu ainda não vi nenhuma referência à possibilidade de uma função fazer parte de outra. Acredito que lá haja essa separação clara entre as funções, mesmo.
Eu marquei Central de Serviço e errei a questão. Pesquisei um pouco e vi que, realmente, trata-se do Gerenciamento Técnico.
Gerenciamento Técnico - inclui todas as pessoas que fornecem expertise técnico e fazem gerenciamento da infraestrutura de TI. Ajuda a planejar, implementar e manter uma infraestrutura técnica estável e assegura que os recursos requeridos e o expertise estão em posição de desenhar, construir, fazer a transição, operar e melhorar os serviços de TI e a tecnologia que os suporta.
-
Gerenciamento Técnico: (Operação de Serviço da ITIL) A função responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI. O gerenciamento técnico define os papéis dos grupos de suporte e também as ferramentas, processos e procedimentos necessários.
Central de Serviço: (Operação de Serviço da ITIL) O ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Uma central de serviço típica gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários.
Gerenciamento de Aplicativo: (Operação de Serviço da ITIL) A função responsável por gerenciar aplicativos durante os seus ciclos de vida. O aplicativo é um Software que provê as funções que são requeridas por um serviço de TI. Cada aplicativo pode fazer parte de mais de um serviço de TI. Um aplicativo é executado em um ou mais servidores ou clientes.
Gerenciamento de Operações de TI: Operação de Serviço da ITIL) A função dentro de um provedor de serviço de TI que realiza as atividades diárias necessárias para o gerenciamento de um ou mais serviços de TI e da infraestrutura de TI de que eles dependem. O gerenciamento de operações de TI inclui o controle de operações de TI e gerenciamento de instalações. (Operação de Serviço da ITIL) são as atividades executadas pelo controle de operações de TI, que inclui gerenciamento de console/ponte de operações, programação de trabalho, cópias de segurança e recuperação, e gerenciamento de saída e impressão. As operações de IT também são usadas como sinônimo de operação de serviço.
Glossário ITIL
-
Gabarito - D
Gerenciamento Técnico (Technical Management): função relacionada a grupos, áreas ou equipes que possuem experiência e conhecimento técnico especializado para suportar a operação. Deve também garantir que haja recursos treinados para desenhar, construir, fazer as transições, operar e melhorar a tecnologia utilizada nos serviços.
Gerenciamento das Operações de TI (IT Operations Management): função relacionada a grupos, áreas ou equipes responsáveis pela execução das atividades diárias da operação (tais como gerenciar a cadeia de parceiros em uma área de Procurement ou receber materiais enviados por clientes em uma área de Logística). Esta função se subdivide em Controle de Operações e Gerenciamento de Facilidades.
@papirobizurado