-
Manta asfaltica em reservatório de água?? JAMAIS!!!
-
De acordo com o que tenho pesquisado, manta asfáltica pode sim ser utilizada em reservatório de água.
fonte: infraestrutura urbana (PINI), Impermeabilização de reservatórios.
-
ALGUÉM SABE EXPLICAR O PORQUÊ DO ERRO NA LETRA "E" ?
-
Junta estrutural
Espaço vazio já existente na estrutura e que deve ser respeitado ao longo de todas as camadas que venham em seguida, com a mesma largura inicial. Nas fachadas esta junta se apresentará verticalmente já na base (estrutura e alvenaria), separando grandes "blocos" ou "panos" do edifício e localizadas conforme necessidade do projeto estrutural.
O preenchimento das juntas estruturais pode ser feito pelo sistema de tarugo e selante ou com material pré formado; os perfis extrudados de borracha pressurizada, utilizados normalmente em pisos industriais.
Selantes
Definições: Medeiros (1999)
Para o preenchimento das juntas de movimentação e dessolidarização não é usado um único material, como ocorre com o preenchimento com rejunte nas juntas de assentamento. O preenchimento deve ser feito com materiais que impermeabilizem e confiram flexibilidade e movimentação aos elementos da fachada. São selantes em forma de tiras pré formadas compressíveis e mastiques.
Os materiais compressíveis pré formados (também chamados de tarugo), tem a função de vedar o fundo da junta, permitindo a movimentação. Os mástiques têm a função direta de vedação e impermeabilização, além de serem flexíveis também.
Mástique é qualquer um dos diversos preparados pastosos que contém materiais betuminosos e que se utilizam como adesivos ou vedantes. Ching (1999)
Fonte: https://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/arqtema/erica/cdrom-erika/projeto/5-(1)-2-1-8-J_M_S.htm
LETRA E
-
Temos normas e livros, mas a banca tira a questão do site da empresa de impermeabilização Texsa????
Odeio isso!
"JUNTAS DE DILATAÇÃO ESTRUTURAL
Por serem sujeitas a grandes movimentações e solicitações, essas juntas de dilatação estrutural são pontos críticos que merecem especial cuidado em sua impermeabilização. O sistema mais indicado é o de mantas asfálticas que atendam aos movimentos de contração e dilatação (abrir e fechar) das juntas, sem rompimento. No entanto, deve-se observar que, nessas áreas, a impermeabilização seja reforçada, que as mantas sejam apoiadas entre si, e que o adentramento seja de, no mínimo 6 mm e no máximo 12 mm, para o interior da junta, de forma a impedir que “caia” em seu interior e seja cortada quando a junta fechar."
Fonte: http://texsa.com.br/?artigo=areas-de-servico
Se analisarmos bem a questão podemos concluir que, se a junta de dilatação sofre movimentos de contração e dilatação, então é necessário uma impermeabilização flexível. Acredito que a pintura impermeável não deve responder bem a essas solicitações.