SóProvas


ID
1824394
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Internet 


      Quando decidimos criar o site Porta dos Fundos, o fizemos porque a televisão tinha nos dito que nosso tipo de humor não era popular, era feito para um nicho e não daria ibope. Resolvemos fazer na internet porque era onde podíamos ter gerência do nosso “projeto”. Podíamos falar o que quiséssemos do jeito que nós bem entendêssemos. 
     Dois anos após o lançamento, o Porta bateu a marca de mais de um bilhão de espectadores pelo Brasil e pelo mundo. Eles tinham razão, se tivéssemos feito um programa para televisão, com toda certeza nosso público teria sido muito pequeno e não teria dado ibope. Até porque iriam nos colocar sexta-feira, meia-noite e meia depois de um Globo Repórter
    Na internet tivemos a possibilidade de sermos vistos sem as amarras dos horários certinhos e dos dias determinados. Uma pessoa no Japão pode assistir aos nossos vídeos a qualquer hora do dia em qualquer lugar e mídia. A TV precisa dizer para ela mesma o que nos disse lá trás: que seus programas são feitos para um nicho e não vão dar ibope. A importância da internet é gigante e um terreno ainda a ser explorado. 
    Em outubro de 2014, o Porta dos Fundos resolveu levar os episódios que já estão na internet para a televisão. Queríamos atingir um outro tipo de público, e conseguimos. Muita gente que não sabia do site tomou conhecimento do nosso conteúdo. Ou seja, cada plataforma tem o seu valor e uma não exclui a outra. 

(Adaptado de: PORCHAT, Fábio. O Estado de S.Paulo. Caderno 2. C10, 16/11/2014) 

Está redigida com clareza e correção a seguinte frase, formulada a partir do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) faltou a vírgula para fechar o sentido:
    Mais de um bilhão de espectadores, um número surpreendentemente [,] já tinha acessado ...

    B) faltou o acento em "eficácia"

    C) CERTO.

    D) está errada a escrita de "regeitado", na verdade é "rejeitado"

    E) vi dois erros, um de colocação da vírgula e outro de concordância, o de concordância está no final, quando diz; "seus programas não tÊm ibope garantido".
    quanto à pontuação: "A televisão precisa se convencer que seu público [,] tanto quanto o da internet [,] também pode ser igualmente restrito, e que seus programas não têm ibope garantido".

    bons estudos

  • Na letra B há outro erro: "Esponencial"  ------->>> Exponencial.

  • Quando o Porta dos Fundos foi apresentado à televisão, foi regeitado por que parecia que não haveria pessoas suficiente interessadas de assisti-los.- O  por que é junto.

    foi rejeitado porque parecia que não haveria pessoas...

  • Sem as amarradas? Não seria sem as amarras?

  • não entendi a palavra "amarradas", não seria amarras?

  •  a) Mais de um bilhão de eXpectadores, um número surpreendentemente[,] já tinha acessado o site do Portas dos Fundos quando este completarA dois anos em 2014. 

     

     b)Em dois anos, o público do Porta dos Fundos se ampliou de maneira eXponencial. Confirmando a eficÁcia da internet na divulgação do trabalho dos humoristas. 

     

     c)Sem as amarradas dos dias e horários predeterminados, os episódios do Porta dos Fundos passaram a ser apreciados por internautas em diversos países. 

     

     d)Quando o Porta dos Fundos foi apresentado à televisão, foi reJeitado porque parecia que não haveria pessoas suficiente interessadas em assistir-lhes

     

     e)A televisão precisa se convencer que seu público[,] tanto quanto o da internet[,] também pode ser igualmente restrito e que seus programas não tÊm ibope garantido. 

  • Espectador, com s, se refere a uma pessoa que assiste a um espetáculo ou que presencia um acontecimento: espectador televisivo, espectador de teatro, espectador do acidente,... Expectador, com x, indica alguém que está na expectativa: expectador do desfecho, expectador da decisão, expectador do Natal,...

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://duvidas.dicio.com.br/espectador-ou-expectador/&ved=0ahUKEwjVw_mElrzQAhXBSCYKHVukAuQQFggcMAE&usg=AFQjCNGTDbOan0VfwE7eRDLsTyNPs6WOZg&sig2=dlH-lgPxbWjxYxrIhabIwg

     

  • A) Mais de um bilhão de espectadores, um número surpreendente(,) *tinha acessado o site Porta dos Fundos quando este *completará dois anos em 2014. - Vírgula e *Tempos verbais incompatíveis. - "Já tinha acessado quando este completou 2 anos em 2014Pretérito mais que perfeito em sua forma composta, e na forma simples = "acessara quando estou completou 2 anos em 2014" ou "Já terá acessado quando este completar 2 anos em 2014"

     

    B)  Em dois anos, o público do Porta dos Fundos se ampliou de maneira eXponencial(,) confirmando a eficÁcia da internet na divulgação do trabalho dos humoristas. - Dúvida em relação ao "SE": É parte integrante do verbo? 

     

    C) Sem as amarradas dos dias e horários predeterminados, os episódios do Porta dos Fundos passaram a ser apreciados por internautas em diversos países. - Também confundi "Amarradas" com "Amarras", mas por exclusão, marcamos como certa. hehe. 

     

    D) Quando o Porta dos Fundos foi apresentado à televisão, foi reJeitado porque parecia que não haveria pessoas suficienteS interessadas em assisti-lo. 

     

    E) A televisão precisa se convencer de que seu público(,) tanto quanto o da internet(,) também pode ser igualmente restrito, e que seus programas não tÊm ibope garantido. - Antes de "..e que seus...", doideira da porra. 

     

    (Insira sua frase de efeito/inspiração aqui) hehe. Simbora, negada! :P 

  • inconformado com o "amarradas" ! rsrsrsrs

  • Errei na palavra predeterminados. Aprendizado para mim e talvez  para mais alguém:

    Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, se utiliza o hífen com os prefixos pró-, pós- e pré-, quando tônicos e autônomos da segunda palavra.
    Exemplos: pós-graduação, pré-fabricado, pró-vida,…

    Quando os prefixos pro-, pos- e pre- forem átonos e não forem autônomos da segunda palavra, não se emprega o hífen. Ocorre a justaposição do prefixo com o outro elemento, ou seja, formam uma só palavra.
    Exemplos: predeterminar, pospor, propor, prever,…

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/predeterminado-ou-pre-determinado/

     

  • Felipe Fernandez,
     

    Restrito está concordando com público e não com televisão então a concordância está certa.

    "A televisão precisa se convencer que seu público, tanto quanto o público da internet, também pode ser igualmente restrito..."

     

    Mas há um erro de concordância sim na questão. "...e que seus programas não tem ibope garantido." têm deveria está acentuado já que concorda com programas.

  • 1. Amarradas

    Significado de Amarradas Por Dicionário inFormal (SP) em 15-12-2015

    Flexão de amarrado. 
    1. Que estavam presos com cordas ou com qualquer outra coisa. 
    2. [Fig.] Que estavam presos ou comprometidos.

    1. Amarras

    Significado de Amarras Por Dicionário inFormal (SP) em 29-07-2014

    Cordas ou correntes que servem para amarrar.

    Tivemos que libertar aqueles cães das amarras em que estavam presos.

    fonte:http://www.dicionarioinformal.com.br/amarras/

  • Também estranhei a expressão "amarradas", mas marquei a letra C por ser a mais correta e por achar que, no contexto, "amarradas" e "amarras" podem ser consideradas como sinônimos. 

  • FCC = assinale a alternativa menos errada

  • Amarradas foi de lascar.

  • Alternativa A: ERRADA - SUPREENDENTEMENTE (ERRADO), SUPREENDENTE (CORRETO). Explicação: supreendentemente é advérbio, advérbio se relaciona com 1) adjetivos, 2) verbos, 3)advérbios, no caso o termo números é substantivos, e... advérbio não complementa substantivo

    Alternativa B: ERRADA - ESPONENCIAL (ERRADO), EXPONENCIAL (CORRETO)

    Alternativa C: ERRADA - PREDETERMINADO (ERRADO), PRÉ-DETERMINADO (CORRETO). Explicação: formações com prefixo Pré usa-se hífen

    Alternativa D: ERRADA - REGEITADO (ERRADO), REJEITADO (CORRETO)

  • Essa questão deveria ser ANULADA (não foi?):

    a)"surpreendentemente" no lugar "supreendente";

    b)"esponencial" no lugar de "exponencial";

    c)"amarradas" no lugar de "amarras";

    d)"regeitado" no lugar de "rejeitado";

    e)tem, no plural, leva circunflexo.

     

    TÁ TUDO ERRADO!

  • Predeterminado é o particípio do verbo predeterminar, formado a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: pre + determinar, sem que haja alteração desses elementos formadores. 

    Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, se utiliza o hífen com os prefixos pró-, pós- e pré-, quando tônicos e autônomos da segunda palavra. Exemplos: pós-graduação, pré-fabricado, pró-vida,…

    Quando os prefixos pro-, pos- e pre- forem átonos e não forem autônomos da segunda palavra, não se emprega o hífen. Ocorre a justaposição do prefixo com o outro elemento, ou seja, formam uma só palavra.
    Exemplos: predeterminar, pospor, propor, prever,…

  • Na letra "a" quando se utiliza o verbo (completará) futuro do presente deveria ser (completara) pretérito-mais-que-perfeito, pois se refere a algo que já aconteceu.

  • Se a questão pediu CLAREZA e correção, não há nenhuma alternativa que a responda.

  • essa questão deveria ser anulada pois "amarradas" encontra-se de forma errada na frase 

  • Eita que essa está amarrada!

  • Reli 3x para não ser injusta, mas não vejo clareza, como pede o enunciado, na assertiva.

  • Eita que essa questão está "amarradas"!

     

  • A)CORREÇAO  Mais de um bilhão de espectadores, um número surpreendente, já tinha acessado o site do Portas dos Fundos quando este completará dois anos em 2014.

  • rejeitado é com "J"

  • a) E. Note que temos na língua portuguesa as palavras 'expectador' e 'espectador':
    expectador -> que tem expectativas sobre algo.
    espectador -> que assiste algo.
    O correto é: surpreendente, porque está sendo usado como adjetivo (um número surpreendente)
    Ex: Os espectadores do filme 'Prova Viva' ficaram decepcionados com o final do drama.
    Ex: Eu sou um expectador do concurso do Banco Central: acredito que sairá ainda esse ano.
    b) E. Errado: esponencial,eficacia. Correto: exponencial,eficácia (porque é uma paroxítona terminada em DITONGO).
    c) C. Correto: predeterminados (palavra formada para justaposição) 
    Cuidado! Todas as vezes que tivermos a palavra 'pré', o hífen será obrigatório). Ex: pré-exame. O caso acima é uma regra diferente e não essa.
    Ver: https://duvidas.dicio.com.br/predeterminado-ou-pre-determinado/
    d) E. Errado: regeitado. Correto: rejeitado (vem de 'rejeição').
    e) E. Errado: tem. Correto: têm (para concordar com 'programas').
    GABARITO: C

  • GABARITO C

     

    Cuidado com os comentários de que todos os casos com prefixo PRÉ usa-se hífen, temos duas regrinhas pessoal, vamos ficar atentos pois são as exceções que os concursos gostam de cobrar.

     

    Quando o prefixo “pré” se demarca como tônico, ou seja, quando possui autonomia fonética, o uso do hífen se faz necessário. Apenas lembrando que em virtude desse aspecto fica evidente o acento gráfico. Vejamos, pois, alguns casos:

     

    exs.:

     

    PRÉ-ADOLESCENTE
    PRÉ-CONTRATAÇÃO
    PRÉ-DATADO
    PRÉ-ELEITORAL
    PRÉ-FABRICADO
    PRÉ-HISTÓRIA
    PRÉ-NATAL
    PRÉ-PAGO

     

     Nos casos em que o prefixo “pré” se apresenta como átonoisto, é, sem autonomia fonética– razão pela qual precisa se apoiar na sílaba seguinte ─, ele não é acompanhado do uso do hífen e, obviamente, não recebe acento gráfico. Constatemos os casos a seguir:

     

    exs.:

     

    PREAQUECER
    PREAQUEÇA
    PREANUNCIAÇÃO
    PRECONCEBIDO
    PRECONDICIONADO
    PREDETERMINADO
    PREDEFINIDO
    PREVISTO

     

     

    bons estudos

  • Acho que esse amarradas é erro de digitação do QC, pois no texto está amarras. Tem de ver a prova.

  • O gabarito está com um erro de digitação em "amarrada", que deveria ser "amarra". Já notifiquei o QC.

  • Pessoal alguém pode me ajudar nessa questão por favor, a vírgula não está errada? eu achei que teria que ter 2 vírgulas outra depois do Porta dos Fundos. Sem as amarras dos dias e horários predeterminados, os episódios do Porta dos Fundos passaram a ser apreciados por internautas em diversos países.

  • Mirian, caso coloque outra vírgula após ''portas dos fundos'', você estará separando o sujeito do verbo, o que é terminantemente proibido!

    ...''os episódios do Porta dos Fundospassaram ( verbo) a ser apreciados ( complemento verbal) ''...

    Quem passaram a ser apreciados? os episódios do porta dos fundos (SUJEITO)

    Nunca se separa Sujeito/ Verbo e Complemento!

    Bons estudos!

  • Na letra C, gabarito da questão, a palavra 'AMARRADAS", confundiu alguns, que pensaram haver erros de digitação. Ocorre que é um adjetivo substantivado pelo artigo definido AS, portanto está correto dizer sem as amarradas!