SóProvas


ID
1824637
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente feminino, 46 anos, refere perda de peso rápido nos últimos 3 meses, poliúria, dores em MMII, visão turva. No momento, refere cefaleia intensa e mal-estar geral. Qual é a hipótese diagnóstica?

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão:


    Dor precordial se caracteriza por uma sensação de dor opressiva, localizada na face anterior do tórax predominante retroesternal, de intensidade variável, podendo ser referida no membro superior esquerdo, mandíbula, região epigástrica e dorso; com ou sem concomitantes.

    No diabetes os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso. Embora possam estar presentes no DM tipo 2, esses sinais são mais agudos no tipo 1, podendo progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo. Sintomas mais vagos também podem estar presentes, como prurido, visão turva, fadiga e dores em MMII. Define-se como hemorragia digestiva alta1 aquela hemorragia2 que se origina das partes superiores do trato digestivo (boca3, faringe4, esôfago5, estômago6 e duodeno7). Em sua forma aguda é uma emergência8 que implica em risco potencial de vida.

    A Trombose Venosa Profunda (TVP) é patologia caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias profundas (localizadas entre os músculos). Os sinais e sintomas são: eritema, aumento de temperatura e empastamento muscular com dor à palpação, sensação dolorosa localizada ao longo da distribuição do sistema venoso profundo; edema em todo o membro inferior; edema na panturrilha; edema depressível; dilatação das veias superficiais.

    HDA (hemorragia digestiva alta1) é aquela hemorragia2 que se origina das partes superiores do trato digestivo (boca3, faringe4, esôfago5, estômago6 e duodeno7). Em sua forma aguda é uma emergência8 que implica em risco potencial de vida. Os principais sinais e sintomas são: dor no estômago tipo cólica; vômito com sangue vermelho vivo ou com aspecto de borra-de-café; fezes escuras muito mal cheirosas, chamadas cientificamente de melena; pode haver anemia; pode haver sangue vermelho vivo misturado com as fezes, caso a hemorragia seja intensa.

    A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais. Logo, poliúria, dores em MMII, visão turva tem como hipótese diagnóstica o diabetes.

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Normas de Orientação Clínica para a Prevenção, o Diagnóstico e o Tratamento da Trombose Venosa Profunda. J Vasc Br 2005;4(Supl.3):S205-S220. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.


    Gabarito: Alternativa B.

  • RESPOSTA B

    Sintomas da diabetes :

    - Poliúria

    -Polidpsia

    - Polifagia (Aumento do apetite)

    - Retinopatia Diabética ( Alterações visuais )