-
Medição terá em torno do terreno todo (2m a mais do que o projeto)
Assim será medido muito mais do q orçado inicialmente ( superfaturamente )
-
Boiei. Eles tão aterrando. O orçado de acordo com o projeto foi 2m abaixo do nível real. Foi orçado mais do que efetivamente será feito. A medição vai apontar menos aterramento do que era previsto, não vejo o superfaturamento.
-
O CESPE inventa cada uma...
-
Moçada, essa é bem fácil
Imagine um terreno de 1 m². Inicialmente foi orçado 2 metros do nível real do terreno. Então se for pagar/medir pelo que está no orçamento inicial, irão pagar 6 m³. Quando na verdade foi executado somente 4 m³. Isso é superfaturamento. Estão pagando mais do que foi executado.
-
Segundo Oliveira Jr. et al no "Manual de Perícias de Engenharia, Cálculo de Superfaturamento e Outros Danos ao Erário" o "Superfaturamento é caracterizado por:
medição de quantidades superiores às efetivamente executadas/fornecidas;
deficiência na execução de obras e serviços de engenharia que resulte em diminuição da qualidade, vida útil ou segurança;
pagamento de obras, bens e serviços por preços manifestamente superiores à tendência central (mediana ou média) praticada pelo mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, bem como pela prática de preços unitários acima dessa tendência central (mediana ou média) de mercado;
quebra do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato em desfavor da Administração por meio da alteração de quantitativos (jogo de planilha) e/ou preços (alterações de cláusulas financeiras) durante a execução da obra);
alteração de cláusulas financeiras gerando recebimentos contratuais antecipados, distorção do cronograma físico-financeiro, prorrogação injustificada do prazo contratual ou reajustamentos irregulares)."
-
certo!
haverá superfaturamento porque a terraplanagem consistem em adequar o terreno real ao terreno de projeto, como o terrno de projeta está a 2 m abaixo do real, a empreitada deverá cortar o terreno real para que ele chegue no nível correto do projeto. Essa escavação não estava prevista no projeto executivo devido ao erro no levantamento o que acarretaria um grande prejuízo
-
Se o terreno está 2m acima do previsto, quer dizer que, NA REALIDADE, a construtora vai aterrar menos (menor custo). Se fizer a medição conforme previsto em projeto, teremos uma medição maior (superfaturamento) do serviço.
-
Como foi constatado que o terreno deve ser cortado no lugar de aterrado, caso aconteca o pagamento do serviço de aterro estará caracterizado superfaturamento pela medição de quantidades superiores às efetivamente executadas ou fornecidas;
-
Cara que questão mal formulada!!
Não está bem claro, porém o que entendi é:
O terreno são, incial,natural, está 2m mais baixo que o de projeto, portanto imagino eu que terá de ser feito um aterro para chegar ao nível projetado.
Mas tem um problema, se a empreiteira não fizer o aterro e por fim acabar por coloca-lo na medição, será sim um superfaturamento, porém, caso ela não coloque, não será caracterizado.
Se o projeto incial não contemplava os 2m, esses dois metros seriam adtivo correto?
Bom, como disse antes, uma questão dessa deve ser anulada, por deixar de ser objetiva.
-
O contratado irá receber por um serviço que ele não executou, haja vista que os 2 metros vão contar como aterro executado.
-
O contratado irá receber por um serviço que ele não executou, haja vista que os 2 metros vão contar como aterro executado.
-
Superfaturamento x sobrepreço
-
simples, em palavras mais usuais. o fiscal fiscalizou tudo correto para o aterro acontecer( exemplo de 3 m), porém no dia do aterro digamos que o terreno "inchou" e subiu 2m acima do que estava na hora da fiscalização, logo a empresa, caso acontecesse o aterro, iria aterrar apenas 1 m e receber por 3m!