No mesmo caminho do aperfeiçoamento de accountability, uma boa governança na gestão pública brasileira é fundamental em uma Administração Pública gerencial, desenvolvendo e difundindo os melhores conceitos e práticas no Brasil, contribuindo para o melhor desempenho das organizações e para uma sociedade mais justa, mais responsável e mais transparente (SLOMSKI et ai., 2008).
Na definição de Bresser Pereira (2009, p.213), "a governança é um processo dinâmico, pelo qual o desenvolvimento político acontece, e mediante o qual a sociedade civil, a organização do Estado e o governo organizam e administram a vida pública". Ainda para o autor, a força da sociedade civil, a eficiência da organização do Estado, a adequação das instituições do Estado, e ainda a efetividade em aplicar a lei, deveriam ser variáveis altamente correlacionadas.
Já para Streit e Klering (2005), o conceito de governança pública diz respeito à existência de mecanismos, estruturas e regulamentações coerentes, justas, consistentes e aceitas pela sociedade para o exercício da Administração Pública. Para os autores, dessa forma, o governo busca objetivos coletivos de uma sociedade com enfoque na coordenação responsável, autônoma, e interdependente de diferentes instituições, redes e atores sociais. Portanto, nesse conceito, a gestão pública não é somente uma questão de eficiência e eficácia, mas também de legalidade e legitimidade (ROCHA, 2001 ).
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 01 – Prof. Heron Lemos