SóProvas


ID
1826779
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A governança pública é diretamente associada à ideia de:

Alternativas
Comentários
  • Governança pode ser sinônimo de governo, o órgão de soberania ao qual cabe a condução política geral de um país, sendo o órgão superior da administração pública. No entanto, governança também pode dizer respeito às medidas adotadas pelo governo para governar o país em questão.

  • Por que não seria a "A"?

  • pq seria governabilidade.

  • Q792466 - Governança pública refere-se à forma de gerenciamento de recursos de um país. Um de seus princípios basilares é a  transparência, que envolve a disponibilização de informações como estratégia de combate à corrupção.

     

    Q441112 - Alguns acadêmicos consideram a Governança Pública (GP) uma consequência do movimento da Administração Pública Gerencial (Secchi, 2009, p. 359). Dentre as características teóricas da GP está  a influência de diversos atores na construção das políticas públicas;

  • No mesmo caminho do aperfeiçoamento de accountability, uma boa governança na gestão pública brasileira é fundamental em uma Administração Pública gerencial, desenvolvendo e difundindo os melhores conceitos e práticas no Brasil, contribuindo para o melhor desempenho das organizações e para uma sociedade mais justa, mais responsável e mais transparente (SLOMSKI et ai., 2008).

    Na definição de Bresser Pereira (2009, p.213), "a governança é um processo dinâmico, pelo qual o desenvolvimento político acontece, e mediante o qual a sociedade civil, a organização do Estado e o governo organizam e administram a vida pública". Ainda para o autor, a força da sociedade civil, a eficiência da organização do Estado, a adequação das instituições do Estado, e ainda a efetividade em aplicar a lei, deveriam ser variáveis altamente correlacionadas.

    Já para Streit e Klering (2005), o conceito de governança pública diz respeito à existência de mecanismos, estruturas e regulamentações coerentes, justas, consistentes e aceitas pela sociedade para o exercício da Administração Pública. Para os autores, dessa forma, o governo busca objetivos coletivos de uma sociedade com enfoque na coordenação responsável, autônoma, e interdependente de diferentes instituições, redes e atores sociais. Portanto, nesse conceito, a gestão pública não é somente uma questão de eficiência e eficácia, mas também de legalidade e legitimidade (ROCHA, 2001 ).


    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 01 – Prof. Heron Lemos