SóProvas


ID
1826863
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta informação correta, no que concerne aos agentes públicos.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    a) Certo. L8112 Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.


    PROvas SUSPENDEM CURSO DE POLÍTICO E CÔNJUGE NA OIT SOBRE DOENÇA FAMILIAR

    PROvas SUSPENDEM: o estágio PRObatório é SUSPENSO nos seguintes casos:

    CURSO: Curso de formação 

    POLÍTICO: Atividade política 

    CÔNJUGE: Afastamento do cônjuge 

    OIT: Trabalhar em organismo Internacional 

    DOENÇA FAMILIAR: Doença em membro da família .



    b) Art. 37, XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;



    c) Art. 37, XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público;



    d) É pacífico o entendimento de que, para efeito de aposentadoria especial de professores, não se computa o tempo de serviço prestado fora da sala de aula, orientação consolidada na Súmula 762 do STF.

  • A licença remunerada é dada a partir do registro da candidatura, vejamos o que diz o Art. 86, §2, Lei 8.112:
    § 2 o A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • LETRA A

     

    AO SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO SOMENTE PODERÃO SER CONCEDIDAS AS SEGUINTES LICENÇAS E AFASTAMENTOS:

     

    - POR MOTIVO DE DOENÇA EM PESSOA DA FAMÍLIA

    - POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO

    - PARA O SERVIÇO MILITAR

    - PARA A ATIVIDADE POLÍTICA

    - MANDATO ELETIVO

    - ESTUDO O MISSÃO NO EXTERIOR

    - SERVIR ORGANISMO INTERNACIONAL

    - CURSO DE FORMAÇÃO 

     

     

    DA LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA - LEI 8.112/90,  § 2° - A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses. 

     

     

    #gratidão

  • GABARITO LETRA "A"

     

     a) Mesmo em estágio probatório, havendo pedido do servidor, a Administração Pública é obrigada a conceder licença remunerada desde o registro da candidatura para cargo eletivo. CERTA DICA: servidor em estágio probatório só não pode abrir a MATRACA não pode se licenciar para (MAndado classista, TRAtar de assuntos pessoais e CApacitação)

     

     b) A proibição de acumular SE estende a empregos e funções nas sociedades controladas indiretamente pelo poder público.(art. lXVII CF - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público. Lembrando que os cargos cumuláveis são para I)- dois cargos de professor, II) de um cargo de professor com outro técnico ou científico; III a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.)

     

    c) NÃO é permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para efeito de remuneração de pessoal do serviço público.(CFart. 37º XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público);

     

    d) Para efeito de aposentadoria especial de professores, NÃO se computa o tempo de serviço prestado fora da sala de aula.