Gabarito letra E FLUXO DE CAIXA RESIDUAL
O FLUXO DE CAIXA RESIDUAL é o fluxo de caixa relevante, resultante da liquidação de um investimento a longo prazo no final de sua vida útil. Representa o fluxo de caixa após imposto de renda, excluindo as entrada de caixa operacionais, que ocorre no ano final do projeto.
Inclui:
(i) resultado com a venda de ativos, deduzidos quaisquer custos de remoção ou de venda;
(ii) variação no capital de giro, refletindo este para a situação original.
https://docente.ifrn.edu.br/augustoveras/projeto-integrador-1/slides-18-02
EXCLUI AS ENTRADAS DE CAIXA OPERACIONAIS
Valor Residual
O conceito de vida útil se refere basicamente à vida econômica do projeto. ou seja, ao período em que se espera que o projeto gere rendas econômicas. Assim, a estimação do valor residual do um projeto deve estar relacionada ao fim do projeto no sentidoeconômico. Portanto, quando termina a vida útil do projeto, o valor residual deve refletir os ganhos normais que possam ser obtidos em atividades alternativas no futuro. Dessa maneira, o valor residual deve ser igual aos fluxos de caixa líquidos futuros que possam ocorrer após o término da vida útil do projeto, trazidos para a data fim da vida útil. A idéia básica consiste que o projeto não acabe nunca é, por isso, geraria renda permanente.
famanet.br/Ambientes/cc/pdf/rot_edson_finan3.pdf
ESTIMATIVA DO FLUXO DE CAIXA DE UM ORÇAMENTO DE CAPITAL
1. Introdução
São demonstrações que apresentam apenas as variações monetárias ocorridas no caixa da empresa. Entretanto, a ênfase dada aos fluxos de caixa de umorçamento de capital está associada à realização de um projeto, que são chamados de fluxos de caixa relevantes. Ao analisar um projeto de investimentos, o analista financeiro deve apenas preocupar-se com estes fluxos.
2. Os Principais Componentes do Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa de qualquer projeto, que possua padrão convencional, pode incluir quatro componentes básicos: Os fluxos de caixa são de quatro tipos básicos do projeto de investimento:
1. Investimento inicial: É a saída de caixa relevante que ocorre devido à compra dos ativos no início do projeto. Os ativos podem ser tangíveis ou intangíveis e estes estão associados ao projeto proposto;
2. Entradas de caixa operacionais: As receitas operacionais incrementais, ou seja, àqueles que se esperam obter como resultado do investimento ao longo de sua vida útil. São decorrentes da venda do produto ou da prestação do serviço;
3. As despesas operacionais: São os custos necessários ao funcionamento normal do que esteja previsto no projeto em cada período;
4. Fluxo de caixa residual: É o fluxo de caixa não-operacional, após o imposto de renda, que ocorre no final do projeto, em geral decorrente da liquidação do projeto.
http://famanet.br/Ambientes/cc/pdf/rot_edson_finan3.pdf