Alternativa a, Errada, variações monetárias e cambiais; compreende as variações patrimoniais, aumentativas ou diminutivas, provenientes de variações da nossa moeda (Real) em relação aos índices ou coeficientes aplicáveis por dispositivo legal ou contratual, ou ainda, a variação do valor da nossa moeda em relação a moeda estrangeira.De todo modo, variação monetaria e cambial é exemplo de variação QUANTITATIVA, e não QUALITATIVA.
Alternativa b, Errada, pois o desconto financeiro concedidos ao devedor, faz diminuir o valor a recebe e, portanto, ocasiona um variação quantitativa diminutiva.
Alternativa c, Certo, primeniramente tem que ter muita ATENÇÃO! Não confunda. Divida ativa com Dívida passiva. A primeira referese a valores a receber(registrados no ativo) e a segunda a valores a pagar(registrados no passivo). Pois bem, o recebimento de dívida ativa, seja tributária ou não tributária, irá ocasionar uma variação qualitativa, dado que há simultaneo aumento e diminuição do ativo, no mesmo valor, ingresso do recurso financeiro e a baixa do valor a receber.
Alternativa d, Errada, redução do valor recuperável(Impairment perda por irrecuperabilidade) é a redução nos beneficios futuros e no pontecial de serviços de um ativo que reflete o declinio na sua utilidade, além do reconhecimento sistemático por meio da depreciação. Trata se, pois, de diminuição de valor do ativo, ocasionando variação diminituvia, bem como da provisão.Portatnto, ambas são variações patrimoniais quantitativa.
Trata-se dos diferentes tipos de fatos contábeis.
Os fatos contábeis podem ser divididos em:
➤ Permutativos/Qualitativos: configuram apenas trocas, permutas, entre bens do ativo e passivo exigível, sem que haja alteração no valor total do patrimônio líquido e contas de resultado.
➤ Modificativos/Quantitativos: são aqueles que alteram, para mais ou para menos, o Patrimônio Líquido. Enquanto os fatos permutativos envolvem apenas contas patrimoniais, os fatos modificativos envolvem também conta de resultados (receitas e despesas). Provocam aumento ou redução do ativo ou passivo e, como contrapartida, modificação na situação líquida.
⇛ Resolução: É exemplo de Variação Patrimonial Qualitativa o recebimento da Receita da Dívida Ativa Tributária, uma vez que há apenas permuta dentro do Ativo. Por fim, as demais alternativas são Quantitativas, pois impactam o Patrimônio Líquido.
Gabarito: Letra C.