-
pensei que houvesse vírgulas na letra C
Segundo o que se lê no contrato, a maioria das providências, de que dependem várias etapas dos projetos, é do conhecimento de todos.
já quanto ao gabarito da questão: D: Trata-se de plural de expressão partitiva:
A explicação para a ocorrência do verbo no singular ou no plural nesses casos é a seguinte: quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”) acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.
Exs.:
A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso.
Boa parte dos integrantes concorda/concordam com a política do grupo.
Menos da metade dos monitores lembra/lembram daquela aluna.
Mas há uma sutil diferença de sentido:
a) conjugar o verbo no singular, dá ênfase à noção de conjunto, de grupo (foco na expressão “a menor parte”, “boa parte”, “menos da metade”).
b) conjugar no plural, enfatizam-se aqueles que formam o grupo ( “participantes”, “integrantes”, “monitores”), ainda que esta seja a forma incomum de redigir esse tipo de oração.
Como recomendação, dê preferência ao uso do verbo no singular quando redigir orações com expressões partitivas, por ser a mais usual. Mas saiba que tanto a versão no singular quanto no plural são aceitas gramaticalmente
Nenhum dos integrantes das comissões negarão esclarecimentos se esses forem solicitados no formato adequado.
-
Não há vírgulas na letra (c) porque não se separa por vígula o sujeito do predicado.
-
Corrigindo:
Fica no singular o verbo cujo sujeito é formado por pronome indefinido singular + de + pronome ou nome plural (“algum de nós”, “nenhum de nós”, “cada um de vocês”, “qual das cidades”, “algum dentre vocês”, “nenhum dos candidatos”, “cada um dos agricultores”). Portanto, “Nenhuma das peças encontradas é do período holandês”.
Logo, a alternativa:
d) Nenhum dos integrantes das comissões negarão esclarecimentos se esses forem solicitados no formato adequado.
Deveria ser reescrita para
d) Nenhum dos integrantes das comissões negará esclarecimentos se esses forem solicitados no formato adequado.
http://www.portuguesnarede.com/2007/10/concordncia-verbal.html
-
...
d) Nenhum dos integrantes das comissões negarão esclarecimentos se esses forem solicitados no formato adequado.
LETRA D – ERRADA – O correto seria “negará”.
“Quando houver um pronome indefinido que não esteja no plural seguido de especificação plural, o verbo fica, obrigatoriamente, no singular.
Eis pronomes indefinidos: algo, alguém, algum, nada, ninguém, nenhum, tudo, todo, muito, pouco, mais, menos, outro, cada, vários, tanto, certo, um. ” (Grifamos)
LETRA C – CORRETA.
b) Todos conhecemos atitudes fácil de tomar, mas difícil de ser sustentadas, por isso é bom que sempre as avaliemos antes, para saber o que vão exigir de nós.
LETRA B – ERRADA - Todos conhecemos atitudes fáceis de tomar, mas (atitudes) difíceis de ser sustentadas, por isso é bom que sempre as avaliemos antes, para saber o que vão exigir de nós.
a) Serão incluídos quaisquer que, nesta primeira etapa, for os desenhos que receberem dos jurados mais de três votos a favor.
LETRA A – ERRADA - Serão incluídos quaisquer que, nesta primeira etapa, forem os desenhos que receberem dos jurados mais de três votos a favor.
-
e) Nem sempre as exigências das empresas contratantes de estagiários são coincidentes com o que os jovens recém-formados têm a oferecer.
-
GABARITO C
São as famosas expressões partitivas. Você pode deixar o verbo tanto no singular quanto no plural, veja:
Segundo o que se lê no contrato, a maioria das providências de que dependem várias etapas dos projetos é do conhecimento de todos.
Verbo "ser" está concordando com a expressão "a maioria".
Segundo o que se lê no contrato, a maioria das providências de que dependem várias etapas dos projetos SÃO do conhecimento de todos.
Verbo "ser" estará concordando com "das providências".
Quando o sujeito é a expressão: A MAIORIA DE, ou PARTE DE, ou UMA PORÇÃO, ou O RESTO DE, ou GRANDE NÚMERO DE, seguida de um substantivo ou nome no plural, o verbo pode ficar no SINGULAR ou PLURAL.
exs.:
1 - A maioria dos telespectadores não (gostou ou gostaram) da apresentação.
2 - Uma porção de clientes (reclamou ou reclamaram) dos serviços prestados.
3 - Grande número dos candidatos (conseguiu ou conseguiram) a aprovação.
Bons estudos!
-
Segundo o que se lê no contrato, a maioria das providências de que dependem várias etapas dos projetos é do conhecimento de todos.
A maioria das providencias ( pode concordar com '' a maioria '' e '' providE^ncias''
Verbo depender concordou com ''providencias''
Verbo ser concordou com '' maioria''
Ficar ligado , pessoal.