-
Gabarito: Letra A
Modelo COSO
-
Comentário útil!
-
Segundo a metodologia COSO,
Os administradores devem definir os níveis de riscos operacionais, de informação e conformidade que estão dispostos a assumir. A avaliação de riscos é uma responsabilidade da administração, mas cabe à Auditoria Interna fazer uma avaliação própria dos riscos, confrontando-a com a avaliação feita pelos administradores. A identificação e gerenciamento dos riscos é uma ação proativa, que permite evitar surpresas desagradáveis..
Fonte: https://portaldeauditoria.com.br/o-processo-de-controle-interno-segundo-o-coso/
-
Metodologia COSO - quadro geralmente aceito para o controle interno e amplamente reconhecido como o padrão definitivo com o qual as organizações medem a eficácia de seus sistemas de controle interno.
Define que o controle interno é constituído por 5 componentes:
1 – Ambiente de controle
2 – Avaliação de Riscos
3 – Atividades de Controle
4 – Informação e Comunicação
5 – Monitoramento
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/controle-interno/
-
O modelo COSO é referência para avaliação de controles internos por auditores internos ou externos e também para as empresas que implementam sua gestão de risco.
São identificados a os objetivos essenciais do negócio, conceituando controle interno e seus componentes e estabelece parâmetros para avaliação do sistema de controle interno e gestão dos riscos.
Para o COSO, risco é a possibilidade de que um evento ocorra e afete de modo adverso o alcance dos objetivos da entidade. A questão confunde o candidato pois deixa a entender que o referencial teórico do COSO serve para gestão do risco de auditoria. Para fazer a gestão do risco de auditoria o auditor deve cumprir as normas de auditoria. O referencial do COSO não é norma de auditoria, mais um referencial para gestão do risco num sentido geral. A melhor resposta, embora não perfeita, é a letra A.