SóProvas


ID
1829866
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um dos elementos essenciais que compõem a rotina do Auditor Interno são os riscos de auditoria, que devem ser tratados na fase de planejamento. Uma das ferramentas de controle interno mais modernas no trato desse tipo de risco é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Modelo COSO

     

  • Comentário útil!

  • Segundo a metodologia COSO,

    Os administradores devem definir os níveis de riscos operacionais, de informação e conformidade que estão dispostos a assumir. A avaliação de riscos é uma responsabilidade da administração, mas cabe à Auditoria Interna fazer uma avaliação própria dos riscos, confrontando-a com a avaliação feita pelos administradores. A identificação e gerenciamento dos riscos é uma ação proativa, que permite evitar surpresas desagradáveis..

     

    Fonte: https://portaldeauditoria.com.br/o-processo-de-controle-interno-segundo-o-coso/

  • Metodologia COSO quadro geralmente aceito para o controle interno e amplamente reconhecido como o padrão definitivo com o qual as organizações medem a eficácia de seus sistemas de controle interno.

    Define que o controle interno é constituído por 5 componentes:

    1 – Ambiente de controle

    2 – Avaliação de Riscos

    3 – Atividades de Controle

    4 – Informação e Comunicação

    5 – Monitoramento


    Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/controle-interno/

  • O modelo COSO é referência para avaliação de controles internos por auditores internos ou externos e também para as empresas que implementam sua gestão de risco.

    São identificados a os objetivos essenciais do negócio, conceituando controle interno e seus componentes e estabelece parâmetros para avaliação do sistema de controle interno e gestão dos riscos.

     

    Para o COSO, risco é a possibilidade de que um evento ocorra e afete de modo adverso o alcance dos objetivos da entidade. A questão confunde o candidato pois deixa a entender que o referencial teórico do COSO serve para gestão do risco de auditoria. Para fazer a gestão do risco de auditoria o auditor deve cumprir as normas de auditoria. O referencial do COSO não é norma de auditoria, mais um referencial para gestão do risco num sentido geral. A melhor resposta, embora não perfeita, é a letra A.