SóProvas


ID
1830838
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade.”
Com essa frase, a autora mostra que a telenovela é desconsiderada por

Alternativas
Comentários
  • Só existem professores e alunos em universidades? E as escolas? Gab D
  • Gabarito dizer que é ''intelectuais'' está extrapolando, aliás, se o gabarito fosse a letra ''a'' que é totalmente conveniente, a banca diria no recurso que a palavra ''intelectuais'' é uma extrapolação. Queria saber quando que vai existir alguém pra controlar os devaneios desse Gugu gagá.

  • luciana, só existem intelectuais na universidade? 

  • Na boa! É como se a banca não levasse em consideração a parte física, emocional e financeira de quem fica até as altas estudando. 

    Deveria existir uma bibliografia recomendada pela própria banca. Eu imagino que não há, no mundo, nenhum escrito que traga chance de alguém gabaritar essa banca. Sacanagem!! 

  • Desculpe-me Adriano Furlanetto, mas se considerarmos o contexto, a Professora Maria Aparecida Baccega é Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP (Universidade do Estado de São Paulo), logo, ela fala de universidade sim.

    Na minha opinião a FGV viajou, extrapolou.

  • Não entendi a resposta. Como é que universidade equivale a ALGUNS intelectuais? Por que alguns e não todos? Como eu poderia chegar a tal conclusão, se não há qualquer menção no texto? Alguém poderia me explicar? #desesperada #quantomaisconheçoafgvmaisgostodocespe 

  • No texto não existe menção a intelectuais. Quem é a universidade? Professores e alunos, não há outra alternativa possível.

  • Se levar esta questão para a "Maria Aparecida Baccega", aposto que ela erra!

    "Só existem professores e alunos em universidades? "
    É verdade que não. Mas quando se fala em opinião defendida pela faculdade, é natural pensar que quem as defende são os professores. E quando muito os alunos. Não a tia que limpa as salas.

  • universidade=grande parte do publico. interpretei dessa forma.

     

  • indicar comentário

  • Gabarito D.

    Ela é pesquisadora universitária e não tem preconceito sobre as telenovelas. Na realidade o seu texto até enobrece o caráter cultural das telenovelas, o que mostra que não são todos os professores / intelectuais que tem preconceito em relação as telenovelas. Por isso, é extrapolação achar que todos os professores e os alunos de universidades tem preconceito contra telenovelas.

     

  • Por a autora ser Coordenadora de um campo de pesquisa de uma Universidade, acredito que tenha sido um texto interno.

    Mas como no texto aparece universidade com letra minúscula, leva ao entendimento de que fala-se sobre grande parte do público.

    Ao meu ver a questão é extremamente maldosa.

  • EXTRAPOLANDO O TEXTO

    NÃO PRECISA SER INTELECTUAL PRA CONSTATAR QUE NOVELAS ALIENAM;  NÃO HÁ NADA DE PRECONCEITO EM DIZER A VERDADE COM FATOS. SEGUE UNS DOS ESTUDOS  DAS "EDUCATIVAS" NOVELAS SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA

     

    Novelas brasileiras têm impacto sobre os comportamentos sociais

    Estudos do BID mostram que as novelas ajudaram a moldar as idéias das mulheres sobre casamento e família

    Famosas há muito por mostrar praias maravilhosas, personagens carismáticos e representações realistas da vida e das aspirações da classe média, as novelas brasileiras ajudaram a moldar as idéias das mulheres sobre divórcio e filhos de maneira crítica, segundo dois estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Ambos os estudos analisam o papel da televisão e das novelas em influenciar mudanças significativas nas taxas de fertilidade e divórcio no Brasil nas três últimas décadas. As taxas de fertilidade no país caíram mais de 60% desde a década de 1970 e os divórcios aumentaram mais de cinco vezes desde a década de 1980. Durante o mesmo período, a presença de aparelhos de televisão teve uma elevação de mais de dez vezes, estando hoje em mais de 80% das residências.

    (...)

    http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2009-01-29/novelas-brasileiras-tem-impacto-sobre-os-comportamentos-sociais,5104.html

  • Errei, mas, depois de voltar ao texto e analizar como um todo, inclusive a fonte, pude perceber que de fato o publico a que ela se dirige, é o da universidade (intelectuais) e não á grande parte do público (universalidade).

  • Marquei letra D por achar a generalização incorreta, até pq, a autora do texto faz parte da universidade e ela não acha isso, logo, só por ela não compactuar com a ideia dos demais, isso significa que não são todos os professores muito menos alunos da universidade que tem essa interpretação sobre as novelas. Fora que ela baseia todo o texto dela em informações que visem a cultura e educação, assunto claramente da alta cupula de uma faculdade, não dos alunos, o que restringe o direcionamento do texto para os professores. 

    Marquei letra D por conhecer bastante a FGV, mas a conheço o suficiente para saber que se ela quisesse que o gabarito fosse A, assim seria e agora estariamos tentando justificar do mesmo jeito.

  • Acertei, pois estou me acostumando às questões da FGV. Como fiquei em dúvida entre a A e a D, marquei aquela que eu achava a mais errada, pois com esta banca geralmente é assim, aquela mais correta para o candidato é a errada para o examinador e vice-versa. Sei que parece ser um absurdo, mas os meus acertos aumentaram demais depois que comecei a usar esse método.

  • eu pensei em "Universidade = público grande"

    fgv e suas fgvzices

  • essa foi para quem tava estranhando a prova... achando fácil demais! kkkkk

  • O atual Ministro da Educação marcaria "elite econômicas". Risos..

  • EXTRAPOLAÇÃO seria afirmar que Professores e Alunos discriminam as telenovelas como uma generalização envolvendo a opinião de toda a instituição. É mais seguro dizer que alguns Intelectuais, que se julgam na sua alta intelectualidade, serem incapazes de considerar as telenovelas como algo proveitoso, cultural e benéfico. Por dedução é possível considerar esse gabarito correto

  • a autora é professora da usp quando a questão diz professores e alunos passa a ideia de abranger todos os professores e alunos, impossivel afirmar isso. Logo alguns intelectuais é o mais cabível

  • BANCA RIDÍCULA!

  • Forçou o gabarito valendo

  • Que viagem!!