SóProvas


ID
1830862
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Entre as palavras escritas no texto 2, aquela que é bastante informal ou popular é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. A palavra "bobagem" é bastante informal ou popular.

  • Gabarito: C

     

    No sentido em que aparecem no texto, sutil, enredo, produto e telenovela são termos formais. Quando a banca diz que quer a alternativa “bastante informal ou popular” também dá um sentido de palavra que seja mais utilizada, mais produtiva na língua.

     

    A palavra “bobagem”, por sua vez, é informal, tem raiz em “bobo” que também tem uso informal.

     

    Fonte: Português para diplomacia
     

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Isso significa que é bastante comum os falantes utilizarem gíriasestrangeirismosabreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil, o qual possui muitos dialetos.

    linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigosfamiliares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.

    Conforme já apontamos, é na linguagem oral, no diálogo informal entre interlocutores mais próximos, que a coloquialidade é comumente utilizada.

    FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/linguagem-coloquial.