-
Gabarito A na minha visão. A banca considerou a D como resposta: CHIAVENATO (2009): Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar
princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS) - demonstra o isomorfismo das ciências, permitindo a eliminação de suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios (espaços brancos) entre elas. A TGS é essencialmente totalízante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento - até então estranhos uns áos outros pela especialização e conseqüente isolamento - passaram a tratar os seus objetivos de estudo (sejam físicos, biológicos, psíquicos, sociais, químicos etc.) como sistemas. E inclusive a Administração. A Teoria Geral da Administração passou por uma forte e crescente ampliação do seu enfoque desde a abordagem clássica - passando pela humanística, neoclássica, estraturalista e behaviorista — até a abordagem sistêmica. Na sua época, a abordagem clássica havia sido influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências no início do século passado: o reducionismo, o pensamento analítico e o mecanicismo. Com o advento da Teoria Geral dos Sistemas, os princípios do reducionismo, do pensamento analítico e do mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia
-
"Por � fim, trato do conceito de complexidade. Que pressuposto existe na teoria da complexidade? O de que os seres vivos se constituem como sistemas autônomos, abertos e ao mesmo tempo integrados. Ou seja, eu não me confundo com o outro, mas já nasço dentro de uma rede social, familiar e comunitária, por exemplo. Assim, dizem os estudiosos da complexidade que todos os seres vivos apresentam uma capacidade de auto-organização e quanto mais aberto for, mais tal capacidade aumenta. Esse sistema é hierárquico e só pode ser compreendido do nível mais complexo para o menos complexo (BERTALANFFY, 1973).
[...]
Ora, segundo as teorias sistêmicas, o biológico está subordinado e em interação e retroação com o social e com o psicológico. O biológico é modi� cado pelo psicológico e pelo social e vice-versa. Mas a hierarquia, segundo os estudiosos da teoria sistêmica, é do social para o biológico e não o contrário, embora os dois tenham uma interação complexa (MINAYO, 2005).
[...]
A teoria da complexidade, tal como formulada por Bertalanffy (1973) mostra que o último grau de complexidade na hierarquia dos seres vivos é o social e o político. Ou seja, é o nível de capacidade da sociedade para se organizar e traçar o rumo de sua própria história."
FONTE: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1937
-
Também acredito ser a letra A,notifiquei o erro de gabarito...ás vezes aqui foi exposto apenas o provisório...Por que não é possivél!
-
GAB: A .
A TEORIA QUE FALA SOBRE SISTEMAS ABERTOS E INTEGRADOS É A TEORIA SISTÊMICA DE BERTALANFFY
-
teoria de sistemas – Bertalanffy: objetos e eventos são sistemas constituídos de partes em interação.
Esta Teoria sugere observar e analisar os sistemas no todo e nas partes, pois, deste modo, será possível se aperceber das interações, das conexões, das propriedades emergentes, das diferenças entre as partes que constituem o todo do sistema e do todo investigado em suas partes.
-
A teoria da complexidade, tal como formulada por Bertalanffy (1973) mostra que o último grau de complexidade na hierarquia dos seres vivos é o social e o político. Ou seja, é o nível de capacidade da sociedade para se organizar e traçar o rumo de sua própria história. Não estou tirando o biológico da explicação da realidade dos seres vivos. Apenas me recuso a aceitar que se explique um fenômeno complexo que envolve o social, o cultural, o histórico, o psicológico e também o biológico pela Biologia somente.
Gabarito: d) social e político.
Fonte: https://www.researchgate.net/publication/276044461_Disciplinaridade_interdisciplinaridade_e_complexidade_Disciplinarity_interdisciplinarity_and_complexity