MINAYO, 2010:
conceito de complexidade: Que pressuposto existe na teoria da complexidade? O de que os seres vivos se constituem como sistemas autônomos, abertos e ao mesmo tempo integrados.
multidisciplinaridade: constitui a justaposição de disciplinas, cada uma com suas teorias e metodologias próprias, cada uma no seu quadrado. Frequentemente, pessoas de múltiplas áreas são chamadas para dissertar sobre um tema e daí se obtém uma visão do mesmo sob diversas perspectivas.
(multiprofissionalidade): também diz respeito à múltipla articulação, agora, de áreas profissionais. Ela acontece, geralmente quando, para solucionar um problema complexo da prática, são necessários conhecimentos de vários especialistas.
interdisciplinaridade: constitui uma articulação de várias disciplinas em que o foco é o objeto, o problema ou o tema complexo, para o qual não basta a resposta de uma área só. [...] frente a um objeto concreto sempre trabalhamos com fragmentos disciplinares conectados pela pergunta central, para compreendê-lo de forma mais profunda, mais ampliada e mais complexa.
[...]
Ao produto final da interdisciplinaridade, que inclui triangulação de perspectivas e métodos, chamamos transdisciplinaridade. [...] a ação da transdisciplinaridade é a resultante da capacidade que nós temos de ultrapassar as fronteiras das disciplinas pelo investimento articulado e a contribuição das diferentes disciplinas em jogo, num processo de investigação que inclui articulação de teorias e conceitos, métodos e técnicas e, não menos importante, do diálogo entre as pessoas.
FONTE: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1937