SóProvas


ID
1831948
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A síndrome de esgotamento profissional, Burnout, caracteriza-se por significativa ruptura com o padrão anterior com quadro agudo e subagudo de respostas prolongadas a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho.

Essa síndrome é composta de elementos centrais como exaustão emocional, baixa realização pessoal e  

Alternativas
Comentários
  • Sensação de estar acabado ( Burnout )
     

    Segundo Edith Seligmann-Silva, "burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e autodepreciação. Inicialmente relacionada a profissões ligadas à prestação de cuidados e assistência a pessoas, especialmente em situações economicamente críticas e de carência, a denominação vem sendo estendida a outras profissões que envolvem alto investimento afetivo e pessoal, em que o trabalho tem como objeto problemas humanos de alta complexidade e determinação fora do alcance do trabalhador, como dor, sofrimento, injustiça, miséria (SeligmannSilva, 1995).”

    _______________________________________________________________________________________

    Segurança e Saúde no Trabalho p/ AFT - 2016/2017
    Professores: Fernando Gallego, Mário Pinheiro
     

    GABARITO: A

     

  • A síndrome de Burn Out ou síndrome do esgotamento é uma doença psicológica crônica que surge possui por influência direta das condições no trabalho. Logo, ela está intimamente ligada às condições de trabalho, tais como ambiente inseguro, cobrança exageradas de metas e prazos, sobrecarga de trabalho, espécie de trabalho, contato direto com pessoas que necessitam de cuidados e etc. A seguir veremos alguns detalhes sobre essa doença.

    De acordo com Duran (2019), essa síndrome possui três dimensões:

    1. Exaustão emocional: que refletem o esgotamento físico e mental;
    2. Despersonalização: o profissional apresenta atitudes negativas em relação ao seu trabalho e preza pelo distanciamento.
    3. Diminuição de realização pessoal: sensação de insatisfação e de incompetência.

    Analisando as assertivas, vemos que a dimensão não citada no enunciado está corretamente referida no item "a": despersonalização.

    Fontes:

    DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019

    MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA A