SóProvas


ID
1832038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca dos instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional do assistente social.

As práticas vinculadas a diferentes projetos profissionais atribuem significações diferenciadas ao arsenal de instrumentos e técnicas utilizado pelos assistentes sociais, não havendo, portanto, possibilidade de autonomia do instrumental, que é parte da direção teórico-política da prática profissional.


Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    alguém pode me revelar o erro da questão?

  • A questão que dizer que a direção que é dada aos instrumentos ela não é neutra , não é autonoma , o conhecimento teorico e o posicionamento ético político é quem dá a direção em sua utilização 

  • achei essa questão muiiiiiiiiiiito confusa!!


  • Nos diversos projetos profissionais do Serviço Social, podemos encontrar diferentes concepções de profissão, que passam por distintas compreensões acerca do objeto profissional, de seus objetivos, bem como sobre seu instrumental técnicooperativo. O debate acumulado sobre a intervenção profissional tem sido marcado por 8 formulações e práticas vinculadas a diferentes projetos profissionais, cada uma delas atribuindo significações diferenciadas para o arsenal de instrumentos e técnicas utilizados pelos assistentes sociais - cuja constituição se distancia de um todo homogêneo e meramente técnico. Tais diferenciações passam por variados entendimentos sobre a sociedade e a profissão, tangenciando a utilização do instrumental na consecução da prática. Dessa forma, afastamos qualquer possibilidade de autonomia do instrumental, pois ele também compõe o projeto profissional, como elemento fundamentalmente necessário à objetivação das ações profissionais; assim, o instrumental é parte da direção teórico-política da prática profissional.

    Desvendando as determinações sócio-históricas do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais* Rosa Lúcia Prédes Trindade** 

  • O instrumental ganha vida, ou seja autonomia, quando existe um folego de vida que o direcione, estamos falando da  direção teórico-política.

     

    Ex: O carro é um instumento de locomoção, muito util para se deslocar, porém ele só irá realizar essa função quando alguém o pulsionar para esse serviço, assim sendo, quem o impulsiona escolhe a maneira/modo/estilo de o direcionar, se: na velocidade máx ou min, dando ré sem parar, mudando de marcha a todo tempo, etc...

     

    Assim, se estabele a relação entre instrumentos e direção politica, se complementam se adicionam, mas um (instrumental) precisa do outro (direção-politica) para ter independencia. (Ver Guerra, 2009)

     

    GAB. CORRETO

  • A dimensão técnico-operativa contém: existência de objetivos; busca pela efetivação desses objetivos; existência de condições objetivas e subjetivas para a efetivação da finalidade. Requer conhecer os sujeitos da intervenção; as relações de poder, tanto horizontais quanto verticais; o perfil do usuário - a natureza das demandas; o modo de vida dos usuários; as estratégias de sobrevivência; a análise e aprimoramento das condições subjetivas;conhecimento das atribuições profissionais e, conforme Trindade (2012) envolve ações, procedimentos e instrumental técnico-operativo. Segundo LIMA; MIOTO E DAL PRÀ (2007), essa dimensão é entendida como o espaço de trânsito entre o projeto profissional e a formulação de respostas às demandas que se impõem no cotidiano dos assistentes sociais. Para Guerra (2012), a dimensão técnico-operativa se constitui no modo de aparecer da profissão, pela qual ela é conhecida e reconhecida. Responde às questões: Para que fazer? Para quem fazer? Quando e onde fazer? O que fazer? Como fazer? Desta forma, essa dimensão técnico-operativa não pode ser considerada de maneira autônoma, uma vez que carrega em si as demais dimensões. Igualmente, não pode ser considerada neutra: possui caráter ético-político sustentado em fundamentos teóricos.

     

    Fonte CRESS/MG - A dimensão técnico-operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social.

  • Alguém poderia explicar onde está o erro?