-
Por que o ultimo A ficou craseado?
Coloca-se Crase quando houver explicitamente junto ao numeral um substantivo feminino determinado (do qual o numeral é apenas um complemento)
Substantivo Feminino: Delegacia
Para saber se o A é craseado era só trocar o subtantivo feminino por um masculino, ficando Ao
Ex: Desta forma, comunico a V. S.ª que envio a petição Ao Delegado
Gabarito letra C
-
Em virtude dos inquéritos policiais ___A___que me referi ( AOS quais me referi, OS inquéritos, subtantivo masculino), nota-se que é preciso por fim __À___ inação ( QUEM PÕE FIM, PÕE FIM A ALGUMA COISA) que temos presenciado na ação penal pública. Desta forma, comunico __A__ V. S.ª ( não ocorre crase antes do pronome de tratamento Vossa Senhoria) que envio __A___ petição __À___17ª Delegacia". ( ENVIO ALGO A ALGUÉM, VERBO TRANSITIVO DIRETO INDIRETO).
Pronomes em geral não aceitam crase, porém:
Há três pronomes de tratamento que aceitam o artigo e, obviamente, a crase: senhora, senhorita e dona.
Dirijo-me à senhora.
Haverá crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma, própria...
Eu me referi à mesma pessoa.
A crase também ocorre com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Isso acontece quando a expressão anterior é acompanhada da preposição A, que se aglutina ao A inicial desses pronomes. Pronuncia-se um A só.
Estou me referindo àquilo que me afeta muito.
Nunca desista, a dificultade é pra todos.
-
Débora Ribeiro.
"Por que o ultimo A ficou craseado? " nesse caso a exceção, pq antes de números ordinais ( 17ª ... etc) crase e obrigatória.
prof: Noslen (ALFA concurso e YOUTUBE)
-
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase: “Em virtude dos inquéritos policiais ___1____que me referi, nota-se que é preciso por fim __2___ inação que temos presenciado na ação penal pública. Desta forma, comunico __3__ V. S.ª que envio __4___ petição __5___17ª Delegacia".
1 - O verbo “referir“ pede a preposição “a”, entretanto o pronome relativo “que” não admite o artigo “a”
2 - É preciso por fim "a" alguma coisa.
3 - Só há crase em 3 pronomes de tratamento: Senhora, Dona e Senhorita.
4- Envio o que?
5- Envio "a" quem?
GABARITO: C
-
Não há crase antes de pronomes de tratamento que podem designar tanto homem quanto mulher (VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SANTIDADE...): “Comunicamos a V.Sa que...” Não ocorre a crase porque não há artigo definido feminino “a” antes dos pronomes de tratamento. Só temos a preposição “a”.