SóProvas


ID
183220
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A intelectualização e a racionalização crescentes não equivalem, portanto, a um conhecimento geral crescente acerca das condições em que vivemos. Significam, antes, que sabemos ou acreditamos que, a qualquer instante, poderíamos, bastando que o quiséssemos, provar que não existe, em princípio, nenhum poder misterioso e imprevisível que interfira com o curso de nossa vida; em uma palavra, que podemos dominar tudo, por meio da previsão. Equivale isso a despojar de magia o mundo. Para nós não mais se trata, como para o selvagem que acredita na existência daqueles poderes, de apelar a meios mágicos para dominar os espíritos ou exorcizá-los, mas de recorrer à técnica e à previsão. Tal é a significação essencial da intelectualização".

No trecho citado acima, retirado do ensaio "A Ciência como vocação", Max Weber caracteriza aquilo que entende ser um processo "realizado ao longo dos milênios da civilização ocidental", do qual a ciência participa como "elemento e motor". Weber denomina este processo

Alternativas
Comentários
  • Quanto a esta questao não há dúvida de que Weber argumenta sobre o processo de desencantamento do mundo, visto que os processos de previsão caracteristicos das sociedades menos complexas cada vez foram perdendem -e continuam perdendo nas sociedades complexas também- a noção mágica e geral para se focar nas técnicas e nos métodos.
  • Texto extraído da obra de Weber, diz respeito ao processo de desencantamento, que se dá em 2 sentidos. O sentido religioso significa desencantar o mundo através da religião. A religião pode muito bem mudar a forma de viver das pessoas, reformulando sua postura em relação ao mundo. 
    Já o sentido racional significa que a ciência desencanta explicações mágicas que temos sobre o mundo, também fazendo c/ que reformulemos nossa postura em relação a este.
  • Acho lamentável a técnica da FCC. Ela prefere medir se o leitor decora os termos empregados pelos autores do que o conhecimento do conteúdo e da essência das teses. Bastava inverter, colocar um cabeçalho "Weber propôs a teoria do desencantamento nas sociedades que empregaram o intelectualização e racionalização crescentes Por esta tese compreende-se:". Aí colocava o cabeçalho na alternativa junto com outras sínteses teóricas que não equivalem ao pensamento de Weber. Isto mede se o concursando leu e absorveu a essência do pensamento de Weber. Não a denoaminação que ele deu a sua tese. De qualquer forma, dancemos conforme a música.
  • GABARITO E 

    A intelectualização e a racionalização geral não significam, pois, um maior conhecimento geral das condições da vida, mas algo de muito diverso: o saber ou a crença em que, se alguém simplesmente quisesse, poderia, em qualquer momento, experimentar que, em princípio, não há poderes ocultos e imprevisíveis, que nela interfiram; que, pelo contrário, todas as coisas podem – em princípio - ser dominadas mediante o cálculo. Quer isto dizer: o desencantamento do mundo. Diferentemente do selvagem, para o qual tais poderes existem, já não temos de recorrer a meios mágicos para controlar ou invocar os espíritos. Isso consegue-se graças aos meios técnicos e ao cálculo. Tal é, essencialmente, o significado da intelectualização. (A Ciência como Vocação Max Weber -   http://www.lusosofia.net/textos/weber_a_ciencia_como_vocacao.pdf)