SóProvas


ID
1832806
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cláudia atua como psicóloga na instituição de acolhimento Paz e Vida, de cunho religioso, que atende meninos de 12 aos 18 anos incompletos. No início desse ano, o adolescente Evandro, 16 anos, foi acolhido na instituição por se encontrar em situação de rua. O ingresso do adolescente no ambiente institucional causou grande constrangimento, pois o jovem se declara abertamente homossexual, o que conduziu Miguel, dirigente da instituição, a solicitar que Cláudia desenvolva estratégias para que Evandro possa superar a homossexualidade. Diante da demanda de Miguel e à luz da Resolução do CFP nº 001/1999, Cláudia:

Alternativas
Comentários
  • Homosexualidade não é doença!

  • Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.


    Art. 3° - os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

    Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.

  • Homosexualidade não é doença! É vida!!!

  • RESOLUÇÃO CFP N° 001/1999

     

    Art. 2° – Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas;

     

    Art. 3° – Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados

     

    Em suma, qualquer assertiva que traga em sua redação a ideia de cura, transformação, superação da condição, etc. é contária ao que dispõe a referida resolução, pois explicitamente demonstra uma visão que coloca a homossexualidade na condição de psicopatologia. Os erros das demais assertivas:

     

    a) ajudá-lo a superar a homossexualidade;

    b) superar os desejos homoafetivos; 

    c) minimizar os conflitos decorrentes da psicopatologia;

    e) buscar sua transformação;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Esse é o tipo de questão que não tem como errar. É questão para garantir ponto, se um psicólogo consegue errar algo assim claramente há algo errado com ele.