SóProvas


ID
183316
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência ao nível funcional, o planejamento estratégico tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Se respondermos a questão focado apenas no planejamento estratégico
    o risco de errar é quase certo.

    A questão é mal elabora, pra variar, mas está com gabarito correto.
    Letra D
  •  
    Discordo da colega acima, pois a questão está alinhada com os níveis do Planejamento Estratégico, senão vejamos:

    O PE tem três níveis:

    1º - Estrátégico - visa o longo - visualiza cenários futuros - é normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e dis respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação para sua consolidação, levando em conta as condiçõee externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

    2º - Tático - médio prazo - ações focadas  - é uma metologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com a separção dos objetivos, estratratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

    Com referência ao nível funcional, o planejamento estratégico tem como objetivo:

    d) d) alinhar as ações setoriais com as estratégias de negócios e a missão da organização. CORRETA LETRA "D".

    Deve-se levar em conta que o planejamnento tático também deve estar alinhado com a missão da organizaçao que se encontra desenhada dentro do planejamento estratégico, cabendo lembrar que missão nada mais é que razão de ser da organização.

    3º - Operacional - curto prazo - processos e rotinas - é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultado específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. Nessa situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou operacionais.
  • Alguém me responde por que a letra E está errada...
  • A Formulação da Estratégia

    A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler,2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN ) e funcional.

    No nível corporativo, a formulação da estratégia (planeamento estratégico) refere-se à definição, avaliação e selecção de áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer e a ênfase que cada área deverá receber. Neste nível, a questão fundamental é a alocação de recursos entre as áreas de negócio da organização, segundo os critérios de atractividade e posição competitiva de cada uma dessas áreas, e as estratégias são predominantemente voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) da empresa.

    A formulação estratégica no segundo nível – empresarial ou da área estratégica de negócios – está relacionada ao uso eficiente dos recursos e diz respeito ao dimensionamento que a organização irá dar ao portfólio dos negócios. Nesse nível, predominam as chamadas estratégias competitivas. Assim, a estratégia da unidade de negócio diz respeito à maneira como uma organização irá concorrer nos mercados escolhidos.

    A formulação estratégica no nível funcional relaciona-se com o processo por intermédio do qual as várias áreas funcionais da empresa irão usar seus recursos para a implementação das estratégias empresariais, de modo a conquistar vantagem competitiva e contribuir para o crescimento da organização. Assim, por exemplo, em cada unidade de negócio, a área funcional de marketing irá desenvolver o processo de planeamento tendo em vista a formulação de estratégias competitivas e a consecução dos objectivos da unidade de negócio em mercados específicos.

    Em empresas de dimensão média, o planeamento estratégico de marketing e o planeamento operacional de marketing podem ser desenvolvidos como um processo único (e em organizações menores), o processo de planeamento incorpora os três níveis simultaneamente. Se uma determinada organização contar apenas com uma única unidade de negócios, as decisões do primeiro e segundo níveis são tomadas pelas mesmas pessoas. Em organizações com múltiplos negócios, as decisões no nível da unidade de negócios são tomadas pelos executivos de maior nível dentro da unidade; no nível da área funcional, as decisões são tomadas pelos respectivos gestores. Em algumas empresas, a responsabilidade pode caber ao gestor de marketing, ao gestor de marca ou ao gestor de produto; em outras, os planos são elaborados por um comité. Existem ainda aquelas que contratam consultores de marketing para redigir o plano.

    Fonte:wikipédia

  • parabens fabio. sua explicação esta otima!
  • Concordo com Aline e discordo de Fábio. 

    Vejam:

    Com referência ao nível funcional, o planejamento estratégico tem como objetivo

    d) alinhar as ações setoriais com as estratégias de negócios e a missão da organização.


    Agora pense vc, colega leitor: se vc fosse um gerente de Marketing da empresa... responsável pelo Planejamento Tático... respondendo pelas ações setoriais em que atua - área de Marketing. Qual seria o seu objetivo?

    Oops, não seria exatamente este aqui?? ->> alinhar as ações setoriais com as estratégias de negócios e a missão da organização. 

    Ora, mas vc, gerente setorial (mkt) não está fazendo o Planejamento Estratégico, certo? Hmm.. ok.. respondido pq a questão está mal formulada.


    É o mesmo que dizer que o PPA tem como objetivo alinhar as ações da LDO com as estratégias (do próprio PPA).
    Fez algum sentido isso?
    Quem estuda AFO ou CPU entendeu bem a analogia.

    Abs e bons estudos!

    SH

    sergio.harger@gmail.com

    •  
  • A FCC APRONTA CADA UMA...


    Nesta questão, quando a FCC fala de nível funcional, este nível, na verdade, é o nível tático, ou seja, o desdobramento do plano estratégico para o nível tático.

    Desta forma, se analisarmos a alternativa D, verá que ela se relaciona com as ações a nível tático que devem ser feitas para que o planejamento
    estratégico aconteça.

    Além do mais, todas as outras alternativas dizem respeito aos aspectos ou decisões do nível estratégico, estando desta forma incorretas.

    a resposta correta é a letra D.
  • Elaine, a letra E está errada porque o enunciado pede a alterantiva que relacione o planejamento estratégico ao nível funcional / tático. 

    Ao citar "longo prazo", a alternativa está se referindo ao nível estratégico (da cúpula estratégica, da alta administração), e não ao nivel setorial, de unidades, ou tático,funcional, como foi solicitado.. O nível funcional é caracterizado pelo planejamento de médio prazo.

    Espero ter te ajudado!
  • Acho que está havendo uma confusão ai
    O pessoal está falando em planejamento estratégico tático e estratégico operacional, como assim???
    Ou o planejamento é estratégico(longo prazo-cúpula) ou é tático(médio prazo-gerência) ou é operacional (curto prazo-funcionários). 
    Os níveis da estratégia são corporativo, negócios e funcional.
    Alguém pode me esclarecer melhor porque as pessoas estão falando em planejamento estratégico operacional e tático.. como se estes fossem níveis daquele.
    Se puder me avisar no perfil eu agradeço.
  • Gente, na aula do EVP, questoes da FCC, o professor dá como certo a letra C! se alguém assina dá uma olhada lá. Agora que não entendi mesmo essa questão.
  • Alguns autores falam em PE só para longo prazo e outros falam sobre PE estratégico, tático e operacional.

    Confesso, que não entendo quando a questão diz: " Com referência ao nível funcional", mas em algum livro de algum autor ele fala nesse objetivo do PE com referência ao nível funcional... procurando no google a única coisa que encontrei foi, conforme o cometário acima da colega T.B.S, que corresponde ao Planejamento e Gestão Estratégica de Markentig, outro assunto que talvez tenha no edital desta prova de Agente Técnico Legislativo Especializado - Gestão de Projetos.

    Por fim, questão mal formulada mesmo, qualquer professor de administração se "embananaria" rs, mas quem quer fazer concurso com administração no meio tem que engolir!

    Abs
  • Acabei de ver isso cyberbe . O Professor Rodrigo Rennó da como gabarito a alternativa "C". Diz que a "D" é do nível estratégico, e diz que a "E" também estaria correta, pois o Planej. Estrat. não é uma reunião de cúpula, fechada, sem participação de ninguém. Pode, sim, haver participação do nível tático nas discussões do nível estratégico, afinal nada se faz "a sete chaves"

    Mas sinceramente, entendi foi mais nada! =/

    FCC é terrível elaborando questões de Administração Geral e afins!
  • Além disso, segundo o comentário de T. B. S. acima, a mais correta seria a "C" mesmo, segundo o gabarito de Rodrigo Rennó.

    "A formulação estratégica no nível funcional relaciona-se com o processo por intermédio do qual as várias áreas funcionais da empresa irão usar seus recursos para a implementação das estratégias empresariais, de modo a conquistar vantagem competitiva e contribuir para o crescimento da organização. Assim, por exemplo, em cada unidade de negócio, a área funcional de marketing irá desenvolver o processo de planejamento tendo em vista a formulação de estratégias competitivas e a consecução dos objectivos da unidade de negócio em mercados específicos."
  • Níveis e Tipos de Planeamento
     
    Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.
    O planeamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

    No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).

    Já os planeamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento
  • Questão deveria ser formulada dessa maneira: Em relação ao nível tático, o planejamento estratégico tem como objetivo

  • Para mim a questão tem duas respostas corretas, a C e a D. 

    A alternativa C está correta porque uma das finalidades do planejamento tático é alocar os recursos para cada um de seus setores. Para se alocar um recurso certamente é necessário se basear em algum parâmetro de lucratividade, tem que ter alguma coisa em concreto que me permite alocar esses recursos. 

    A alternativa D está explicitamente correta, sendo óbvio a necessidade de sempre estar alinhado com as estratégias de negócios e missão da organização. Isso é necessário não apenas ao planejamento tático, mas também ao nível operacional.

    A alternativa A, B e E são medidas a serem tomadas de acordo com planejamento estratégico, isto é, são de responsabilidade do nível institucional da empresa, da cúpula, já que citam o termo "longo prazo". A alternativa B é uma das funções da autoadministração.

    Vejamos uma questão da ESAF em 2012 a qual confirma que o nível tático é responsável em alocar recursos:

    ESAF - AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2012

    Entre as opções abaixo selecione a mais correta.
    a)No nível institucional o planejamento envolve a determinação de objetivos departamentais e operacionais.

    b) No nível intermediário o planejamento é tático e trata da alocação de recursos. 

     c) No nível intermediário o planejamento desdobra estratégias em planos operacionais.

     d) No nível operacional o planejamento desdobra planos operacionais em planos estratégicos.

     e) No nível operacional o planejamento desdobra planos estratégicos em operacionais. 

    O gabarito divulgado pela banca foi a alternativa B.

    Então para a ESAF, a alternativa C dessa questão também estaria correta.

     

  • Gente, a questão foi redigida sem dubialidade alguma; a banca pediu, simplesmente, para marcar o X naquela opção em que era planejamento estratégico no nível operacional. Ponto!

    questão nextel -> direta no ponto ! 

  • Também errei pois marquei a alternativa E, como se a pergunta fosse quanto a uma característica do Planejamento Estratégico. Mas na verdade ela quer saber a relação do planejamento estratégico com o funcional:

    Se inverter a pergunta, a resposta fica bem clara: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TEM COMO OBJETIVO COM REFERÊNCIA AO NÍVEL FUNCIONAL: alinhar as ações setoriais (nível operacional) com as estratégias de negócios e a missão da organização (nível estratégico).