SóProvas


ID
183319
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às escolas de planejamento estratégico, considere as afirmativas abaixo.

I. A escola de posicionamento entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente.

II. A escola de design adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria, tais como as avaliações, utilizando o modelo das cinco forças competitivas.

III. Na perspectiva da escola empreendedora, o líder mantém o controle sobre a implementação da própria visão formulada de todo o processo estratégico. Portanto, a estratégia estaria resumida a um processo visionário do líder.

IV. A escola cognitiva estuda as estratégias que se desenvolvem na mente das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.

V. A escola ambiental coloca a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo, reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ITEM  I - Errado  Escola Design - A formação da estratégia deve ser um processo deliberativo e a ação deve fluir da razão. Propõe um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas( Análise SWOT) .

    ITEM II - ERRADO - Escola Posicionamento - É um processo de elaboração analítico, sistemático e prescritivo. Adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas, relacionadas por meio de análises formatizadas das situações da indústria.

    ITENS -III  IV, V  CORRETOS.

    • A Escola do design: a estratégia como um processo de concepção. Há um ajuste entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente;
    • A Escola de Posicionamento: a estratégia como um processo analítico. principalmente impulsionada por Michael Porter, que adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria , tais como as avaliações feitas através do modelo das cinco forças competitivas do citado autor. Nessa escola, a formulação da estratégia deve ser precedida de exame profundo da indústria e de uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa;
    • A Escola Empreendedora: a estratégia como um processo visionário. Baseia o processo estratégico nos mistérios da intuição, é feita formulação da estratégia através de visões vagas ou perspectivas amplas, as quais são vistas por meio de metáforas. COMENTÁRIO: de fato, planejar ou raciocinar estrategicamente, é fazer planos, e o plano nada mais é que a intenção de conquistar determinado objetivo, por sua vez outra intenção! Tudo não passa de intenções, visões. É no campo tático, pela decisão tática e conquista do objetivo, que essa visão transforma-se em realidade concreta. Mas no princípio, quando ainda no pensamento estratégico, estamos num processo totalmente visionário;
    • A Escola Cognitiva: a estratégia como um processo mental. Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Assim, a pesquisa é dirigida ao modo como a mente humana processa a informação, mapeia a estrutura do conhecimento e obtém a formação de conceitos, focalizando, portanto, a cognição na criação da estratégia
    •  
    • A Escola Ambiental: a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida;
  • Para completar, outras escolas do Pensamento Estratégico
    A Escola do Aprendizado: a estratégia como um processo emergente. Se origina em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente;
    A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação. Subdividida em Micropoder, que enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa, e Macropoder, que visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse;
    A Escola Cultural: a estratégia como um processo coletivo. Enquanto o poder concentra-se em interesse próprio e fragmentação, a cultura volta-se para os interesses comuns e integração dentro da organização;
    A Escola da Configuração: a estratégia como um processo de transformação. Nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia.

     
     
  • Mintzberg definiu estratégia através de 10 escolas. As 3 primeiras concentram-se em “como devem” ser formuladas as estratégias, enquanto que as demais preocupam-se “como foram” formuladas.
    1. Escola do Desenho: um processo conceptivo. Esta escola contribui com o modelo de analise SWOT.
    2. Escola do Planejamento: um processo formal.
    3. Escola do Posicionamento: um processo analítico. Contribuiu com a “curva de experiencia”.
    4. Escola empreendedora: um processo visionário.
    5. Escola cognitiva: um processo mental. Moldada por experiencias objetivas e subjetivas. Objetiva: estruturação do conhecimento, recria o mundo. Subjetiva: interpretação do mundo, cria o mundo.
    6. Escola do Aprendizado: um processo emergente.
    7. Escola do Poder: um processo negocial.
    8. Escola Cultural: um processo social.
    9. Escola Ambiental: um processo reativo.
    10. Escola da configuração: um processo transformador.
  • Vejamos item por item.
    I) Trata-se da escola de design, também conhecida como escola SWOT. Item Errado.
    II) Essa definição relaciona-se com a escola de posicionamento. Item Errado.
    III) Na escola empreendedora, ocorre a centralização das decisões relacionadas à estratégia nas mãos do executivo principal (líder máximo). Item Certo.
    IV) A escola cognitiva é exatamente isso: o processo surge da mente das pessoas, que, a partir do pensamento, modela a realidade da forma como quiser. Item Certo.
    V) Como falamos, na escola ambiental, não há opções estratégicas, não há proatividade (antecipação aos acontecimentos). O ambiente dita as regras e a organização reage às ocorrências. Item Certo.

    Gabarito: E
    Fonte: Prof. Vinícios Oliveira Ribeiro
    Bons estudos 
       

  • Escolas do Planejamento (Mintzberg)

     

    São 10, divididas em 3 grupos:

     

    Escolas Prescritivas: prescrevem -> dizem COMO fazer 

    Escola de design -> a mais tradicional; planejamento é visto como um ajuste entre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT!), o pensamento é racional, apenas uma pessoa é encarregada (o chefe), e deve ser SIMPLES (na mente mesmo, informal).

    Escola de planejamento -> se baseia na anterior, mas é mais FORMAL e detalhada (com checklists), e tem uma equipe por trás, não só o chefe (apesar da responsabilidade continuar com ele - ele que aprova ou não).

    Escola do posicionamento -> deve-se escolher uma posição, ou seja, uma estratégia, entre as válidas. E esse posicionamento é feito a partir da análise SWOT e das 5 forças de Porter.

     

    Escolas Descritivas: se preocupam em como o processo de formulação da estratégia realmente ocorre

    Escola empreendedora -> toda a estratégia deriva do empreendedor, do principal executivo, da sua intuição e mente visionária.

    Escola cognitiva -> uma das mais novas, se concentra no conhecimento, em como ele é construído.

    Escola do aprendizado -> acredita que não é possível que só uma pessoa, o chefe, seja responsável pela estratégia, pois é um processo complexo, em que todos devem aprender juntos ao longo do tempo, e o líder deve criar um ambiente propício a isso.

    Escola do poder -> a estratégia é formada através da persuasão e negociação entre os atores influentes (poderosos) da empresa.

    Escola cultural -> o planejamento está ligado à cultura da organização, é um reflexo das crenças e valores da empresa, um processo coletivo.

    Escola ambiental -> o ambiente é o que mais importa, e a estratégia deve se adaptar a ele e às mudanças para que a empresa sobreviva.

     

    Por fim, temos o último grupo, que só tem uma escola, a Escola de Configuração:

    abrange todas as premissas das anteriores, e acredita em uma combinação entre estabilidade e capacidade de adaptação para os períodos de transformação.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudosss

  • Erros:

    I. O correto seria Design.

    II. O correto seria Posicionamento.

  • I. A escola de posicionamento entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente. Escola de Design

    II. A escola de design adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria, tais como as avaliações, utilizando o modelo das cinco forças competitivas. Escola de Posicionamento

    III. Na perspectiva da escola empreendedora, o líder mantém o controle sobre a implementação da própria visão formulada de todo o processo estratégico. Portanto, a estratégia estaria resumida a um processo visionário do líder. Certo, escola Empreendedora

    IV. A escola cognitiva estuda as estratégias que se desenvolvem na mente das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Certo, Escola Cognitiva

    V. A escola ambiental coloca a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo, reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida. Certo, escola Ambiental

  • I. A escola de posicionamento entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente. Escola de Design

    II. A escola de design adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria, tais como as avaliações, utilizando o modelo das cinco forças competitivas. Escola de Posicionamento

    III. Na perspectiva da escola empreendedora, o líder mantém o controle sobre a implementação da própria visão formulada de todo o processo estratégico. Portanto, a estratégia estaria resumida a um processo visionário do líder. Certo, escola Empreendedora

    IV. A escola cognitiva estuda as estratégias que se desenvolvem na mente das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Certo, Escola Cognitiva

    V. A escola ambiental coloca a estratégia como um processo reativo, ou seja, a organização é considerada um ente passivo que consome seu tempo, reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida. Certo, escola Ambiental